segunda-feira, 5 de junho de 2023

Rússia adverte Alemanha e França contra fornecimento de misseis de longo alcançe

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, alertou a Alemanha e a França contra o fornecimento de mísseis de longo alcance à Ucrânia.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Peskov disse a "Moscou. Kremlin. Putin" no canal de TV Rossiya-1 em 4 de junho que o fornecimento de tais mísseis só levará a mais escalada.

"Agora já estamos vendo que começa a discussão sobre entregas, por exemplo, da França, da Alemanha, de mísseis com alcance de 500 ou mais quilômetros. Este é um armamento qualitativamente diferente, que acabará por levar, digamos, a outra espiral de escalada de tensões", advertiu o porta-voz, respondendo a perguntas do jornalista Pavel Zarubin.

Em maio, relatos na mídia alemã revelaram que a Ucrânia havia apresentado um pedido pedindo a Berlim que fornecesse mísseis de cruzeiro de longo alcance KEPD 350 Taurus.

O Taurus é um míssil de cruzeiro sueco-alemão de baixa observável com alcance de mais de 500 quilômetros.

O míssil utiliza um sistema de navegação inercial auxiliado por GPS apoiado por um sistema de correspondência de contorno do terreno. A mesma câmera termográfica usada para navegação no terreno ajuda o míssil a atingir seu alvo durante a aproximação final usando correspondência de imagem.

O Taurus é comparável ao míssil de cruzeiro anglo-francês Storm Shadow, que o Reino Unido forneceu à Ucrânia no início de maio.

A Ucrânia teria recebido uma versão de exportação do Storm Shadow, com o alcance rebaixado de 560 quilômetros para apenas 250. No entanto, não há uma versão rebaixada do Touro, o que significa que a Alemanha poderia fornecer à Ucrânia a versão original que pode, em teoria, chegar à capital russa, Moscou.

A imprensa francesa também revelou que a Ucrânia pode em breve a versão francesa do Storm Shado, que é conhecido como SCALP EG [Système de Croisière Autonome à Longue Portée – Emploi Général, que significa Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance de Uso Geral]. Ainda não está claro se o alcance desta versão também será limitado a 250 quilômetros.

Os militares russos já interceptaram dezenas de mísseis Storm Shadow. Vários caças-bombardeiros Su-24 de fabricação soviética ucranianos que foram modificados para lançar o míssil de cruzeiro de longo alcance também foram abatidos ou destruídos no solo.

Ao aumentar as capacidades de ataque de longo alcance de Kiev, o Ocidente não está apenas escalando o conflito na Ucrânia, mas também arriscando um confronto direto com a Rússia.

Ler/Ver em South Front:

Forças ucranianas "assumiram o controle" dos arredores de Bakhmut

Novaonda de ataques russos atinge instalações militares na Ucrânia 

Sem comentários:

Mais lidas da semana