sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Alto risco na aviação. Prémio Pessoa e o motivo dos apoios extraordinários do Governo

Baixa de Lisboa, Rossio, Teatro Nacional D. Maria II - Lisboa afogada

Miguel Cadete, diretor-adjunto | Expresso (curto)

Viva!

já está nas bancas mais uma edição do Expresso. Caso se sinta mais confortável com a edição em suporte digital do semanário, pode fazer uma assinatura aqui, com a oferta de mais 50% do tempo da subscrição.

Na manchete desta semana pode ler-se que há alto risco nos aeroportos portugueses. Um relatório secreto a que o Expresso teve acesso em primeira mão dá conta de falhas gravíssimas no controlo aéreo. Os autores do relatório relatam acidentes que foram evitados apenas por “acasos excecionais”, revelando irregularidades como a dos controladores aéreos dispores de televisões para passar o tempo. Torres de descontrolo é o título do artigo.

Generoso destaque para o vencedor do Prémio Pessoa, conhecido na quinta-feira, este ano atribuído ao poeta (e médico) João Luís Barreto Guimarães. Esta é a 36ª ocasião em que o prémio, desde sempre ligado ao Expresso é atribuído; desta feita distinguindo um cirurgião plástico com uma vasta obra poética onde “escreve sobre nós, portugueses” e “sobre tudo o que vê e observa”. O júri sublinhou a sua “voz único”. E o galardoado confessou que “do conjunto de atenções que a minha obra recebeu até agora, o Prémio Pessoa é o mais importante”.

Na semana em que foi conhecido mais um apoio extraordinário atribuído pelo Governo, no valor de €240, são esmiuçadas as razões de tal oferta quando o ano se apresta a terminar. Estes apoios – onde se pode incluir o aumento do salário mínimo para €760 - disfarçam uma enorme folga nas contas do Orçamento do Estado, o que levou alguns setores do PS a questionar se esta margem podia ter sido usada para aumentar salários. Perante um crescimento económico maior do que o previsto e uma receita fiscal que continuou a aumentar à boleia da inflação, estes apoios permitem que o Governo chegue ao fim de um ano de crise com os cofres com mais dinheiro do que era suposto.

A semana que agora termina foi igualmente marcada pelas cheias, sobretudo na Grande Lisboa, que provocaram inundações em lugares como Algés, Alcântara, Loures ou Cascais, que causaram milhões de euros de prejuízos. Um fenómeno que não é novo, até porque se repete com alguma regularidade, mas que é frequentemente aceite como uma fatalidade. Uma das razões mais fortes para que as águas invadam as ruas da cidade está identificado: em Lisboa 58% dos solos são impermeáveis. Até quando?

Em Portugal há uma nova tendência. Pelo menos entre os mais abastados. A utilização de aviões privados está a subir e, este ano, bateu recordes. Faro, Lisboa e Cascais são os aeroportos mais procurados pelos muito ricos que olham para Portugal como um destino desejado ou um refúgio. Brasileiros, chineses, turcos e norte-americanos estão entre os campeões dos vistos gold, e os primeiros são dos que mais usam jatos privados.

Há um esquema das senhas nas Lojas do Cidadão. O Expresso descobriu que imigrantes “desesperados” compram entradas para contornar burocracia e as filas. A pandemia veio agravar um fenómeno que já está na mira da polícia.

Rodrigo nasceu com malformação grave que não foi detetada na gravidez. O seu caso chocou o país, ficando conhecido através da comunicação social como o “bebé sem rosto”. Deram-lhe poucos dias de vida. Mas já tem três anos. Uma espécie de “milagre”.

Em dia de tempestade, Paulo Raimundo, o novo líder do PCP, foi entrevistado pelo Expresso. Mas nem o mau tempo retirou ânimo ao novo secretário-geral comunista. “O PCP é o que é” e este é o homem que promete renovar o estilo mas continuar a dar luta “à política de direita, venha ela de onde vier”. O PS e António Costa estão agora, de novo, na mira da oposição comunista.

Mosteiros, mansões, solares, parques aquáticos ou mesmo cemitérios de automóveis abandonados. Em Portugal há um sem-fim de lugares desconhecidos que fazem as delícias de uma nova tribo. Saiba quem são estes exploradores e porque é que o fazem.

Esta semana estreia o capítulo segundo da saga Avatar, uma fábula ecologista antiguerra e compêndio de todo o trabalho até à data de James Cameron. O realizador falou em exclusivo ao Expresso sobre o maisesperado filme do ano.

Não perca ainda alguns dos podcasts produzidos ao longo desta semana pelo Expresso:

Graça Freitas: “Eu não teria tido estrelato se não houvesse a pandemia. E não estava sequer programada para ter tanto tempo de antena”. Em entrevista a Francisco Pinto Balsemão em Deixar o Mundo Melhor, a Diretora-Geral de Saúde fala sobre o seu passado em África, desde a infância ao início da idade adulta, do curso de Medicina, que não foi a sua primeira opção, da exigência da resposta à pandemia e do que está agora a fazer

https://expresso.pt/podcasts/deixar-o-mundo-melhor/2022-12-16-Graca-Freitas-Eu-nao-teria-tido-estrelato-se-nao-houvesse-a-pandemia.-E-nao-estava-sequer-programada-para-ter-tanto-tempo-de-antena-0d128aaa

Amor-combate: Nina Nastasia e uma surpresa chamada Charlotte Rampling. “Riderless Horse” é o pesado disco de Nina Nastasia inspirado na relação abusiva com o seu companheiro, produtor e manager de 25 anos, Kennan Gudjonsson, que se suicidou no dia a seguir a Nina anunciar a sua separação. Abuso, controlo e manipulação num disco intimista gravado por Steve Albini. A atriz Charlotte Rampling lança “De l’amour mais quelle drôle idée”, uma boa supresa em destaque neste episódio do PBX

https://expresso.pt/podcasts/pbx/2022-12-15-PBX-Amor-combate-Nina-Nastasia-e-uma-surpresa-chamada-Charlotte-Rampling-02da0ed3

Apoio extraordinário de 240 euros: desta vez, a classe média fica de fora. O Governo corrigiu o tiro dado como último pacote de apoio às famílias, em setembro, em que a ajuda se destinou também a uma parte da classe média. Os apoios directos que chegam entre o Natal e o Ano Novo, no valor de 240 euros, destinam-se apenas às famílias mais carenciadas. Neste Expresso da Manhã, Paulo Baldaia conversa com Rita

https://expresso.pt/podcasts/expresso-da-manha/2022-12-15-Apoio-extraordinario-de-240-euros-desta-vez-a-classe-media-fica-de-fora-9eb4b46e

Tenha um bom fim de semana!

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana