terça-feira, 14 de junho de 2022

BATALHA DE SEVERODONETSK: FORÇAS UCRANIANAS CONDENADAS À DERROTA

A partir de 13 de junho, a feroz batalha pela cidade de Severodonetsk continua. Os últimos dias foram marcados por vários incidentes que confirmaram a situação deplorável das Forças Armadas da Ucrânia na cidade. A AFU (Ucrânia) confirmou a perda de controle sobre o centro de Severodonetsk.

Assessor do ministro Yuri Sak em entrevista à Deutsche Welle disse que a situação nas Forças Armadas da Ucrânia em Severodonetsk é muito difícil, mas os eventos estão se desenvolvendo de forma mais intensa. O Ministério da Defesa da Ucrânia confirmou que as forças russas têm vantagem significativa no poder de fogo e comparou a situação na cidade ao bloqueio das forças ucranianas na Azovplant em Mariupol.

As AFU ainda estão escondidas na zona industrial e na fábrica de Azot, bem como na rede ferroviária adjacente. O tamanho da zona industrial de Severodonetsk é de cerca de 6 km2. No zest está localizado perto de campos e florestas que levam ao rio Seversky Donets. A defesa da zona industrial é realizada pelas unidades da 4ª brigada de propósito especial da Guarda Nacional, a 115ª brigada das Forças Armadas da Ucrânia, a 118ª brigada de defesa territorial e alguns destacamentos dos grupos mercenários.

Em 12 de junho, o comandante da AFU na área metropolitana de Severodonetsk-Lisichansk, major-general Nikolyuk, teria dado ordem para explodir a Ponte Proletária sobre Seversky Donets para impedir que as unidades que defendem a zona industrial de Severodonetsk deixassem a área. Por sua vez, os militares ucranianos culparam as forças russas pela destruição da ponte.

Como resultado, os militares ucranianos foram bloqueados e só podiam deixar a área nadando pelo rio ou se rendendo às forças russas que avançavam.

"Severodonetsk está realmente bloqueado depois que os ucranianos explodiram a última ponte que os ligava a Lisichansk no domingo", disse o vice-chefe do Departamento da Milícia Popular da RPD Basurin. Segundo ele, os militares ucranianos que permanecem lá têm uma escolha – se render ou morrer, não há outra opção.

As imagens da área confirmaram que o prédio da empresa científica e de produção “Impulse” em Severodonetsk foi destruído como resultado dos confrontos. A Impulse era a única fábrica na Ucrânia que produzia componentes para usinas nucleares.

Em 11 de junho, o embaixador da LPR na Federação Russa, Rodion Miroshnik, afirmou que o número de militares ucranianos na empresa chega a 300-400 militares. Além disso, pode haver cerca de 500 civis na fábrica.

Os militantes ucranianos bloqueados supostamente exigiram libertá-los para Lisichansk com reféns. Miroshnik observou que as negociações estavam em andamento sobre a evacuação segura de civis.

No dia seguinte, 12 de junho, alguns civis deixaram a área da fábrica de Azot para os militares russos. Eles saíram pelo segundo posto de controle da fábrica de produtos químicos. O fato confirmou que a área do posto de controle não é controlada por militantes ucranianos. O número de civis evacuados não foi revelado. É relatado que alguns dos reféns permanecem na área industrial.

A AFU continua bombardeando as áreas residenciais tomadas sob controle russo. As imagens de satélite da cidade confirmaram que grandes incêndios eclodiram na cidade e áreas próximas.

O fogo é realizado por artilharia ucraniana na zona industrial, bem como de posições ucranianas na cidade de Lisichansk.

Ao mesmo tempo, duelos de artilharia chegaram à cidade de Lisichansk. Como resultado, os civis que não foram evacuados da cidade sofrem.

Enquanto isso, os militares ucranianos estão reforçando suas forças na cidade. Outro grupo de 80 combatentes teria chegado lá no dia anterior para fortalecer as defesas ucranianas. No entanto, isso parece não ser suficiente para impedir o avanço russo.

O funcionário do Departamento de Defesa dos EUA afirmou ao Washington Post que o exército russo deu a garantia de assumir o controle total de todo o território da República Popular de Luhansk dentro de algumas semanas. A área metropolitana de Severodonetsk-Lisichansk é o último reduto da AFU na República.

South Front

Sem comentários:

Mais lidas da semana