quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Repórter do N.Y.Times incorporado revelou três verdades inconvenientes sobre Bakhmut

Andrew Korybko* | Substack | # Traduzido em português do Brasil

Primeiro, Kiev carece de forças experientes para conduzir operações de vigilância e, portanto, as terceiriza para estrangeiros. Em segundo lugar, os habitantes locais têm medo desses mercenários ocidentais. E, finalmente, esses mesmos combatentes estrangeiros estão mais uma vez militarizando ilegalmente áreas residenciais, com a preocupação de que eles também estejam usando os locais acima mencionados como escudos humanos.

O New York Times (NYT) incorporou um repórter em uma equipe de vigilância que operava nos arredores de Artyomovsk, mais conhecida pela comunidade internacional por seu nome ucraniano Bakhmut. Seu relatório resultante dos dois dias de seu correspondente no campo foi publicado na quinta-feira sob o título "A Caça Infravermelha às Tropas Russas na Batalha de Bakhmut", que inadvertidamente revelou três verdades inconvenientes sobre a maneira pela qual Kiev está travando a última fase do Conflito Ucraniano.

Para começar, a "equipe de vigilância" com a qual o jornalista do NYT estava inserido na verdade não é ucraniana, mas composta por vários ocidentais que se juntaram à chamada "Legião Estrangeira" de Kiev. O americano, o britânico e o canadense têm experiência militar anterior, enquanto o relatório não está claro se seu colega australiano tem o mesmo. Em qualquer caso, isso sugere que Kiev não experimentou forças suficientes em suas próprias fileiras para realizar essa vigilância em si, em vez de terceirizá-la para estrangeiros.

O segundo detalhe politicamente inconveniente que foi revelado no artigo é que o ex-fuzileiro naval dos EUA que liderou essa equipe em particular advertiu explicitamente a todos "Sem inglês" ao se aproximar da cidade. O NYT acrescentou que "muitos dos residentes restantes de Bakhmut já suspeitavam de estrangeiros, especialmente aqueles com rifles". Isso sugere que os habitantes locais são amigos da Rússia e / ou têm medo dos mercenários estrangeiros de Kiev, o último dos quais poderia ser devido a seus crimes de guerra relatados.

E terceiro, o NYT informou que a equipe de vigilância operava em um "prédio de apartamentos explodido", o que significa que eles militarizaram uma área residencial em uma zona de conflito. Não só isso, mas eles não esclareceram se algum civil estava se abrigando no porão daquele prédio em particular, apesar de informar aos leitores que "os moradores restantes de Bakhmut vivem em abrigos no porão". Essa ambiguidade conspícua sugere que os mercenários estrangeiros poderiam estar operando em um prédio habitado.

Há razões credíveis para suspeitar que este possa realmente ser o caso, especialmente depois de recordar o relatório condenatório da Amnistia Internacional durante o verão, confirmando que Kiev militariza regularmente áreas residenciais para usar civis como escudos humanos para dissuadir os ataques russos. Considerando a alta probabilidade de que essa tática internacionalmente ilegal esteja sendo empregada atualmente na Batalha de Bakhmut, isso significa que o NYT foi literalmente parte de mais um dos crimes de guerra de Kiev.

Tomados em conjunto, não há dúvida de que o último relatório do NYT inadvertidamente revelou três verdades inconvenientes sobre Bakhmut. Primeiro, Kiev carece de forças experientes para conduzir operações de vigilância e, portanto, as terceiriza para estrangeiros. Em segundo lugar, os habitantes locais têm medo desses mercenários ocidentais. E, finalmente, esses mesmos combatentes estrangeiros estão mais uma vez militarizando ilegalmente áreas residenciais, com a preocupação de que eles também estejam usando os locais acima mencionados como escudos humanos.

*Andrew Korybko -- Analista político americano especializado na transição sistêmica global para a multipolaridade.

Sem comentários:

Mais lidas da semana