sábado, 7 de janeiro de 2023

MÍSSEIS DO REAGAN E PODRIDÃO DOS ESTÁDIOS – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O MPLA venceu as eleições de Agosto passado com 51,7 por cento dos votos, tendo elegido 124 deputados. O seu cabeça de lista foi eleito Presidente da República. A UNITA registou 44,5 por cento elegendo 90 deputados sendo o seu cabeça de lista mais um. Ninguém da direcção do Galo Negro anda a dizer, por tudo e por nada, que graças a Adalberto, os rios em Angola têm água e os desertos areia.

O PRS conseguiu 1,3 por cento dos votos e ninguém do partido anda por aí a dizer que o seu cabeça de lista conseguiu colocar as nuvens no céu e as árvores na terra. A FNLA teve 1,05 por cento dos votos e ninguém do partido diz, de manhã à noite, que graças ao seu cabeça de lista, Banza Congo está na província do Zaire, porque ele impediu que a cidade migrasse para o Cunene. O Partido Humanitário averbou 1,01 por cento. Os seus dirigentes, militantes e apoiantes não andam por aí garantindo que a sua cabeça de lista inventou os grupos Carrinho e Mitrelli.

Os cabeças de lista dos partidos que não ganharam as eleições são deputados como os outros. O cabeça de lista do partido vencedor é Presidente da República, Por isso tem mais responsabilidades do que os outros. Tem de trabalhar mais do que os outros. É mais escrutinado do que os outros. Os eleitores cobram mais dele do que de todos os outros, de todos partidos.

O Presidente João Lourenço deve o cargo ao MPLA porque os militantes e dirigentes o guindaram a cabeça de lista. Foi confirmado por uma maioria eleitoral que, infelizmente, está longe de representar uma maioria social. Quando oiço dirigentes do partido e membros do Executivo atribuírem ao cabeça de lista eleito todas as virtudes e todas as distribuições de migalhas fico siderado e pergunto-me: Quem está a esvaziar o MPLA? Com que objectivo? Ao serviço de quem? 

Ando há cinco anos procurando respostas. A idade não perdoa e confesso que até à fatídica viagem do Presidente João Lourenço a Washington nada concluí digno de nota. A entrevista que sua excelência concedeu à rádio da CIA deu para responder a tudo. Por isso, hoje posso dizer, de peito aberto às balas, que graças ao Presidente João Lourenço, Angola está de cócoras perante o estado terrorista mais perigoso do mundo. 

A Casa Branca, seja qual for o inquilino, já tem mais um vassalo atento, venerando e obrigado, até às próximas eleições. Felizmente, em democracia tudo pode ser revertido. Os cargos políticos não são perpétuos e resultam de maiorias eleitorais tenham ou não equivalentes maiorias políticas.

Dentro do espírito de colaboração que é justo reconhecerem-me vou dar uma achega ao rearmamento das Forças Armadas Angolanas. Os mísseis FIM-92 Stinger que o genocida Reagan ofereceu ao Savimbi para os racistas sul-africanos matarem angolanos, podem passar já para os paióis das FAA. O Presidente João Lourenço fala com Adalberto da Costa Júnior e ele entrega o armamento que tem escondido em troca de mais umas toneladas de diamantes com sangue. Bom negócio!

Centralidade do Mussungue, Lunda Norte. O excesso de águas pluviais rebentou com o emissor. A terra foi comida pela impetuosidade da torrente e nasceu uma “ravina”. Ninguém viu ninguém falou. 

As primeiras casas são agora ameaçadas pelo abismo. Hoje começaram “trabalhos paliativos”. Parabéns. O primeiro trabalho devia ser demitir e responsabilizar quem roubou no peso e na medida. Quem colocou uma manilha de esgoto doméstico, para escoar milhões de metros cúbicos de água. Em vez dessa medida profiláctica, membros das igrejas agradeceram penhoradamente ao Presidente João Lourenço porque começou a operação “paliativa”. Está resolvido.

O Grupo Mitrelli vai construir 3.000 habitações em Cabinda. A empreitada vale a módica quantia de 400 milhões de dólares. Espero que os técnicos da fiscalização das obras tenham atenção à rede de saneamento. Porque com canos fininhos não se esgotam as águas pluviais numa província onde chove de verdade. Deixem comer os marimbondos mas pelo menos obriguem-nos a cumprir os mínimos, para que as casas não se afundem em ravinas como pode acontecer na centralidade do Mussungue, Lunda Norte. Estou a colaborar gratuitamente. Não é preciso adjudicarem-me este trabalho, sem concurso.

O estádio da Tundavala foi inaugurado no dia 13 de Janeiro de 2010, está quase a fazer 13 anos. Esta idade na vida de um equipamento daquela magnitude é equivalente a um bebé de poucos meses. O estádio de Wembley nasceu em 1923 e foi a catedral do futebol mundial até 2003. O Estádio Santiago Bernabeu (Real Madrid) nasceu no dia 14 de Dezembro de 1947. É um dos mais importantes palcos desportivos do mundo. O estádio de Camp Nou (Barcelona) foi inaugurado em 24 de Setembro de 1957. Ainda funciona. O Estádio da Tundavala, com apenas 13 anos, vai ser restaurado.

Quem tinha a responsabilidade de garantir a sua manutenção comeu o dinheiro e deixou apodrecer aquele equipamento desportivo? Foi negligente? Incompetente? Ninguém explica â opinião pública do Lubango e do país o que aconteceu e quem vai ser responsabilizado pela má gestão de bens públicos. Esta corrupção não interessa porque não dá dez por cento dos confiscos. Assim seja por obra e graça do Presidente João Lourenço.

Hoje, dia 4 de Janeiro decorre mais um aniversário dos massacres da Baixa do Cassanje. Aos nossos dias chegou a versão de que os camponeses do algodão se revoltaram e aviões de guerra os bombardearam. É verdade. Mas por terra seguiu uma coluna de 120 homens. Os militares mataram centenas de pessoas que escaparam às bombas. O Estado Angolano vai erigir um memorial em homenagem a esses mártires e heróis anónimos. Obrigado, camarada presidente João Lourenço!

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana