quinta-feira, 11 de agosto de 2022

ANGOLA NOS EIXOS E A UNIÃO ESCLAVAGISTA – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Angola só entra nos eixos quando os Angolanos forem capazes de consolidar a Paz e o Estado Democrático de Direito. Só o MPLA tem condições para realizar essa tarefa gigantesca mas necessária e urgente.

Angola só entra nos eixos se o Executivo prosseguir com as reformas da justiça, da Administração pública e da Comunicação Social, no sentido de ampliar ao máximo a liberdade de expressão. Só o MPLA tem capacidade, quadros especializados e vontade política para cumprir esse programa. Porque o MPLA significa amplas liberdades e máximo compromisso com o regime democrático.

Angola só entra nos eixos se os Angolanos forem capazes de promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso do território. É uma tarefa inadiável. Os exércitos invasores, sobretudo os racistas da África do Sul, com os seus aliados internos, a UNITA, semearam minas terrestres nos terrenos de cultivo. Armadilharam os trilhos das lavras, as picadas, as estradas secundárias e principais. Destruíram as pontes. Mataram milhares de angolanas e angolanos. Provocaram o êxodo de milhões. O interior do país sofreu uma terrível desertificação humana. Só o MPLA tem capacidade técnica, força, saber fazer e vontade política para realizar tal programa.

 Angola só entra nos eixos se os Angolanos forem capazes de promover o Desenvolvimento Humano como os sucessivos governos têm fito desde 2002. A luta continua, até todos terem livre acesso à Saúde e à Educação, dando a todas e todos habilidades técnicas e científicas. Os Executivos, durante as próximas décadas, têm de promover a Cultura, o Desporto, estimular o Empreendedorismo na base do próprio negócio, garantir a Inovação. Só o MPLA tem capacidade para realizar tão gigantescas tarefas. A prova é que em 20 anos já conseguiu remover quase todos os escombros das destruições selvagens feitas pela UNITA.

Angola só entra nos eixos quando os Angolanos se empenharem, com a força toda, na eliminação das desigualdades sociais. Temos de erradicar a fome e a pobreza. O Executivo tem de reforçar os programas no sentido da igualdade, empoderando a Mulher Angolana a todos os níveis e em todos os recantos do país. O próximo Executivo tem de dar passos firmes para a elevação da qualidade de vida das populações. Só o MPLA tem condições para realizar este programa social. A UNITA, desde a sua fundação, é uma máquina infernal de matar, destruir, empobrecer o Povo Angolano.

Angola só entra nos eixos se os Angolanos todos, sem excepção, preservarem o Ambiente. Ao mesmo tempo, o Executivo tem de modernizar e tornar eficientes as infra-estruturas. Só o MPLA tem capacidade para dirigir um programa de Reconstrução Nacional. A UNITA só sabe destruir, matar e roubar os diamantes de sangue.

Angola só entra nos eixos quando a estabilidade política for um valor promovido por ntodos os partidos e organizações sociais. A Constituição da República e a prática da maioria das forças democráticas têm contribuído para que a paz e a estabilidade sejam inquestionáveis em todas as circunstâncias. Só a UNITA continua com as suas práticas belicistas e desestabilizadoras. Também é preciso garanti a estabilidade macroeconómica e apoiar o empresariado nacional  para acelerar a diversificação da economia. Só o MPLA tem força, capacidade e quadros para executar este programa de governo.

Angola só entra nos eixos quando todas as forças políticas e sociais estejam empenhadas na Defesa da Soberania, a Integridade Territorial e a Segurança Nacional. A UNITA tem no seu programa trocar a província de Cabinda por um punhado de votos. Os accionistas da Sociedade Civil em consórcio com o Galo Negro seguem o exemplo e alguns até recorrem a actos terroristas. Só o MPLA é capaz de prosseguir a obra grandiosa que iniciou em 1975 e teve o seu ponto mais alto em 2002. A UNITA vende a soberania nacional por tempo de antena nos canais de televisão estrangeiros. Aluga as suas armas ao primeiro que se propõe destruir Angola como estado independente. Os eleitores, na sua esmagadora maioria, vão dizer bem alto nas mesas e assembleias de voto: Queremos Abgola nos eixos propostos pelo MPLA. 

A União Europeia pagou espaço num “jornal” angolano para dizer que ainda não recebeu o convite para observar as eleições do dia 24 de Agosto. Primeiro fizeram-se convidados e agora pressionam as autoridades para emitirem os convites.

No caso da senhora embaixadora da União Europeia já não se lembrar, eu vou avivar-lhe a memória. A Holanda promoveu a pirataria, o colonialismo e o genocídio em África e nas Américas. Alexander Olivier Exquemelin, seu compatriota, escreveu um livro fabuloso intitulado “Piratas da América”, que é uma espécie de memória das suas actividades como médico dos piratas. As suas descrições dos assaltos na Nicarágua, Jamaica, Panamá, Haiti, Cuba, Venezuela, República Dominicana e outros países são chocantes. Até cghocavam o Savimbi ou o Adalberto.

A Alemanha é uma antiga potência colonial e esclavagista. Nos tempos mais próximos ficou no currículo com o Holocausto. A França é uma potência colonial e esclavagista. Continua a ser, sem qualquer arrependimento. A Bélgica é uma potência colonial e esclavagista. Continua na mesma. A Espanha é uma potência colonial, esclavagista e genocida. Os espanhóis continuam a treinar em Ceuta e Melilla. Portugal é uma potência colonial, esclavagista e genocida. Só largaram o osso quando MPLA, PAIGC e FRELIMO pegaram em armas para acabarem com o império colonial português.

A Inglaterra, essa impúdica bacante, acaba de roubar o ouro da Venezuela, como nos velhos tempos do Capitão Morgan, o “rei de todos os piratas” agraciado com o título de “sir” pelo rei inglês. Os ingleses ainda praticam o colonialismo à força toda. 

Este lixo não pode ser convidado a observar eleições em nenhum recanto do planeta onde um dia existiu o colonialismo, o esclavagismo, a pirataria e o genocídio de povos. Espero que as autoridades angolanas nunca enviem o convite a Bruxelas. Tanto mais que no topo do cartel estão nazis da estirpe de Úrsula von der Leyen, Roberta Metsola ou Charles Michel. Dizem que a União Europeia ajuda muito os africanos, é um cartel bonzinho. Mentira. Esses abutres roubam mil porcos aos africanos e depois devolvem um chouriço de porco como ajuda humanitária. Se querem obervar eleições, vão para os EUA. Lá é que existem muitas dúvidas quanto à lisura e justeza dos actos eleitorais.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana