sábado, 4 de fevereiro de 2023

Mbanza Kongo acolhe acto central do início da Luta Armada de Libertação Nacional

O acto central das celebrações do 62º aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, que hoje se assinala, acontece na cidade de Mbanza Kongo, com a realização de diversas actividades sócio-políticas e culturais, numa altura em que o Governo local aproveita para fazer o balanço das conquistas ao longo dos últimos anos.

A construção de vários empreendimentos económicos e sociais, na província do Zaire, com destaque para a fábrica de aproveitamento do gás natural liquefeito, Angola LNG, o Ciclo Combinado do Soyo e a Estrada Nacional 100 (Bengo-Nzeto-Soyo), fazem parte, segundo o governador Adriano Mendes de Carvalho do leque das grandes conquistas advindas das acções iniciadas a 4 de Fevereiro de 1961.

O governador do Zaire falava, ontem, à imprensa, em Mbanza Kongo, na antevisão do acto central das celebrações do 62º aniversário, avançando que as obras de construção em curso de uma imponente unidade hospitalar com mais de 318 camas, a extensão da rede eléctrica nacional a todos os municípios e uma série de outros projectos enquadrados no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) constam, também, entre os ganhos.

"Se tivermos que falar dos grandes investimentos, nos últimos anos, recebemos o projecto Angola LNG que produz o gás que serve, não somente para exportar, mas também uma grande parte vai para o Ciclo Combinado do Soyo que fornece energia com recurso a gás à Rede Nacional de Electricidade e consumo interno constam entre os ganhos da liberdade”, acrescentou.

A previsão da construção de uma refinaria de petróleo e de uma fábrica de fertilizantes, ambas no município do Soyo, bem como as obras em curso de um hospital em Mbanza Kongo, segundo Adriano Mendes de Carvalho, são também conquistas resultantes da liberdade que os angolanos usufruem até hoje.

O governador do Zaire considera, também, uma série de projectos em execução no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a nível da província, como ganhos para os habitantes da região.

"Vamos ter, também, uma série de obras do PIIM. Temos  consciência, ainda com dificuldades em alguns momentos, mas queremos acreditar que vamos dar o nosso melhor, de forma tal que a nossa província esteja em breve num patamar elevado. A título de exemplo, está em construção um hospital para 80 camas no município do Tomboco, cujas populações recorrem muitas vezes ao Nzeto ou a Mbanza Kongo em busca de assistência médica e medicamentosa, situação que vai conhecer o seu fim”, acrescentou.

No domínio da Educação, segundo Adriano Mendes de Carvalho, a província vai, em breve, ganhar mais 37 novas salas de aula que se vão juntar às mais de 300 que compõem a rede escolar na região, cujo número considera insuficiente, tendo em conta a procura.

"Mesmo assim, ainda é muito pouco por aquilo que temos em relação ao número de crianças fora do sistema de ensino, cifrado em mais de 21 mil crianças, situação que vamos tentar ultrapassar. Logicamente, isso vai levar tempo, porque não podemos fazer tudo de uma vez. Queremos acreditar que, com o apoio de todos, vai ser possível, pelo que pedimos à população e a todos os filhos do Zaire e não só, aqueles que amam o Zaire, tragam subsídios, para que trabalhemos em conjunto”, frisou.

OGE da província satisfaz

A província do Zaire vai ser contemplada, no Orçamento Geral do Estado (OGE), em discussão na Assembleia Nacional, com uma carteira avaliada em mais de 60 mil milhões de kwanzas, contra os 18 mil milhões anteriores, crescimento que agrada Adriano Mendes de Carvalho.

De acordo com o governador do Zaire, o aumento do Orçamento em 2023 resulta do compromisso que advém das promessas eleitorais para a realização das acções previstas no quinquénio 2022-2027.

"As pessoas estão a questionar, por que é que o nosso Orçamento para este ano é muito grande. Claro que está prevista a construção de grandes infra-estruturas na província, nomeadamente, duas centralidades, começando com a de Mbanza Kongo, a conclusão da ponte sobre o rio Mbridge. Logicamente, estamos à espera da aprovação do OGE para arrancarmos com as obras”, avançou.

No pacote de projectos de impacto social, segundo Adriano Mendes de Carvalho, cuja carteira do orçamento considerou muito favorável à região, constam, também, a construção de dois institutos superiores nos municípios de Mbanza Kongo e Soyo e algumas estradas que interligam várias localidades do Zaire.

"Estamos com uma carteira de mais de 60 mil milhões de kwanzas contra os 18 mil milhões que havia antes. Portanto, é uma carteira muito boa que vai nos permitir ter institutos superiores. Se calhar, não vamos poder arrancar todos este ano. Podemos começar com o de Mbanza Kongo, depois no próximo ano arrancar no Soyo e, assim, sucessivamente. Vamos ver se conseguimos, também, arrancar com as obras da ponte sobre o rio Mbridge, na Estrada Nacional 100, Nzeto-Soyo, que já incomoda muita gente. Queremos acreditar que, entre Março e Abril, vamos fazer o lançamento. Portanto, há uma série de projectos que vamos ver implementados na província”, assegurou.

Jaquelino Figueiredo, em Mbanza Kongo | Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana