terça-feira, 21 de março de 2023

Rússia e China prontas a cooperar no desenvolvimento da Rota do Mar do Norte - Putin

"Estamos prontos para criar um corpo de trabalho conjunto para o desenvolvimento da Rota do Mar do Norte", disse o presidente russo

# Traduzido em português do Brasil

MOSCOU, 21 de março. /TASS/. A Rússia e a China estão prontas para criar um corpo de trabalho conjunto para o desenvolvimento da Rota do Mar do Norte, disse o presidente russo, Vladimir Putin, em conversas com o presidente chinês, Xi Jinping, na terça-feira.

"Vemos a cooperação com parceiros chineses no desenvolvimento do potencial de trânsito da Rota do Mar do Norte como promissora. Estamos prontos para criar um corpo de trabalho conjunto para o desenvolvimento da Rota do Mar do Norte", disse Putin.

Segundo ele, de maneira geral, a infraestrutura de transporte e logística está sendo melhorada.

"Nossos países estão unidos por uma longa fronteira terrestre, então a formação de corredores ferroviários e rodoviários na direção da China-Europa e de volta pelo território russo continua sendo uma prioridade absoluta para atender às necessidades do crescente tráfego de cargas e passageiros", disse o presidente russo observado.

Ele também lembrou as instalações de infraestrutura de transporte que foram lançadas no ano passado.

"O lançamento do tráfego nas pontes reduzirá o custo e o tempo de transporte de mercadorias entre a Rússia e a China, expandirá a geografia do comércio e aumentará o volume de trânsito com os países da região Ásia-Pacífico", enfatizou Putin.

A Rota Marítima do Norte é uma rota marítima e a principal linha marítima no setor ártico russo. Estende-se ao longo da costa norte da Rússia através dos mares do Oceano Ártico (mares de Barents, Kara, Laptev, Sibéria Oriental, Chukchi e Bering). A rota consolida os portos europeus e do Extremo Oriente da Rússia e as fozes de rios navegáveis ​​na Sibéria em um único sistema de transporte. A extensão da rota é de 5.600 km do Estreito de Kara até a Baía de Providence.

Imagem: O presidente chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin © Vladimir Astapkovich/POOL/TASS

Sem comentários:

Mais lidas da semana