sábado, 29 de outubro de 2022

TODO O MUNDO QUER EMBARCAR NO BRICS EXPRESS -- Pepe Escobar

Pepe Escobar* | The Cradle, 27 de outubro de 2022

A Eurásia está prestes a ficar muito maior à medida que os países se alinham para se juntar aos BRICS e SCO liderados por chineses e russos, em detrimento do Ocidente

#Traduzido em português do Brasil

Vamos começar com o que é de fato uma história do comércio do Sul Global entre dois membros da Organização de Cooperação de Xangai (SCO). Em seu coração está o já notório drone Shahed-136 – ou Geranium-2, em sua denominação russa: o AK-47 da guerra aérea pós-moderna.

Os EUA, em mais uma histeria de marca registrada repleta de ironia, acusaram Teerã de armar as Forças Armadas Russas. Tanto para Teerã quanto para Moscou, o drone superestrela, de custo-benefício e terrivelmente eficiente solto no campo de batalha ucraniano é um segredo de Estado: sua implantação provocou uma enxurrada de negações de ambos os lados. Se estes são feitos em drones do Irã , ou se o design foi comprado e a fabricação ocorre na Rússia (a opção realista), é irrelevante.

O registro mostra que os EUA armam a Ucrânia ao máximo contra a Rússia. O Império é um combatente de guerra de fato por meio de uma série de “consultores”, conselheiros, treinadores, mercenários, armas pesadas, munições, informações de satélite e guerra eletrônica. E ainda assim os funcionários imperiais juram que não fazem parte da guerra. Eles estão, mais uma vez, mentindo.

Bem-vindo a mais uma instância gráfica da “ordem internacional baseada em regras” em ação. O Hegemon sempre decide quais regras se aplicam e quando. Qualquer um que se oponha a isso é um inimigo da “liberdade”, da “democracia” ou de qualquer platitude du jour, e deve ser – o que mais – punido com sanções arbitrárias.

No caso do Irã sancionado ao esquecimento, há décadas, o resultado tem sido previsivelmente outra rodada de sanções. Isso é irrelevante. O que importa é que, de acordo com o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC), nada menos que 22 nações – e aumentando – estão entrando na fila porque também querem entrar no ritmo Shahed.

Até o líder da Revolução Islâmica, o aiatolá Ali Khamenei, se juntou alegremente à briga, comentando como o Shahed-136 não é photoshop.

A corrida para o BRICS+

O que o novo pacote de sanções contra o Irã realmente “realizou” é dar um golpe adicional à assinatura cada vez mais problemática do acordo nuclear revivido em Viena. Mais petróleo iraniano no mercado realmente aliviaria a situação de Washington após o recente desprezo épico pela Opep +.

Um imperativo categórico, porém, permanece. A iranofobia – assim como a russofobia – sempre prevalece para os defensores da guerra straussianos/neoconservadores responsáveis ​​pela política externa dos EUA e seus vassalos europeus.

Então, aqui temos mais uma escalada hostil nas relações Irã-EUA e Irã-UE, já que a junta não eleita em Bruxelas também sancionou a fabricante Shahed Aviation Industries e três generais iranianos.

Agora compare isso com o destino do drone turco Bayraktar TB2 – que ao contrário das “flores no céu” (gerânios da Rússia) teve um desempenho miserável no campo de batalha.

Kiev tentou convencer os turcos a usar uma fábrica de armas Motor Sich na Ucrânia ou criar uma nova empresa na Transcarpathia/Lviv para construir Bayraktars. O oligarca da Motor Sich, o presidente Vyacheslav Boguslayev, de 84 anos, foi acusado de traição por causa de suas ligações com a Rússia e pode ser trocado por prisioneiros de guerra ucranianos.

No final, o acordo fracassou devido ao excepcional entusiasmo de Ancara em trabalhar para estabelecer um novo centro de gás na Turquia – uma sugestão pessoal do presidente russo Vladimir Putin ao seu colega turco Recep Tayyip Erdogan.

E isso nos leva ao avanço da interconexão entre os BRICS e a SCO de 9 membros – à qual esta instância de comércio militar Rússia-Irã está inextricavelmente ligada.

A SCO, liderada pela China e pela Rússia, é uma instituição pan-eurasiana originalmente focada no combate ao terrorismo, mas agora cada vez mais voltada para a cooperação geoeconômica – e geopolítica. O BRICS, liderado pela tríade Rússia, Índia e China, se sobrepõe à agenda da SCO geoeconômica e geopoliticamente, expandindo-a para a África, América Latina e além: esse é o conceito do BRICS+, analisado em detalhes em um recente relatório do Valdai Club , e totalmente abraçada pela parceria estratégica Rússia-China.

O relatório pondera os prós e os contras de três cenários envolvendo possíveis candidatos ao BRICS+:

Primeiro, nações que foram convidadas por Pequim para fazer parte da cúpula do BRICS 2017 (Egito, Quênia, México, Tailândia, Tadjiquistão).

Em segundo lugar, nações que fizeram parte da reunião de chanceleres do BRICS em maio deste ano (Argentina, Egito, Indonésia, Cazaquistão, Nigéria, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Senegal, Tailândia).

Terceiro, as principais economias do G20 (Argentina, Indonésia, México, Arábia Saudita, Turquia).

E há o Irã, que já demonstrou interesse em ingressar no BRICS.

O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa confirmou recentemente que “vários países” estão absolutamente loucos para se juntar ao BRICS. Entre eles, um jogador crucial da Ásia Ocidental: a Arábia Saudita .

O que o torna ainda mais surpreendente é que apenas três anos atrás, sob a administração do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, o príncipe herdeiro Muhammad bin Salman (MbS) – o governante de fato do reino – estava decidido a ingressar em uma espécie de OTAN árabe como um imperial privilegiado. aliado.

Fontes diplomáticas confirmam que no dia seguinte à retirada dos EUA do Afeganistão, os enviados de MbS começaram a negociar seriamente com Moscou e Pequim.

Supondo que o BRICS aprove a candidatura de Riad em 2023 pelo consenso necessário, mal podemos imaginar suas consequências devastadoras para o petrodólar. Ao mesmo tempo, é importante não subestimar a capacidade dos controladores da política externa dos EUA de causar estragos.

A única razão pela qual Washington tolera o regime de Riad é o petrodólar. Os sauditas não podem seguir uma política externa independente e verdadeiramente soberana. Se isso acontecer, o realinhamento geopolítico afetará não apenas a Arábia Saudita, mas todo o Golfo Pérsico.

No entanto, isso é cada vez mais provável depois que a OPEP+ de fato escolheu o caminho BRICS/SCO liderado pela Rússia-China – no que pode ser interpretado como um preâmbulo “suave” para o fim do petrodólar.

A tríade Riad-Teerã-Ancara

O Irã deu a conhecer seu interesse em ingressar no BRICS antes mesmo da Arábia Saudita. De acordo com fontes diplomáticas do Golfo Pérsico, eles já estão engajados em um canal um tanto secreto via Iraque tentando agir em conjunto. A Turquia seguirá em breve – certamente no BRICS e possivelmente na SCO, onde Ancara atualmente carrega o status de observador extremamente interessado.

Agora imagine essa tríade – Riad, Teerã, Ancara – intimamente ligada à Rússia, Índia, China (o verdadeiro núcleo dos BRICS) e, eventualmente, à SCO, onde o Irã é ainda a única nação da Ásia Ocidental a ser empossada como membro.

O golpe estratégico para o Império sairá das paradas. As discussões que levam ao BRICS+ estão se concentrando no caminho desafiador para uma moeda global lastreada em commodities capaz de contornar a primazia do dólar americano.

Vários passos interligados apontam para o aumento da simbiose entre BRICS+ e SCO. Os Estados membros deste último já concordaram com um roteiro para aumentar gradualmente o comércio de moedas nacionais em acordos mútuos.

O Banco Estatal da Índia – o maior credor do país – está abrindo contas especiais em rúpias para o comércio relacionado à Rússia.

O gás natural russo para a Turquia será pago 25% em rublos e liras turcas, completo com um desconto de 25% que Erdogan pediu pessoalmente a Putin.

O banco russo VTB lançou transferências de dinheiro para a China em yuan, ignorando o SWIFT, enquanto o Sberbank começou a emprestar dinheiro em yuan. A gigante de energia russa Gazprom concordou com a China que os pagamentos de fornecimento de gás deveriam passar para rublos e yuans, divididos igualmente.

Irã e Rússia estão unificando seus sistemas bancários para o comércio de rublos/rial.

O Banco Central do Egito está se movimentando para estabelecer um índice para a libra – por meio de um grupo de moedas mais o ouro – para afastar a moeda nacional do dólar americano .

E depois há a saga TurkStream.

Aquele presente do hub de gás

Ancara há anos tenta se posicionar como um centro privilegiado de gás leste-oeste. Após a sabotagem do Nord Streams , Putin entregou-o de bandeja, oferecendo à Turquia a possibilidade de aumentar o fornecimento de gás russo à UE por meio de tal hub. O Ministério da Energia turco afirmou que Ancara e Moscou já chegaram a um acordo de princípio.

Na prática, isso significará que a Turquia controlará o fluxo de gás para a Europa não apenas da Rússia, mas também do Azerbaijão e grande parte da Ásia Ocidental, talvez incluindo o Irã, bem como a Líbia no nordeste da África. Terminais de GNL no Egito, Grécia e na própria Turkiye podem completar a rede.

O gás russo viaja através dos gasodutos TurkStream e Blue Stream. A capacidade total dos oleodutos russos é de 39 bilhões de metros cúbicos por ano.

TurkStream foi inicialmente projetado como um duto de quatro vertentes, com capacidade nominal de 63 milhões de metros cúbicos por ano. No momento, apenas duas vertentes – com capacidade total de 31,5 bilhões de metros cúbicos – foram construídas.

Portanto, uma extensão em teoria é mais do que viável – com todos os equipamentos fabricados na Rússia. O problema, mais uma vez, é colocar as tubulações. Os navios necessários pertencem ao Swiss Allseas Group – e a Suíça faz parte da mania das sanções. No Mar Báltico, navios russos foram usados ​​para terminar a construção do Nord Stream 2. Mas para uma extensão do TurkStream, eles precisariam operar muito mais fundo no oceano.

O TurkStream não seria capaz de substituir completamente o Nord Stream; ele carrega volumes muito menores. A vantagem para a Rússia não está sendo cancelada do mercado da UE. Evidentemente, a Gazprom só faria o investimento substancial em uma extensão se houvesse garantias rígidas sobre sua segurança. E há a desvantagem adicional de que a extensão também transportaria gás dos concorrentes da Rússia.

Aconteça o que acontecer, o fato é que a combinação EUA-Reino Unido ainda exerce muita influência na Turquia – e BP, Exxon Mobil e Shell, por exemplo, são atores em praticamente todos os projetos de extração de petróleo na Ásia Ocidental. Portanto, eles certamente interfeririam no funcionamento do hub de gás turco, bem como na determinação do preço do gás. Moscou tem que pesar todas essas variáveis ​​antes de se comprometer com tal projeto.

A OTAN, é claro, ficará lívida. Mas nunca subestime o especialista em apostas de hedge Sultan Erdogan. Sua história de amor com os BRICS e a SCO está apenas começando.

*Pepe Escobar é colunista do The Cradle, editor-geral do Asia Times e um geopolítico independente ...

Imagem: The Cradle

Sem comentários:

Mais lidas da semana