quinta-feira, 20 de abril de 2023

O pivô da China para mercados mundiais, o pivô de Washington para guerras mundiais…

O desastre da esquerda latino-americana

A China e os Estados Unidos estão se movendo em direções opostas: Pequim está rapidamente se tornando o centro de investimentos estrangeiros em indústrias de alta tecnologia, incluindo robótica, energia nuclear e maquinário avançado com a colaboração de centros de excelência tecnológica, como a Alemanha.

Prof. James Petras | Global Research | # Traduzido em português do Brasil

Em contraste, Washington está buscando um pivô militar predatório para as regiões menos produtivas com a colaboração de seus aliados mais bárbaros, como a Arábia Saudita.

A China está avançando para a superioridade econômica global tomando emprestado e inovando os métodos de produção mais avançados, enquanto os EUA degradam e rebaixam suas imensas conquistas produtivas do passado para promover guerras de destruição.

A crescente proeminência da China é resultado de um processo cumulativo que avançou de forma sistemática, combinando crescimento gradual de produtividade e inovação com saltos súbitos na escada da tecnologia de ponta.

Estágios de crescimento e sucesso da China

A China passou de um país altamente dependente de investimento estrangeiro em indústrias de consumo para exportação, para uma economia baseada em investimentos públicos-privados conjuntos em exportações de maior valor.

O crescimento inicial da China foi baseado em mão de obra barata, impostos baixos e poucas regulamentações sobre o capital multinacional. O capital estrangeiro e os bilionários locais estimularam o crescimento, baseado em altas taxas de lucro. À medida que a economia crescia, a economia da China passou a aumentar sua especialização tecnológica nativa e a exigir maior "conteúdo local" para produtos manufaturados.

No início do novo milênio, a China estava desenvolvendo indústrias de ponta, com base em patentes locais e habilidades de engenharia, canalizando uma alta porcentagem de investimentos em infraestrutura civil, transporte e educação.

Programas massivos de aprendizagem criaram uma força de trabalho qualificada que elevou a capacidade produtiva. Matrículas maciças em universidades de ciência, matemática, ciência da computação e engenharia forneceram um grande influxo de inovadores de ponta, muitos dos quais adquiriram experiência em tecnologia avançada de concorrentes estrangeiros.

A estratégia da China tem se baseado na prática de tomar empréstimos, aprender, atualizar e competir com a economia mais avançada da Europa e dos Estados Unidos.

No final da última década do século 20 ,  a China estava em condições de se deslocar para o exterior. O processo de acumulação forneceu à China os recursos financeiros para capturar empresas estrangeiras dinâmicas.

A China não estava mais confinada a investir em minerais e agricultura no exterior em países do Terceiro Mundo. A China está procurando conquistar setores tecnológicos de ponta em economia avançada.

Na segunda década do século 21, os  investidores chineses se mudaram para a Alemanha, o gigante industrial mais avançado da Europa. Durante os primeiros 6 meses de 2016, os investidores chineses adquiriram 37 empresas alemãs, em comparação com 39 em todo o ano de 2015. Os investimentos totais da China na Alemanha em 2016 podem dobrar para mais de $ 22 bilhões de dólares.

Em 2016, a China comprou com sucesso  a KOKA , a empresa de engenharia mais inovadora da Alemanha. A estratégia da China é ganhar superioridade no futuro digital da indústria.

A China está se movendo rapidamente para automatizar suas indústrias, com  planos de dobrar a densidade de robôs dos EUA.

Cientistas chineses e austríacos lançaram com sucesso o primeiro sistema de comunicação por satélite habilitado para quantum, que é supostamente 'à prova de hack', garantindo a segurança das comunicações da China.

Enquanto os investimentos globais da China passam a dominar os mercados mundiais, os EUA, a Inglaterra e a Austrália tentam impor barreiras aos investimentos. Baseando-se em falsas 'ameaças à segurança', a primeira-ministra britânica, Theresa May, bloqueou uma usina nuclear chinesa de muitos bilhões de dólares com investimentos pesados ​​(Hinckley Ponto C). O pretexto foi a alegação espúria de que a China usaria sua participação para “ fazer chantagem energética, ameaçando desligar a energia em caso de crises internacionais ”.

O Comitê de Investimentos Estrangeiros dos EUA bloqueou vários investimentos chineses multibilionários em indústrias de alta tecnologia.

Em agosto de 2016, a Austrália bloqueou uma compra de $ 8 bilhões de dólares de uma participação majoritária em sua maior rede de distribuição de eletricidade sob alegações ilusórias de 'segurança nacional'.

Os impérios anglo-americano e alemão estão na defensiva. Eles cada vez mais não podem competir economicamente com a China, mesmo na defesa de suas próprias indústrias inovadoras.

Em grande parte, isso é resultado de suas políticas fracassadas. A elite econômica ocidental tem confiado cada vez mais na especulação de curto prazo em finanças, imóveis e seguros, negligenciando sua base industrial.

Liderados pelos EUA, sua dependência de conquistas militares (construção de impérios militaristas) absorve recursos públicos, enquanto a China direcionou seus recursos domésticos para tecnologia inovadora e avançada.

Para conter o avanço econômico da China, o regime de Obama implementou uma política de construção de muros econômicos internos, restrições comerciais no exterior e confronto militar no Mar da China Meridional  – as rotas comerciais estratégicas da China.

As autoridades americanas aumentaram suas restrições aos investimentos chineses em empresas americanas de alta tecnologia, incluindo um investimento de US$ 3,8 bilhões na Western Digital e a tentativa da Philips de vender seu negócio de iluminação. Os EUA bloquearam a aquisição planejada de US$ 44 bilhões pela 'Chen China' do grupo químico suíço 'Syngenta'.

As autoridades dos EUA estão fazendo todo o possível para impedir negócios inovadores de bilhões de dólares que incluem a China como um parceiro estratégico.

Acompanhando seu  muro doméstico, os EUA vêm mobilizando um bloqueio ultramarino  à China por meio de sua Parceria Transpacífico, que propõe excluir Pequim de participar da 'zona de livre comércio' com uma dúzia de membros da América do Norte, América Latina e Ásia. No entanto, nenhuma nação-membro do TPP reduziu seu comércio com a China. Pelo contrário, eles estão aumentando os laços com a China – um comentário eloqüente sobre a habilidade de Obama em 'pivotar'.

Embora a 'parede econômica doméstica' tenha tido alguns impactos negativos sobre investidores chineses específicos, Washington não conseguiu frear as exportações da China para os mercados americanos. O fracasso de Washington em bloquear o comércio da China foi ainda mais prejudicial para o esforço de Washington de cercar a China na Ásia e na América Latina, Oceana e Ásia.

Austrália, Nova Zelândia, Peru, Chile, Taiwan, Camboja e Coréia do Sul dependem muito mais dos mercados chineses do que dos EUA para sobreviver e crescer.

Enquanto a Alemanha, diante do crescimento dinâmico da China, optou por “parceirar” e compartilhar investimentos produtivos de alta escala, Washington optou por formar  alianças militares  para enfrentar a China.

A aliança militar belicista dos EUA com o Japão não intimidou a China. Em vez disso,  rebaixou  suas economias domésticas e influência econômica na Ásia.

Além disso, o “pivô militar” de Washington aprofundou e expandiu os vínculos estratégicos da China com as fontes de energia e tecnologia militar da Rússia.

Enquanto os EUA  gastam  centenas de bilhões em alianças militares com os atrasados ​​regimes de clientes bálticos e os estados parasitários do Oriente Médio (Arábia Saudita, Israel), a China  acumula  conhecimento estratégico de seus laços econômicos com a Alemanha, recursos da Rússia e participações de mercado entre os governos de Washington. 'parceiros' na Ásia e na América Latina.

Não há dúvida de que a China, seguindo o caminho tecnológico e produtivo da Alemanha, vencerá a estratégia econômica isolacionista e militarista global dos EUA.

Se os EUA falharam em aprender com a bem-sucedida estratégia econômica da China, o mesmo fracasso pode explicar o fim dos regimes progressistas na América Latina.

O sucesso da China e o recuo da América Latina

Depois de mais de uma década de crescimento e estabilidade, os regimes progressistas da América Latina recuaram e declinaram. Por que a China continuou no caminho da estabilidade e do crescimento enquanto seus parceiros latino-americanos recuaram e sofreram derrotas?

Brasil, Argentina, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Equador, por mais de uma década, foram a história de sucesso da centro-esquerda na América Latina. Suas economias cresceram, os gastos sociais aumentaram, a pobreza e o desemprego foram reduzidos e a renda dos trabalhadores expandida.

Posteriormente, suas economias entraram em crise, o descontentamento social cresceu e os regimes de centro-esquerda caíram.

Em contraste com a China, os regimes de centro-esquerda latino-americanos  não diversificaram  suas economias: eles permaneceram fortemente dependentes do boom das commodities para crescimento e estabilidade.

As elites latino-americanas tomavam emprestado e dependiam do investimento estrangeiro e do capital financeiro, enquanto a China fazia investimentos públicos na indústria, infraestrutura, tecnologia e educação.

Os progressistas latino-americanos juntaram-se aos capitalistas estrangeiros e aos especuladores locais na especulação e no consumo imobiliário não produtivo, enquanto a China investiu em indústrias inovadoras no país e no exterior. Enquanto a China consolidava o poder político, os progressistas latino-americanos “aliavam-se” com adversários multinacionais estratégicos domésticos e estrangeiros para “compartilhar o poder”, que estavam, de fato, ansiosamente preparados para derrubar seus aliados de “esquerda”.

Quando a economia latina baseada em commodities entrou em colapso, o mesmo aconteceu com os vínculos políticos com seus parceiros de elite. Em contraste, as indústrias da China se beneficiaram dos preços globais mais baixos das commodities, enquanto a esquerda da América Latina sofreu. Diante da corrupção generalizada, a China lançou uma grande campanha expurgando mais de 200.000 funcionários. Na América Latina, a esquerda ignorou funcionários corruptos, permitindo que a oposição explorasse os escândalos para derrubar funcionários de centro-esquerda.

Enquanto a América Latina  importava  máquinas e peças do Ocidente; A China comprou todas as empresas ocidentais que produziam as máquinas e sua tecnologia – e então implementou melhorias tecnológicas chinesas.

A China superou com sucesso a crise, derrotou seus adversários e começou a expandir o consumo local e a governar estabilizada.

A centro-esquerda latino-americana sofreu derrotas políticas no Brasil, Argentina e Paraguai, perdeu eleições na Venezuela e na Bolívia e recuou no Uruguai.

Conclusão

O modelo político-econômico da China superou o Ocidente imperialista e a América Latina de esquerda. Enquanto os EUA  gastaram  bilhões no Oriente Médio em guerras em nome de Israel, a China investiu  quantias  semelhantes na Alemanha em tecnologia avançada, robótica e inovações digitais.

Enquanto o “ pivô para a Ásia ” do presidente Obama e da secretária de Estado Hillary Clinton tem sido em grande parte uma estratégia militar inútil para cercar e intimidar a China, o “ pivô para os mercados ” de Pequim melhorou com sucesso sua competitividade econômica.   Como resultado, na última década, a taxa de crescimento da China é três vezes maior que a dos EUA; e na próxima década a China dobrará os EUA na 'robotização' de sua economia produtiva.

O ' pivô para a Ásia' dos EUA , com sua forte dependência de ameaças militares e intimidação, custou bilhões de dólares em mercados e investimentos perdidos.  O ' pivô para tecnologia avançada ' da China  demonstra que o futuro está na Ásia, não no Ocidente. A experiência da China oferece lições para futuros governos de esquerda latino-americanos.

Em primeiro lugar, a China enfatiza a necessidade de um crescimento econômico equilibrado, além dos benefícios de curto prazo resultantes do boom das commodities e das estratégias consumistas.

Em segundo lugar, a China demonstra a importância da educação técnica profissional e do trabalhador para a inovação tecnológica, acima e acima da escola de negócios e da educação 'especulativa' não produtiva tão fortemente enfatizada nos EUA.

Em terceiro lugar, a China equilibra seu gasto social com investimento na atividade produtiva básica; competitividade e serviços sociais são combinados.

O maior crescimento e estabilidade social da China, seu compromisso em aprender e superar as economias avançadas tem limitações importantes, especialmente nas áreas de igualdade social e poder popular. Aqui a China pode aprender com a experiência da esquerda latino-americana. As conquistas sociais do presidente da Venezuela, Chávez, são dignas de estudo e emulação; os movimentos populares na Bolívia, Equador e Argentina, que derrubaram os neoliberais do poder, poderiam aumentar os esforços na China para superar o nexo empresa-estado de pilhagem e fuga de capitais.

A China, apesar de suas limitações sócio-políticas e econômicas, resistiu com sucesso às pressões militares dos EUA e até 'virou a mesa' avançando sobre o Ocidente.

Em última análise, o modelo de crescimento e estabilidade da China certamente oferece uma abordagem muito superior ao recente desastre da esquerda latino-americana e ao caos político resultante da busca de Washington pela supremacia militar global.

A fonte original deste artigo é a Global Research

Copyright © Prof. James Petras , Global Research, 2023

Sem comentários:

Mais lidas da semana