segunda-feira, 6 de junho de 2022

NATO INICIA JOGOS DE GUERRA DO BÁLTICO COM FINLÂNDIA E SUÉCIA

#Traduzido em português do Brasil

South Front*

A Organização do Tratado do Atlântico Norte anunciou que lançará exercícios militares com 7.000 soldados nos Bálticos. Os provocativos jogos de guerra incluirão a Suécia e a Finlândia. Estocolmo está sediando os exercícios depois de se candidatar à adesão à OTAN no mês passado.

Os jogos de guerra, apelidados de Operações Bálticas (BALTOPS 22), são baseados em Estocolmo. O BALTOPS 22 consistirá principalmente em operações navais e acontecerá de 5 a 17 de junho. Os exercícios envolverão 45 navios e 75 aeronaves. Dezesseis nações participarão, incluindo Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Letônia, Lituânia, Holanda, Noruega, Polônia, Suécia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

Os jogos de guerra anuais estão ganhando maior importância quando Helsinque e Estocolmo submeteram recentemente seus pedidos de adesão à OTAN. O USS Kearsarge está na capital sueca para os jogos de guerra. Segundo o presidente do Joint Chief, general Mark Milley, parte da missão do navio é uma demonstração de força para a Rússia.

“Acho que o Kearsarge estar aqui é uma declaração muito forte”, disse Milley . “Este é um grande exercício com 7.000-8.000 soldados de 16 países, dois dos quais não são membros da OTAN”, disse.

A primeira-ministra sueca Magdalena Andersson acrescentou: “Isso mostra que as garantias de segurança do presidente Biden são seguidas por ações”. Vários membros da OTAN deram garantias de segurança à Suécia e à Finlândia durante o processo de adesão. As garantias de segurança visam evitar um ataque russo antes que Estocolmo e Helskinki recebam proteção sob o pacto de defesa mútua da aliança.

A Rússia diz que não reagirá à adesão da Finlândia e da Suécia à aliança do Atlântico Norte, mas alertou contra um aumento militar nos condados nórdicos.

Antti Pelttari, chefe do serviço de inteligência da Finlândia, confirmou que Moscou não tinha como alvo Helsinque com represálias desde que apresentou seu pedido à OTAN. "Tem sido bastante tranquilo, e vamos torcer para que continue assim", disse ele em entrevista ao Financial Times. “É positivo que nada tenha acontecido.”

*Kyle Anzalone | Publicado originalmente no AntiWar

Sem comentários:

Mais lidas da semana