terça-feira, 15 de novembro de 2022

Portugal | "Fim ao Fóssil": Ativistas ambientais detidas junto ao ministério da Economia

Costa Silva ministro acusado de pertencer ao lóbi do fóssil 

Cinco manifestantes detidas após colarem as mãos e bloquearem entrada no ministério

O episódio deu-se depois de terminada a reunião entre o ministro António Costa Silva e alguns jovens ativistas que o ministro prometera receber esta terça-feira.

No final, o governante reconheceu que não conseguiu convencer os ativistas a reverem a exigência que apresentam em relação à demissão do ministro da Economia, a quem acusam de pertencer ao lóbi dos combustíveis fósseis.

"Recebi estes jovens porque o diálogo com os jovens tem que ser mantido, não podemos construir um futuro sem os jovens. Ouvi-os, porque é preciso acelerar respostas climáticas.
Temos um conjunto de iniciativas que lhes procurei apresentar. Mas eles não querem discutir estas questões, concentram-se no meu passado, no meu percurso, num conjunto de alegações erradas acerca da minha pessoa", disse António Costa Silva aos jornalistas.

Enquanto o ministro falava, a polícia deteve os estudantes que bloqueavam a entrada no ministério. 

Diário de Notícias

Ministro Costa Silva e a sua ligação aos interesses dos combustíveis fósseis

António José da Costa Silva (Catabola23 de novembro de 1952) é um engenheiroprofessor universitário e gestor português. Atualmente desempenha as funções de ministro da Economia e do Mar do XXIII Governo Constitucional da República Portuguesa.

Foi, entre 2003 e 2021, presidente da Comissão Executiva da Partex Oil and Gas, empresa petrolífera detida até 2019 pela Fundação Gulbenkian.[1][2][3]

Em 2020, foi convidado pelo Governo português para delinear o plano de recuperação económica do país após a crise provocada pela Pandemia de COVID-19 em Portugal.[4] -- Wikipédia

Sem comentários:

Mais lidas da semana