quinta-feira, 20 de abril de 2023

Washington instado a dar explicações responsáveis ​​sobre espionagem do chefe da ONU

Os EUA devem uma explicação à comunidade internacional, especialmente à ONU, e devem tomar ações concretas para cumprir suas responsabilidades e obrigações como país anfitrião da sede da ONU, disse o Ministério das Relações Exteriores da China na quarta-feira, depois que a ONU apresentou formalmente preocupações aos EUA sobre relatórios dos EUA espionando o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e outros altos funcionários da ONU. 

Wang Qi | Global Times | # Traduzido em português do Brasil

As notícias sobre a espionagem dos EUA em países, incluindo seus aliados, e organizações internacionais criaram furor internacional. No entanto, esta não é a primeira vez que tais escândalos envolvendo os EUA foram revelados, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, durante a coletiva de imprensa de rotina na quarta-feira.  

"Os EUA dizem que é importante proteger a segurança da informação, mas colocaram armadilhas de segurança da informação em todo o mundo", disse Wang. 

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse na terça-feira que a ONU expressou oficialmente sua preocupação aos EUA em relação à espionagem de Washington sobre o secretário-geral Guterres e outros altos funcionários da ONU, de acordo com um relatório da Reuters. 

Dujarric disse à mídia que as ações dos EUA são "incompatíveis com as obrigações dos EUA, conforme enumeradas na Carta da ONU e na convenção sobre os privilégios e imunidades da ONU".

Lung devia saber que libertar Taiwan de ser uma peça de xadrez dos EUA é opção certa

Lung deveria saber que libertar Taiwan de ser uma peça de xadrez dos EUA é a única escolha certa

A ex-chefe da autoridade de assuntos culturais na ilha de Taiwan e escritora Lung Ying-tai publicou um artigo no The New York Times em 19 de abril, descrevendo a crescente divisão na ilha de Taiwan, que ela acredita ter causado danos a Taiwan. À primeira vista, o título ''Em Taiwan, os amigos estão começando a se virar uns contra os outros'' não parece revelar nenhum problema específico. No entanto, após um exame mais detalhado do artigo, o tom e o sentimento familiares emergem.

Global Times | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Lung, que agora está na casa dos 70 anos, citou histórias e comentários de vários amigos ou vizinhos, expressando "preocupação" com a fragmentação da sociedade da ilha de Taiwan. Na realidade, esses relatos são principalmente sobre retratar a chamada "ameaça militar do continente chinês", enquanto também inadvertidamente revelam algumas convicções de valor duvidosas. A posição inicial de Lung é claramente de oposição ao continente chinês. Ela não mostra nenhuma insatisfação com a estratégia de "terra arrasada" dos EUA ou "plano para destruir Taiwan".

Quem é responsável pela divisão dentro de Taiwan? Não há dúvida de que a interpretação de Lung está de acordo com o gosto dos EUA. No entanto, é claro que a oposição interna e a divisão dentro da ilha de Taiwan são causadas pelas forças separatistas da "independência de Taiwan" e poderes externos. Agora, algumas pessoas representadas por Lung querem colocar a culpa de tudo na política da China continental em relação a Taiwan.

Os EUA têm escalado a questão de Taiwan passo a passo, enquanto o Partido Democrático Progressista tem mantido seu poder criando pânico para garantir votos, o que está causando ansiedade em Taiwan. Não há dúvida de que Lung está alimentando e vendendo essa ansiedade, criando desarmonia entre o continente chinês e Taiwan. Isso é manipulação e desinformação do sentimento público, não apenas sequestrando a vontade do povo de Taiwan, mas também sequestrando a perspectiva otimista de uma reunificação pacífica.

O pivô da China para mercados mundiais, o pivô de Washington para guerras mundiais…

O desastre da esquerda latino-americana

A China e os Estados Unidos estão se movendo em direções opostas: Pequim está rapidamente se tornando o centro de investimentos estrangeiros em indústrias de alta tecnologia, incluindo robótica, energia nuclear e maquinário avançado com a colaboração de centros de excelência tecnológica, como a Alemanha.

Prof. James Petras | Global Research | # Traduzido em português do Brasil

Em contraste, Washington está buscando um pivô militar predatório para as regiões menos produtivas com a colaboração de seus aliados mais bárbaros, como a Arábia Saudita.

A China está avançando para a superioridade econômica global tomando emprestado e inovando os métodos de produção mais avançados, enquanto os EUA degradam e rebaixam suas imensas conquistas produtivas do passado para promover guerras de destruição.

A crescente proeminência da China é resultado de um processo cumulativo que avançou de forma sistemática, combinando crescimento gradual de produtividade e inovação com saltos súbitos na escada da tecnologia de ponta.

BLOCO OCIDENTAL 1943 – 2023: DE JUDENFREI A RUSSENFREI

O Ocidente, com sua decadência, seus democratas e republicanos, ainda vive na sombra selvagem de Roma, onde estamos sempre em guerra com a Lestásia e, portanto, conosco mesmos.

Declan Hayes* | Strategic Culture Foundation | # Traduzido em português do Brasil

Este artigo expande os elementos do recente comentário da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, de que “os alemães estão recompensando o não-nazista Zelensky pelo massacre fratricida, a abolição de tudo o que é russo, a demolição de monumentos aos vencedores do Terceiro Reich, a glorificação de colaboradores nazistas, a aniquilação da Ortodoxia, a implementação do drang de mil anos - a liberação do espaço vital no Oriente [para construir] uma nova Europa - não Judenfrei, mas Russenfrei. E este conceito inclui todas as nacionalidades da Rússia multinacional”.

Embora nosso foco esteja quase exclusivamente no presente, devemos primeiro reconhecer que as raízes ideológicas de Hitler eram muitas, muito variadas, muito entrelaçadas e muito profundas. Nos Julgamentos de Nuremberg, por exemplo, o propagandista nazista Julius Streicher argumentou que seu jornal Der Stürmer nunca havia alegado nada contra os judeus que Martinho Lutero , o fundador do nacionalismo alemão, já não tivesse dito na época da Reforma. O romantismo alemão, o darwinismo britânico e a política de eugenia da América, todos desempenharam seu papel em nos trazer a solução final, onde a colaboração dos adventistas do sétimo dia e os indescritíveis sofrimentos e perseguições das testemunhas de Jeová pelos nazistas também deve ser colocado no quadro, assim como Zakharova está colocando todos os russos, incluindo os bodes expiatórios budistas e muçulmanos do Papa , no dela. Esses dois grupos alemães relativamente menores são mencionados para mostrar que os judeus não eram o único alvo de Herr Hitler, que era da Escola Austríaca, que via os principais inimigos do Reich como os eslavos, o maior grupo etnolinguístico da Europa, que se estendem da fronteira alemã até Vladivostok.

Portugal | O PAÍS QUE ADORMECE

Domingos de Andrade* | Jornal de Notícias | opinião

O Partido Socialista está a comemorar 50 anos de história como se não houvesse amanhã. Em vez de humildade e reflexão pelos dias que atravessamos e, sobretudo, pela crise das instituições e do Estado, aquilo a que se assiste é à total vacuidade da política, assente na arrogância da idade, de quem tudo fez e acha que tudo pode.

A pergunta a que todos os militantes e simpatizantes deveriam estar a responder é simples e a sua assunção poderia ser um primeiro passo para uma verdadeira celebração em festa, porque o nascimento de um partido e o assinalar da passagem dos anos é festejar a própria Democracia.

Se hoje, pergunta-se, o presidente da República dissolvesse a Assembleia da República, com o PS em maioria, haveria alguém que não percebesse?

Hoje, objetivamente, o Governo está nas mãos do chefe de Estado, como nenhum outro Executivo com maioria absoluta no Parlamento alguma vez esteve. António Costa e o PS colocaram-se numa posição de vulnerabilidade, cuja inteira responsabilidade só pode ser assacada aos próprios e em que já nem as decisões tomadas por quem parece estar permanentemente em campanha eleitoral parecem ajudar.

É tardio o reconhecimento do erro com as pensões, é tardio e sem aparente efeito decretar o IVA zero para umas dezenas de produtos, ou anunciar novas medidas de apoio aos portugueses que atravessam grandes dificuldades. É tardia e pouco visível a execução do PRR e nem vale a pena comparar com os vizinhos espanhóis, que vão já na quarta tranche.

Este é o Partido Socialista que adormece a saber que o gabinete do ministro João Galamba organiza secretamente reuniões entre a ex-CEO da TAP e deputados do PS. E acorda a saber que a mulher do mesmo Galamba foi escolhida para um Ministério sem ninguém ter refletido sobre a necessidade de haver transparência no processo.

O pior de tudo é que a soma de todos os casos e casinhos permite que se olhe com desprezo para a política em geral e para alguns políticos em particular, alimentando a expectativa dos extremistas que vivem como parasitas à espera da derrocada da Democracia.

O país merecia melhor.

*Diretor-Geral Editorial

Portugal | Apoio de 90 euros começa quinta-feira (20) a ser pago a um milhão de famílias

Valor é pago por transferência bancária, “mas há famílias sem conta bancária”, alerta a Deco.

O primeiro apoio extraordinário trimestral às famílias vulneráveis, no valor de 90 euros (30 euros por mês), começa a ser pago esta quinta-feira a cerca de um milhão de famílias.

Em causa está uma das medidas extraordinárias de apoio ao rendimento das famílias e que consiste na atribuição de 30 euros por mês, pagos trimestralmente, com os 90 euros que vão ser pagos hoje a corresponderem ao primeiro trimestre deste ano.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social refere que o pagamento é feito por transferência bancária "a todos os agregados familiares beneficiários da tarifa social de energia eléctrica e de prestações sociais mínimas, num montante global de 90 milhões de euros".

Os próximos pagamentos, "igualmente no valor de 90 euros, serão realizados nos meses de Junho, Agosto e Novembro", refere a mesma informação, indicando que, no total do ano, os agregados abrangidos pela medida receberão miliares receberão um montante global de 360 euros.

Para que o valor chegue às famílias com perfil elegível é necessário registar ou actualizar o IBAN na Segurança Social Directa. Quem ainda não efectuou este passo, pode ainda fazê-lo, estando "garantido o pagamento retroactivo do apoio após a respectiva actualização".

Contudo, à Deco continuam a chegar casos de cidadãos que não têm conta bancária, o que já impediu que tivessem recebido apoios criados durante a pandemia. Para evitar essa situação, Natália Nunes, directora do Gabinete de Protecção Financeira da associação de defesa do consumidor defende uma maior informação sobre a conta de serviços mínimos bancários, que tem um custo máximo anual de 4,80 euros, defendendo que "a sua abertura deveria ser feita de forma quase automática".

Este apoio destina-se às famílias residentes em Portugal que sejam beneficiárias da Tarifa Social de Energia Eléctrica (TSEE), por referência ao mês de Março de 2023, segundo indica a informação disponível no site da Segurança Social.

"Têm ainda direito a este apoio as famílias que não sejam beneficiárias da TSEE, mas em que pelo menos um dos elementos do agregado familiar seja beneficiário de uma das prestações sociais mínimas previstas ou em que uma das crianças seja titular de abono de família do 1.º ou 2.º escalão", é referido.

Recorde-se que são consideradas prestações sociais mínimas o rendimento social de inserção, o complemento solidário para idosos, a pensão social de invalidez do regime especial de protecção na invalidez, o complemento da prestação social para a inclusão, a pensão social de velhice e o subsídio social de desemprego.

Público | Lusa

Portugal | A PRIMEIRA AJUDA

Henrique Monteiro | Henricartoon

Guiné-Bissau – Eleições: PAÍS A CORRER CONTRA O TEMPO

A menos de dois meses das eleições legislativas na Guiné-Bissau, políticos e organizações da sociedade civil continuam a duvidar da realização do ato eleitoral na data marcada, 4 de junho.

Faltam 45 dias para as sétimas eleições legislativas da história democrática da Guiné-Bissau, mas ainda não são conhecidas as formações políticas em condições de participar, nem o dia para o sorteio do posicionamento dos partidos nos boletins de voto. 

O porta-voz do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Muniro Conté, garante que a sua formação política está preparada para o embate eleitoral, mas reticente quanto à data de 4 de junho para a realização das eleições.

"Ainda temos prazos e etapas a cumprir, quer a nível da validação das candidaturas [dos partidos], quer a nível do sorteio para a fixação dos símbolos [dos partidos] nos boletins", salienta Conté.

Contactado pela DW África, Mpabi Cabi, secretário-executivo da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que neste momento lidera a instituição, tranquiliza a sociedade.

"O processo está em bom andamento", esclarece. "Estamos dentro do cronograma [eleitoral]. Por exemplo, a análise das candidaturas [dos partidos] junto do Supremo Tribunal de Justiça está dentro do seu tempo, e o GTAPE [Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral] está a terminar o processo de tratamento dos cadernos eleitorais, também de forma atempada".

Moçambique | Violência a 18 de março: PGR moçambicana instaura processos

As ocorrências de 18 de março, dia marcado pela violência policial contra manifestantes que homenageavam Azagaia, apontam para violação da lei e já foram instaurados processos-crime, disse hoje a procuradora moçambicana.

A procuradora-geral da República de Moçambique, Beatriz Buchili, disse esta quinta-feira (20.04), no Parlamento, que o direito a manifestação está constitucionalmente consagrado como um direito fundamental do cidadão e não deve ser limitado ou condicionado.

As ocorrências do dia 18 de março, segundo a procuradora, apontam para violação da lei, razão pela qual foram instaurados processos-crime, "com vista ao esclarecimento dos factos e a responsabilização dos implicados, sobretudo nas provínciais de Nampula, Manica, Maputo província e Maputo cidade, onde foram registados no total 14 processos, dos quais quatro contra membros da PRM [Polícia da República de Moçambique]" e 10 contra outros cidadãos participantes nas manifestações", disse Buchili.

A procuradora respondia à preocupação dos deputados sobre a resposta da Procuradoria-Geral da República (PGR) em relação à atuação violenta da polícia nas manifestações de 18 de março, em homenagem ao rapper Azagaia, que morreu a 9 de março. Por causa da violência policial, vários cidadãos ficaram feridos.

Direito constitucionalmente consagrado

"Qualquer ação tendente a coartar esse exercício contraria a Constituição e a lei acarretando por isso responsabilidades disciplinar, criminal e civil conforme os casos", declarou Beatriz Buchili, no segundo dia da apresentação no Parlamento da informação anual da atividade do Ministério Público.

A procuradora lembrou que o exercício deste direito deve respeitar a lei sobretudo ao aviso prévio as autoridades.

"A observância destes pressupostos nas manifestações é imprescindível para a garantia da ordem e segurança pública, bem como o respeito pelos direitos fundamentais de outros cidadãos, inclusive cidadãos não participantes da manifestação", sublinhou.

Romeu da Silva | Deutsche Welle

Angola | Ódio à Liberdade Desprezo pela Justiça – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Carlos Manuel São Vicente está em regime de prisão preventiva desde 22 de Setembro de 2020. Um excesso superior a 30 meses! Nesse período não mudou nada, nem as moscas. O Código do Processo Penal (em vigor!) impõe como limite máximo o prazo de 18 meses até ao trânsito em julgado de decisão condenatória. Em circunstâncias excepcionais pode ser alargado para 20 meses. Em 22 de Maio faz um ano a mais! Quem ama a liberdade não pode aceitar este crime cometido por membros do Poder Judicial. Impossível renunciar à Justiça.

As Magistraturas não podem ser servidas por mulheres e homens que odeiam a Liberdade. Desprezam a Justiça. Apenas amam o dinheiro e mordomias com que são distinguidos. Carlos São Vicente apresentou um recurso extraordinário de inconstitucionalidade que está pendente no Tribunal Constitucional (Processo número 1031.A/2022). Existe um arguido preso. Isso significa que o recurso tem prioridade. Está engavetado. De quem se espera Justiça vem indiferença. Ou mesmo negligência.

A Procuradoria-Geral da República tem o dever de impedir o excesso de prisão preventiva. Mas no processo de Carlos São Vicente também nada há a esperar dos advogados do Estado e de todos nós. Porque o Procurador-Geral da República, ainda o processo estava em segredo de justiça, chamou os jornalistas para lhes dizer que “no processo existem provas abundantes que vão levar a uma condenação”.

Neste quadro dantesco, que ultrapassa largamente o Processo de Kafka em absurdo e desumanidade, só resta a indignação. E a denúncia da injustiça contra um cidadão angolano que até ser preso era o maior investidor em Angola. Criou redes de hotéis investindo milhares de milhões. Pagaram-lhe com a prisão. Com evidentíssimos ataques racistas. Com inveja. Com raiva por ter fortuna sem precisar de assaltar os cofres públicos. Impossível aceitar. Impossível renunciar à indignação.

O Estado de Direito não pode fazer da prisão do empresário angolano Carlos São Vicente uma paródia. Uma brincadeira de mau gosto. Mas é isso que estão a fazer sem qualquer pudor. Vou dar um exemplo. O Meritíssimo Juiz Relator do Tribunal da Relação de Luanda entendeu que a prisão preventiva devia ser ampliada mais quatro meses porque existiu um recurso do arguido para o Tribunal Constitucional. Acontece que o tal recurso não foi admitido! Mas mesmo que o argumento fosse sério, o prazo de prisão preventiva tinha terminado em 22 de Setembro do ano passado. Replicar em Angola os métodos do ditador Mobutu é um ultraje. Um abuso inqualificável.

O JORNALISMO DO FUTURO -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O futuro do Jornalismo está nos Jornalistas. Enquanto existirem profissionais o futuro do Jornalismo é igual ao que tinha no tempo das Tábuas Brancas (Acta Diurna) da velha Roma, aos pasquins subterrâneos que garantiam o exercício permanente do contra poder, os jornais que eram espaços de liberdade, a Rádio que reproduziu e consolidou a gramática da linguagem jornalística nascida com a comunicação à distância, a Televisão que casou o som e a imagem. Levou o “quando” da notícia ao “milagre” do tempo real. 

O Jornalismo amanhã vai ser igual ao de hoje, a mediação entre o acontecimento e os consumidores ou destinatários. Nada mais do que isso. E é imenso! O Jornalista ante o acontecimento recorta os fragmentos de informação produzindo um desenho fiel. Nenhuma inteligência artificial consegue fazer isso. Nenhum robô vai ser capaz de separar o essencial do acessório. Ou definir o sujeito da notícia (quem) porque existem milhares de milhões de fragmentos que podem fazer esse papel. Só técnicos bem treinados são capazes dessa tarefa.

Os elementos essenciais da Reportagem ainda são mais inacessíveis a artifícios e robôs. Contar Como aconteceu e porque aconteceu pode estar bem longe do bilhete de identidade do acontecimento (quem, o quê, quando e onde). Nenhuma máquina consegue produzir essa história. Porque a notícia e a reportagem abominam o óbvio, o quadrado, a lógica do difícil comércio das palavras. 

No que diz respeito à Entrevista os artifícios e os robôs não têm qualquer hipótese. Porque uma entrevista só se justifica quando existe um vazio de informação sobre uma pessoa, uma instituição ou uma matéria. Esse vazio é preenchido com fragmentos de informação perguntando a peritos na matéria. No caso de uma pessoa, o mediador (Jornalista) é que decide se quer apresentar um retrato tipo passe, meio corpo, corpo inteiro ou enquadrado em vários cenários. A inteligência artificial nunca chegará aí. Os robôs muito menos. 

Angola | O ELOGIO FÚNEBRE DE UM MONSTRO – Bela Malaquias

(Carta para Paulo Lucamba 'Gato' em 2003)

Bela Malaquias*, Luanda                                     MEMÓRIAS 5

Eu poderia esperar tudo de si, menos esta provocação: A carta que me enviou e que recebi em 20 de Fevereiro, por volta das 20.30, onde me convida a prestar tributo à memória de Savimbi!

Apesar de tudo, tenho tentado conter a minha indignação! Mas pergunto-me se será possível ter esquecido o que Savimbi representa para mim e toda a minha família próxima e mais distante! Eu não quero acreditar que tal seja possível!

Se é um problema de amnésia, eu terei muito gosto em lhe refrescar a memória: Savimbi perseguiu-me durante 20 longos anos, através do exílio, a prisão e assédio sexual, e todas as formas de tortura psicológica!

Savimbi encarcerou o meu pai, já bastante idoso, numa cela subterrânea, ao longo de meses, pelo único crime de ter transmitido aos nossos companheiros a notícia do atentado contra a vida de Reagan, então presidente dos Estados Unidos. Lembra-se?

Savimbi espancou até à morte os meus familiares, Eduardo Jonatão Chingunji e a sua esposa Violeta Jamba. Nem os seus filhos e restante família conseguiram escapar à fúria de Savimbi.

Apesar da dor que eu sinto cada vez que penso neles, não resisto a colocar aqui os seus nomes, para avivar a sua memória: Tito Chingunji, sua esposa Raquel e os seus três lindos filhos (os dois mais pequeninos eram gémeos). Eu tenho a certeza de que você ainda se lembra. Lena Chingunji, a irmã gémea do Tito, e o seu marido, Wilson dos Santos.

Mais lidas da semana