quarta-feira, 1 de junho de 2022

FORÇAS RUSSAS ESTÃO TERMINANDO A LIBERTAÇÃO DE SEVERODONETSK

Forças da Rússia capturaram armamento estrangeiro - ver imagens

A partir de 1º de junho, as ações ofensivas ativas das forças russas estão focadas nas áreas ao sul de Izum, em torno de Liman, bem como em torno de Lysichansk, Severodonetsk e Popasnaya. A ofensiva tática também está em andamento em Avdeevka, no interior de Donetsk.

A operação de segurança russa em Liman está quase concluída, os remanescentes das unidades derrotadas de Kyiv estão sendo eliminados em seu campo e fogem para a margem leste do rio Seversky Donets. Ao mesmo tempo, o principal agrupamento de forças russas ainda não cruzou o rio. Há chances de que a frente se estabilize por algum tempo ao longo da linha criada após a libertação de Liman em meio a ações ofensivas ativas em outras direções.

Na área de Severodonetsk, as tropas de Kyiv estão se retirando lentamente da cidade sob ataques de artilharia e aviação russas. A luta urbana está em curso lá. Fontes pró-russas afirmam que a cidade será totalmente liberada nos próximos dias.

A única chance de Kyiv de prolongar a batalha é enviar ainda mais reforços para lá, que serão inevitavelmente eliminados nas condições atuais.

Na região de Kherson, o avanço ucraniano amplamente promovido parecia ser um fracasso total e as tropas de Kyiv sofreram perdas significativas na chamada 'zona cinzenta' ao longo da linha de contato. A situação na região permanece estável.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa russo divulgou uma nova declaração sobre o desenvolvimento da operação militar na Ucrânia ( fonte ):

As Forças Armadas da Federação Russa continuam a operação militar especial na Ucrânia.

Mísseis aéreos de alta precisão das Forças Aeroespaciais Russas atingiram 5 pontos de controle, bem como 29 áreas de concentração de mão de obra e equipamentos militares da AFU.

A aviação operacional-tática, militar e não tripulada atingiu 61 áreas de concentração de mão de obra e equipamentos militares da AFU.

Os ataques resultaram na eliminação de mais de 140 nacionalistas, bem como 9 tanques e veículos de combate de infantaria, 1 bateria de lançadores múltiplos de foguetes BM-21 Grad, 6 suportes de artilharia e morteiros, 13 veículos AFU de diversas finalidades e 1 OSA- Sistema de mísseis antiaéreos AKM.

Meios de defesa aérea russos derrubaram 1 aeronave Su-25 das Forças Aéreas da Ucrânia perto de Sergeevka, República Popular de Donetsk e 1 helicóptero Mi-8 perto de Kharkov durante o dia.

Além disso, 7 veículos aéreos não tripulados ucranianos foram abatidos perto de Gorlovka, Golmovskyi, Yasinovataya, Varvarovka na República Popular de Donetsk, Malye Prokhody, Novaya Gnilitsa na região de Kharkov e Pyatikhatka na região de Kherson.

Também 2 foguetes de lançamento múltiplo Smerch ucranianos foram interceptados perto de Malaya Kamyshevakha e Kamenka na região de Kharkov.

As tropas de mísseis e artilharia atingiram 128 postos de comando, 169 posições de tiro de baterias de artilharia e morteiros, bem como 623 áreas de concentração de mão de obra e equipamentos militares das AFU.

Os ataques resultaram na eliminação de até 200 nacionalistas, bem como 24 unidades de armas e equipamentos militares, incluindo 1 bateria de obuseiros M777 de 155 mm, montagem Pion 2S7 de 203 mm, lançador de foguetes múltiplos BM-21 Grad e 2 depósitos de munição.

No total, 185 aeronaves ucranianas e 129 helicópteros, 1.077 veículos aéreos não tripulados, 326 sistemas de mísseis antiaéreos, 3.363 tanques e outros veículos de combate blindados, 457 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, 1.744 artilharia de campanha e morteiros, bem como 3.329 unidades de militares especiais Veículos foram destruídos durante a operação.

ARMAMENTO ESTRANGEIRO CAPTURADO POR FORÇAS DA RÚSSIA




No futuro próximo, as forças russas provavelmente manterão o foco de sua ação ofensiva ativa na área de Lysichansk com o objetivo de eliminar o agrupamento das tropas de Kyiv lá. A libertação de Severodonetsk e Lysichansk permitirá garantir os importantes ganhos obtidos em Popasnaya e criar condições para o avanço em torno de Izum e, portanto, o avanço bem-sucedido em direção a Slavyansk a partir dessas direções.

Ao mesmo tempo, a situação se desenvolverá em torno de Avdeevka, que é um importante ponto forte das forças de Kyiv em torno de Donetsk. A liberação desta área é uma parte fundamental dos esforços mais amplos para finalmente proteger as áreas residenciais na zona rural de Donetsk. Até lá, as tropas de Kyiv continuarão seus ataques diários a alvos civis.

Por sua vez, Kyiv tentará fazer ataques táticos e criar algumas vitórias de relações públicas em outras partes da zona de combate, como as regiões de Kherson, Kharkov e Zaporojie. No entanto, tais tentativas, se forem feitas sem preparativos sérios, só levarão a ainda mais reveses das forças de Kyiv (como aconteceu recentemente em Kherson).

South Front

Sem comentários:

Mais lidas da semana