sexta-feira, 18 de março de 2022

A MENTIRA DOS EUA E A GUERRA QUE CAUSOU MUITOS MILHARES DE MORTES

IRAQUE

Para muitos, foi uma guerra sem motivo. Em março de 2003, forças dos Estados Unidos e do Reino Unido iniciaram a Guerra do Iraque com um principal objetivo declarado: tomar e destruir as armas de destruição em massa do regime de Saddam Hussein.

Após bombardear o Iraque, iniciando o que o governo americano batizou de Operação Liberdade Iraquiana, os dois países ocuparam o território iraquiano. Não encontraram, entretanto, as tais armas de destruição em massa. Os governos americano e britânico tiveram de aceitar que Saddam Hussein dissera a verdade quando alegou não possuir os armamentos. O principal motivo da guerra não existia.

É possível afirmar que a Guerra do Iraque foi a mais importante do século 21. Envolveu duas grande potências mundiais contra um influente país árabe localizado no coração do Oriente Médio. Outras grandes potências e manifestantes no mundo todo tentaram impedi-la, sem sucesso. O conflito durou oito anos, entre a invasão em 2003 e a saída das últimas tropas de combate dos Estados Unidos, em 2011. A guerra facilitou o fortalecimento ou surgimento de grupos armados, considerados como terroristas por países ocidentais, e gerou grande ressentimento contra o Ocidente em boa parte das populações árabe e muçulmana. - BBC

REGISTO DE VITÍMAS MORTAIS (civis)

Segundo o IBC, de 1º de maio de 2003 a 19 de março de 2004, 6.331 civis iraquianos haviam morrido. 

Entre 20 de março de 2004 e 19 de março de 2005, esse número chegou a 11.312. 

Já entre 20 de março de 2005 e 19 de março de 2006, 12.617 civis foram mortos no Iraque. - em 09/12/2021 - Google

A INOVATIVA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Ocidente trava guerra de informação contra a Rússia, usa terrorismo de informação

# Publicado em português do Brasil

LAVROV - O alto diplomata observou que o campo da informação global era dominado pela mídia americana e britânica e pelo mundo anglo-saxão em geral

MOSCOU, 18 de março. /TASS/. O Ocidente está travando uma guerra de informação contra a Rússia, que inclui elementos de terrorismo de informação, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, na sexta-feira em entrevista ao canal de TV RT.

"Muitas vezes ocorrem substituições de noções. Quando algo acontece, como protestos em massa, manifestações que eles [o Ocidente] não gostam, eles imediatamente chamam de terrorismo doméstico. É uma guerra. É uma guerra que envolve métodos de terrorismo de informação. não há dúvida sobre isso", disse ele.

Segundo Lavrov, o campo da informação global é dominado pela mídia americana e britânica e pelo mundo anglo-saxão em geral. A Rússia ocupa um lugar modesto aqui, disse o ministro das Relações Exteriores. "É outra questão qual é a qualidade desses meios de informação", acrescentou.

Nazi: APRESENTADOR UCRANIANO DE TV AMEAÇA MATAR CRIANÇAS RUSSAS

Escritório de Direitos Humanos da ONU condena pedido de apresentador ucraniano para matar crianças russas

# Publicado em português do Brasil

O Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos condena o apelo de um apresentador de TV ucraniano para cometer genocídio contra os russos.

O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos condenou as declarações feitas por um apresentador de TV ucraniano pedindo genocídio contra os russos.

O apresentador de TV ucraniano Fakhrudin Sharafmal citou o criminoso de guerra nazista Adolf Eichmann e exortou as pessoas a cometerem genocídio contra crianças russas no Canal 24 da Ucrânia . Ele se desculpou por suas declarações no dia seguinte.

Sharafmal afirmou que, apesar do fato de a Convenção de Genebra proibir as forças ucranianas de matar crianças, "quando tiver a chance de derrotar os russos, com certeza o farei".

Silêncio ocidental sobre provocações pela OTAN que levam à guerra na Ucrânia

# Publicado em Português do Brasil

Strategic Culture Foundation | editorial

O silêncio da mídia ocidental sobre as causas do confronto e o envolvimento criminoso de seus próprios governos é cumplicidade na criação de condições para a guerra.

A Rússia forneceu mais evidências esta semana de que a OTAN e o regime de Kiev estavam planejando uma ofensiva mortal no Donbass, que a Rússia antecipou com sua intervenção militar a partir de 24 de fevereiro. A Rússia chamou sua intervenção de operação militar especial, enquanto os estados ocidentais a condenaram como “uma invasão não provocada” da Ucrânia.

Sente-se que é absolutamente imperativo que a mídia ocidental negue todas as alegações russas sobre o motivo pelo qual tomou uma ação militar. Fazer isso pode levar a algum reconhecimento de que a Rússia tem justa causa, bem como atribuir responsabilidade onerosa aos governos ocidentais.

Deve-se notar também, embora isso também seja negado na mídia ocidental, que Moscou tentou assiduamente abordar suas preocupações de segurança por meio do diálogo com os Estados Unidos e seus parceiros da OTAN. Mas esses esforços foram continuamente rejeitados. Moscou foi tratada como uma não entidade cujas preocupações de segurança de longa data eram inexistentes ou uma invenção de sua imaginação.

As últimas informações da Rússia nesta semana que fundamentam suas alegações envolvem uma grave ameaça multidimensional à segurança nacional. A gravidade das ameaças as torna impossíveis de ignorar, o que torna o silêncio da mídia ocidental ainda mais condenável. Moscou diz que seus analistas de segurança ainda estão processando toda a extensão das informações e fornecerá mais detalhes em uma data futura. Basta dizer que, até agora, a Rússia identificou três áreas principais onde sua segurança nacional estava sendo ameaçada pelos EUA e pelo regime apoiado pela OTAN na Ucrânia. Essas ameaças eram maiores e mais prementes do que se pensava anteriormente, o que pressagiava o conflito militar que está em andamento na Ucrânia.

Laboratórios biológicos dos EUA: China riposta aos ataques sobre Covid e Wuhan

AFINAL QUAL É A ORIGEM DO COVID-19? WUHAN?

... E então os chineses entraram no avanço. Estamos falando de quão poderosamente a liderança deste país reagiu à notícia de que 30, de fato, laboratórios americanos operavam no território da Ucrânia, onde trabalhavam com patógenos de doenças mortais e seus meios de entrega nos pontos certos.

Essa reação chinesa merece uma discussão séria, pois o charme principal está nos detalhes e nas características chinesas do que está acontecendo. Em suma, Pequim está esperando há muito tempo, mas agora bate forte, em primeiro lugar, bate pelo bullying anterior sobre o conhecido laboratório de Wuhan , de onde (supostamente) o vírus não menos famoso se originou.

Os detalhes são os seguintes: o representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da China , seguido por muitos meios de comunicação e outros, exigem - inclusive na ONU e em outros locais - que os Estados Unidos abram todos os seus laboratórios semelhantes em todo o mundo para inspeção. E é claro que o mundo está interessado.

Com base no que eles exigem: existe uma Convenção de 1972 sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção e Armazenagem de Armas Bacteriológicas (Biológicas) e Toxínicas e sobre Sua Destruição. Mas não tem um mecanismo de verificação, e o único país que se opõe à criação de um é os Estados Unidos. De fato, o fato de que agora, após as "descobertas" ucranianas, é necessário criá-lo, foi o primeiro a dizer Sergey Lavrov . Mas Pequim aderiu ao processo com raro entusiasmo. E agora ele está fazendo uma pergunta aos americanos: e o fato de que agora precisamos falar sobre a verificação da implementação da convenção não apenas dentro das fronteiras dos Estados Unidos, mas também fora de suas fronteiras? Inclusive porque na Ucrânia havia um acordo de 2005, segundo o qual, em primeiro lugar, representantes daPentágono e, em segundo lugar, quaisquer ucranianos foram estritamente proibidos de divulgar quaisquer detalhes da pesquisa.

E outra pergunta de Pequim: os ucranianos sabiam o que estava sendo feito nesses mesmos laboratórios biológicos em seu próprio território? Uma questão que interessa aos habitantes de muitos outros estados.

O tema é realizado diariamente pela mídia chinesa, com infográficos lembrando que existem 336 laboratórios desse tipo em todo o mundo em 30 países. É claro que a diplomacia chinesa está agora interessada nos detalhes da situação em cada um desses países, bem como na atitude das autoridades locais em relação a ela.

É TUDO MENOS ENGRAÇADO O QUE ZELENSKY ESTÁ FAZENDO NA UCRÂNIA

A estrela de uma série de comédia de sucesso na TV ucraniana, 'Servant of the People' transformou Volodymyr Oleksandrovych Zelenskyy de um mero comediante em um presidente ucraniano.

Mas um exame minucioso de seu governo presidencial desde a campanha, quando ele ofereceu paz, felicidade e sucesso econômico ao povo da Ucrânia, revela um rastro de conduta ditatorial que está longe de ser engraçado.

"Zelensky deu luz verde às sanções aplicadas a três canais de TV e seu proprietário, membro da Verkhovna Rada Taras Kozak da Ucrânia. Estas medidas prevêem a anulação ou suspensão das licenças, bem como a proibição da utilização das frequências de rádio e televisão ucranianas. Seus ativos serão bloqueados e seus passivos econômicos e financeiros serão congelados. A administração não poderá transferir ativos financeiros para países estrangeiros, realizar transações com títulos e abrir contas em bancos estrangeiros.'

“Por pior que fosse a situação sob Poroshenko, no entanto, piorou ainda mais sob seu sucessor, Zelensky. No início de fevereiro de 2021, o governo ucraniano fechou vários meios de comunicação independentes pró-Rússia, e o fez com base em padrões totalmente vagos e abertos. Em 13 de maio de 2021, um tribunal ucraniano ordenou que o proeminente político pró-Rússia Viktor Medvedchuk, aliado político do proprietário dessas emissoras de televisão, fosse colocado em prisão domiciliar enquanto enfrentava acusações de traição. Medvedchuk, líder do partido político Plataforma de Oposição — Pela Vida, é um dos críticos mais sinceros de Zelensky.'

BIDEN AO INSULTAR PUTIN ESTÁ CERTAMENTE A VER-SE AO ESPELHO

A resposta inteligente da Rússia aos insultos anti-Putin de Biden certamente ficará sob sua pele

# Publicado em português do Brasil

AndrewKorybko* | One World

Qualquer um pode lançar as acusações mais dramáticas contra qualquer outra pessoa, como Biden fez quando chamou seu colega russo de 'ditador assassino' e 'bandido puro', mas é preciso inteligência para ser capaz de insultá-los habilmente de uma maneira que, no entanto, retenha alguma 'negação plausível' como o porta-voz presidencial russo Dmitry Peskov acabou de fazer.

O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, deu uma resposta inteligente aos últimos insultos do presidente dos EUA, Joe Biden, contra seu colega russo, Vladimir Putin. Depois que o líder americano o chamou de “ditador assassino” e “bandido puro”, Peskov respondeu que “tendo em mente a irritabilidade, fadiga e esquecimento de Biden, que eventualmente resultam em declarações agressivas, possivelmente preferiremos nos abster de fazer quaisquer comentários fortes para não desencadear mais agressão.” Essa piada certamente incomodará Biden, já que seu governo é ultra-sensível sobre qualquer coisa que sugira que suas faculdades mentais não estejam à altura.

A linguagem empregada por Peskov sugere uma familiaridade íntima com o discurso político doméstico dos EUA. A parte “fadiga” faz referência ao apelido de “Sleepy Joe” do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, para Biden, enquanto o aspecto “esquecimento” lembra a todos as muitas gafes do líder em exercício que são atribuíveis ao que seus críticos suspeitam ser sua demência acelerada. A declaração sarcástica sobre não querer “desencadear mais agressões” pode ser interpretada como a conclusão do Kremlin de que as faculdades mentais de Biden diminuíram tão rapidamente nos últimos meses que ele não consegue mais controlar suas explosões. Tudo isso “diplomaticamente” insulta Biden muito pior do que Biden apenas insultou o presidente Putin de forma não diplomática.

SITUAÇÃO NA UCRÂNIA -- PONTO DA SITUAÇÃO

Kremlin diz que "insultos" de Biden a Putin devem-se a "irritação, fadiga e falta de memória"

Ao 23º dia de guerra, são ouvidas explosões em Lviv, no oeste da Ucrânia. Uma fábrica de manutenção de aviões perto do aeroporto foi atingida por mísseis russos, segundo o autarca da cidade. Esta sexta-feira fica marcada pela conversa entre os presidentes dos EUA e da China.

18 mar13:24

Susete Henriques

Carrinhos de bebé na praça central de Lviv em memória das crianças que morreram

A imagem marca este 23º dia de guerra na Ucrânia. Carinhos de bebé vazios na praça central de Lviv, a oeste da Ucrânia, em memória das crianças que já morreram desde o início do conflito, a 24 de fevereiro.

"Apelamos a todos os adultos em todo o mundo para serem um escudo e proteger as crianças ucranianas e dar-lhes futuro", escreveu o presidente da câmara de Lviv, Andriy Sadovyi, no twitter.

De acordo com o procurador-geral da Ucrânia, morreram 109 crianças e mais de 130 ficaram feridas desde o início da guerra.

18 mar13:07

Susete Henriques

Médicos, socorristas, diplomatas. "Estamos todos em guerra", diz Zelensky

Na sua mais recente mensagem de vídeo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, partilhou imagens dos efeitos da guerra no país e deixou uma palavra a todos os que contribuem na defesa ucraniana contra a ofensiva russa.

Os "militares estão em posição. As forças de defesa territorial estão no local. Médicos, socorristas, diplomatas, jornalistas... Todos eles. Estamos todos em guerra. Todos nós contribuímos para a nossa vitória", escreveu na rede social Facebook.

18 mar12:31

Susete Henriques

ONU alerta que reservas de água e alimentos em Mariupol estão quase esgotadas

As reservas de água e alimentos em Mariupol, cidade sitiada por tropas russas há duas semanas no sudeste da Ucrânia, estão a esgotar-se e praticamente nenhuma ajuda humanitária foi autorizada a entrar na área, alertou esta sexta-feira a ONU.

"A única maneira de ajudar Mariupol é através de comboios humanitários, que até agora não conseguiram entrar" na zona, disse Jakob Kern, coordenador de emergência para a Ucrânia do Programa Alimentar Mundial (PAM), numa conferência de imprensa por videoconferência a partir de Cracóvia, na Polónia.

Outras cidades parcialmente cercadas, como Kharkiv, Kiev, Odessa ou Sumy, recebem ajuda da agência das Nações Unidas, que mobilizou suprimentos para alimentar três milhões de pessoas por um mês, disse o responsável do PAM.

A organização humanitária já conseguiu enviar 12.000 toneladas dessa ajuda para diferentes áreas da Ucrânia e outras 8.000 toneladas aguardam em países próximos para poder entrar naquele país.

Leia mais aqui

18 mar12:09

Susete Henriques

Foram retiradas 130 pessoas do teatro de Mariupol

A comissária de direitos humanos da Ucrânia, Lyudmyla Denisova, disse esta sexta-feira que foram resgatadas 130 pessoas do teatro de Mariupol, que foi alvo de um ataque aéreo na quarta-feira.

Lyudmyla Denisova, citada pelo "The Guardian", afirmou que estão a decorrer as operações de resgate no teatro que albergava num abrigo subterrâneo cerca de mil pessoas, de acordo com as autoridades locais.

O antigo governador da região de Donetsk, Serhiy Taruta, estima que 1300 pessoas estavam no edifício.

Na quinta-feira, Taruta disse que as operações de resgate estavam a ser dificultadas pelos constantes bombardeamentos.

18 mar12:07

Carlos Nogueira

Caravana com quase 400 refugiados chega sábado a Lisboa

Quase 400 refugiados da Ucrânia, a maioria mulheres e crianças que estavam na Polónia, chegam no sábado a Lisboa numa caravana composta por 25 viaturas de nove lugares e cinco autocarros, disse hoje um membro da organização.

A caravana Missão Ucrânia partiu de Lisboa rumo a Cracóvia, na Polónia, no domingo, com alimentos e medicamentos, regressando sábado à capital portuguesa com quase 400 refugiados da Ucrânia, país que a Rússia invadiu em 24 de fevereiro.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Costa, que integra a caravana, contou que esta ação solidária partiu de uma conversa entre amigos no Whatsapp chocados com os acontecimentos na Ucrânia e depois foram-se juntando vários empresários e particulares que se mobilizaram para a concretização da missão.

Lusa

PORTUGUESES "GUERREIROS DE LÍNGUA" QUEREM NATO E QUEREM GUERRA

Sondagem: Intervenção da NATO divide, mas quem a defende quer tropas portuguesas no terreno

Na sondagem da Aximage para TSF-JN-DN, há mais respostas contra uma intervenção direta da NATO, mas 38% defendem que deve ser essa a solução. Entre eles, 78% sugerem o envio de soldados portugueses para a Ucrânia.

Judith Menezes e Sousa | TSF

Deve ou não a NATO intervir diretamente na guerra da Ucrânia? As opiniões estão divididas, mas o "não" leva ligeira vantagem: 42% dos inquiridos estão contra uma intervenção direta da NATO, 38% defendem que esta intervenção deve ocorrer.

Entre estes 38% que defendem uma intervenção da NATO, existe um dado que prende a atenção: 78% consideram que Portugal deve enviar tropas para a Ucrânia. Contra estão apenas 12%.

Entre os defensores de uma posição mais interventiva da NATO, 42% sugerem a imposição de uma zona de exclusão aérea (que implique abate aviões russos), 36% defendem o envio de tropas e armamento para combater ao lado dos ucranianos e 23% consideram que a solução é fornecer à Ucrânia armamento sem qualquer restrição.


A guerra tem reflexo na ideia de um exército comum. São agora 68% aqueles que defendem essa hipótese, 16% são contra e outros 16% não sabem.

Brasil | Assassinato de Marielle Franco completa 4 anos sem as principais respostas

# Publicado em português do Brasil

Marina Lang | Pátria Latina

Uma emboscada planejada por supostos assassinos profissionais do Rio de Janeiro chocou o país e o mundo há quatro anos.

O relógio marcava 21h09 de 14 de março de 2018 quando o carro onde estava a vereadora Marielle Franco (PSOL), seu motorista Anderson Gomes e a assessora Fernanda Chaves foi emparelhado na região central da capital fluminense por um Chevrolet Cobalt prata clonado.

A janela traseira do veículo em movimento foi aberta, e 13 tiros de uma submetralhadora MP5 foram disparados contra a parlamentar carioca, dos quais cinco a atingiram — três deles acertaram o condutor.

No Rio de Janeiro, viaturas da divisão de homicídios são vistas no local do assassinato de Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, mortos a tiros na Rua Joaquim Palhares em 14 de março de 2018.

Somente Fernanda, que não estava na linha dos disparos, sobreviveu. Marielle e Anderson morreram na hora. Até hoje não se sabe quem mandou matar uma jovem política negra de 38 anos em início de carreira, eleita para seu primeiro mandato com 46 mil votos, tampouco o porquê.

“O importante é seguir cobrando quem mandou matar a Mari e entender o significado que a morte dela traz para o Brasil e o mundo. E esperar que não tenhamos que aguardar mais quatro anos para saber quem mandou matar Marielle e por quê”, disse Anielle Franco, irmã da vereadora, à Sputnik Brasil.

Brasil | CABO ANSELMO: Que o inferno lhe seja pesado

Morre um dos mais infames canalhas a serviço da ditadura militar brasileira, o Cabo Anselmo. No seu obtuário, os detalhes do maior feito de sua vida, entregar a companheira grávida para morrer sob a tortura dos terroristas de Estado

# Publicado em português do Brasil

Urariano Mota | Outras Palavras

Faleceu o Cabo Anselmo em 15 de março de 2022

Pelo telefone, o escritor e jornalista André Cintra me comunicou a notícia há 5 minutos. Eu estava fazendo a sesta, mas dei um salto da cama. E estou até agora sem saber por onde comece o obituário de José Anselmo dos Santos.

As notícias, com a sua natural objetividade, que nesse caso querem dizer, com todo natural desconhecimento da história, falam que José Anselmo dos Santos morreu na noite dessa terça-feira aos 80 anos, em Jundiaí (SP). E que ele foi “agente duplo durante o regime militar”. Viram? Chamam de “regime militar” a ditadura e o terror de Estado no Brasil.

Mas vamos ver se Deus nos ajuda a tentar alguma justiça para esse criminoso.

Se retirarmos a infâmia da sua pele, tarefa difícil ou impossível, a primeira característica do Cabo Anselmo é que era um bom mentiroso. Primeiro, mentia sobre o seu nome: ele era Daniel, como se apresentava no Recife, ou Jadiel ou Jônata? Isso era o mínimo. Onde ele se excedia com artes de representação não só em palavras, era na frieza e cinismo com que se referia a seu maior crime: a entrega da companheira grávida, Soledad Barrett, à repressão. Em mais de uma entrevista, diante de repórteres comprometidos com a direita ou pela ignorância histórica, ele se referia à grande guerreira com a finura de uma serpente.

Na sua entrevista à Band, anotei que Fernando Mitre, ao mencionar Soledad, o Cabo Anselmo respondeu, com as duas mãos levantadas, como quem se defende, como quem faz lembrar um trato, que ameaçou ser rompido: “Opa!”. E Mitre, de volta: “Depois o senhor fala sobre ela”. E ele, “ah, claro”. E o que se viu depois foi  nada, ou quase nada.

No Roda Viva, em um dos momentos de calculado cinismo, Anselmo se refere a Soledad Barrett.

Falou o entrevistador: “O senhor contesta que ela estivesse grávida, como a versão histórica…?”

Cabo Anselmo: “Se eu acreditar, como dizem os médicos, que o DIU era o mais seguro dos preservativos, eu contesto, sim”.

E o entrevistador levantou a bola para Anselmo: “Então o feto encontrado lá não era dela?”

Cabo Anselmo respondeu: “Eu imagino que seria da Pauline. A Pauline estava grávida, inclusive teve problema de gravidez, e Soledad a levou até o médico”.

Infâmia fria sem contestação.

Mas conheçam a palavra de Nadejda Marques, filha única de Jarbas Marques, um dos seis militantes socialistas mortos no Recife, junto a Soledad. Hoje, Nadejda Marques é doutora em Direitos Humanos e Desenvolvimento:

“A minha avó Rosália, mãe de Jarbas Marques, conseguiu entrar no necrotério. Ela, entre os vários trabalhos que tinha, era também enfermeira. Ela conhecia a pessoa de Soledad. Minha avó sempre contava o que viu no fatídico janeiro de 1973. Meu pai, com marcas de tortura pelo corpo tinha marcas de estrangulamento no pescoço e água nos pulmões compatíveis com o resultado da tortura por afogamento. Os tiros no peito e na cabeça foram dados após sua morte. O corpo de Soledad, ensanguentado ainda, tinha restos de placenta e um feto dentro de um balde improvisado.”

E definitivas são as palavras na denúncia da advogada Mércia Albuquerque:

“Soledad estava com os olhos muito abertos, com uma expressão muito grande de terror. Eu fiquei horrorizada. Como Soledad estava em pé, com os braços ao lado do corpo, eu tirei a minha anágua e coloquei no pescoço dela. O que mais me impressionou foi o sangue coagulado em grande quantidade. Eu tenho a impressão de que ela foi morta e ficou deitada, e a trouxeram depois, e o sangue, quando coagulou, ficou preso nas pernas, porque era uma quantidade grande. O feto estava lá nos pés dela. Não posso saber como foi parar ali, ou se foi ali mesmo no necrotério que ele caiu, que ele nasceu, naquele horror.”

Na morte do Cabo Anselmo, enfim, Soledad Barrett foi e continua a ser o centro, a pessoa que grita, o ponto de apoio de Arquimedes para os crimes dele. Ela aponta para José Anselmo dos Santos e lhe sentencia, aonde ele for: “Até o fim dos teus dias estás condenado, canalha”.

Que o inferno lhe seja pesado, enfim. Por toda a eternidade.

Uraniano Mota -- Escritor e jornalista,autor do romance "A Mais Longa Duração da Juventude"

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OUTROS QUINHENTOS

Mais lidas da semana