segunda-feira, 15 de abril de 2024

BLOG DE GAZA: Israel atira em famílias que se dirigem para o norte

Quatro soldados israelitas feridos | Irã: Israel não responderá – Dia 192

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

As forças de ocupação israelitas continuaram a abrir fogo contra famílias palestinianas que se dirigiam para norte e mataram uma menina palestiniana de cinco anos. 

Quatro soldados israelitas ficaram feridos, um deles gravemente, na explosão de uma mina no seu veículo perto da fronteira com o Líbano.

O representante iraniano nas Nações Unidas disse que Israel não responderá, pois a comunidade internacional apela a ambas as partes para que se contenham e evitem uma nova escalada. 

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 33.797 palestinos foram mortos e 76.465 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

Clique aqui para ver os blogs anteriores.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES

Segunda-feira, 15 de abril, 18h15 (GMT+2)

NYT: Israel está considerando opções de resposta que vão desde a diplomacia até um ataque iminente.

AL-JAZEERA: Quatro mísseis foram disparados contra o radar israelense em Shebaa Farms.

PORTA-VOZ DO EXÉRCITO ISRAELITA: a operação Rafah ainda está sobre a mesa e “ainda temos que concluí-la com sucesso”.

EXÉRCITO ISRAELITA: O exército israelense anunciou que amanhã, terça-feira, realizará manobras na Galiléia Central e na Alta Galiléia como parte do que descreveu como preparativos para ameaças de várias frentes.

Primeiro-ministro libanês: O Líbano não pode permanecer calado sobre os ataques israelenses.

FRANÇA: Convocamos o embaixador iraniano e garantimos-lhe a nossa condenação do ataque a Israel.

MINISTRO ISRAELITA DA CULTURA: Israel decidiu reduzir a intensidade dos combates em Gaza, porque quer chegar a um acordo de troca.

HEZBOLLAH: Alvejamos uma reunião de soldados inimigos e os deixamos mortos e feridos.

Segunda-feira, 15 de abril, 17h (GMT+2)

KAN: A reunião do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, com os líderes da oposição sobre as tensões com o Irã foi adiada devido à sua agenda lotada.

WALLA: O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, informou ao seu homólogo americano, Lloyd Austin, que deve haver uma resposta ao ataque iraniano.

IRÃ: Se Israel embarcar numa nova aventura, a nossa resposta será mais rápida e mais forte.

MÍDIA PALESTINA: o exército de ocupação israelense explodiu várias casas perto da área de Wadi Gaza, ao norte do campo de Nuseirat.

Segunda-feira, 15 de abril, 16h15 (GMT+2)

EXÉRCITO ISRAELITA: O exército de ocupação israelense anunciou que perdeu hoje um drone que caiu perto de Nablus, na Cisjordânia, indicando que o incidente está sob investigação.

AL-JAZEERA: 14 corpos foram recuperados no pátio Al-Shifa e áreas em Khan Yunis.

BLINKEN: Não pretendemos aumentar as tensões no Médio Oriente.

WSJ (citando autoridades ocidentais): Esperamos que Israel responda rapidamente ao ataque do Irão.

CANAL 12: A reunião do conselho de guerra terminou sem uma declaração.

AL-JAZEERA: Um míssil foi disparado do sul do Líbano em direção a uma posição israelense nas proximidades do assentamento de Matat, na Alta Galiléia.

ISRAEL HAYOM: Netanyahu solicita uma reunião com os líderes da oposição para informá-los sobre a evolução do ataque iraniano.

CNN: Israel atrasou seu ataque a Rafah para estudar uma resposta ao Irã.

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS ISRAELITA: A guerra na Faixa de Gaza levou a um aumento da dívida para 200% no ano passado.

Segunda-feira, 15 de abril, 15h (GMT+2)

MÍDIA PALESTINA: Duas crianças foram mortas e vários palestinos ficaram feridos por balas do exército de ocupação israelense ao norte do campo de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

MSBNC (citando John Kirby): Biden discutiu com os líderes do G7 uma resposta diplomática unificada ao Irã.

CNN (citando autoridades israelitas): O Conselho de Guerra Israelita está determinado a responder ao ataque do Irão e os seus membros estão a discutir o momento e o âmbito da resposta.

Segunda-feira, 15 de abril, 14h (GMT+2)

PORTA-Voz do GOVERNO ISRAELITA: O Hamas e o Irã estão buscando uma escalada.

LAPID: O governo de Netanyahu nos trará a ruína e deve ser derrubado.

FM ALEMÃO: O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha disse que seu país convocou o embaixador de Teerã em Berlim na manhã de segunda-feira, tendo como pano de fundo o ataque lançado pelo Irã a Israel com mísseis e drones.

FM SAUDI: Apoiamos a necessidade de procurar uma trégua sustentável que conduza a um cessar-fogo na Faixa de Gaza e ao levantamento do cerco.

Segunda-feira, 15 de abril, 13h (GMT+2)

ESPECIALISTAS EM DIREITOS HUMANOS DA ONU: A destruição de edifícios em Gaza é a maior da história.

HEZBOLLAH: Nossos combatentes detonaram um artefato explosivo pertencente ao exército de ocupação israelense, da Brigada Golani, que cruzou a fronteira para o Líbano. Confirmou que seus combatentes mataram e feriram membros da força.

FM IRANIANA: O Ministério das Relações Exteriores do Irã nega coordenação com qualquer parte em relação ao ataque a Israel.

Segunda-feira, 15 de abril, 12h (GMT+2)

AL-JAZEERA: Sirenes soaram em várias cidades israelenses na Galiléia Ocidental, perto da fronteira com o Líbano, e explicaram que as autoridades de ocupação suspeitam que um drone se infiltrou na área.

EXÉRCITO ISRAELITA: Bombardeamos locais do Hezbollah no sul do Líbano.

Segunda-feira, 15 de abril, 11h30 (GMT+2)

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: 33.797 palestinos foram mortos e 76.465 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: Malak Haniyeh, neta do líder do gabinete político do Hamas, Ismail Haniyeh, morreu devido aos ferimentos.

MÍDIA PALESTINA: Um palestino foi morto e outros três ficaram feridos como resultado de um bombardeio israelense contra civis palestinos na área de Ard al-Mufti, ao norte de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

REUTERS (citando fonte iraniana): Teerã informou Washington através de países como Catar, Turquia e Suíça sobre o dia programado para lançar seu ataque a Israel.

NBC (citando autoridade dos EUA): Nove mísseis atingiram duas bases aéreas israelenses no Negev durante o ataque iraniano. O responsável, descrito como de alto escalão, confirmou que cinco mísseis atingiram a base de Nevatim, danificando um avião de transporte, uma pista e instalações de armazenamento.

HOSPITAL AL-AWDA: Recebemos quatro cadáveres e 13 feridos do campo de refugiados de Nuseirat nas últimas 24 horas.

Segunda-feira, 15 de abril, 10h30 (GMT+2)

FM CHINESA: O Ministério das Relações Exteriores da China apelou ao Irã e a Israel para manterem a calma e a moderação e evitarem uma nova escalada.

FM DA ALEMANHA: Israel deve recorrer agora à diplomacia para preservar a “vitória defensiva” que alcançou durante o ataque iraniano contra ele.

RÁDIO DO EXÉRCITO ISRAELITA: Quatro soldados israelenses ficaram feridos na explosão de uma mina em seu veículo perto da fronteira com o Líbano e afirmaram que o estado de um deles era grave.

PORTA-Voz do MINISTÉRIO EXTERIOR IRANIANO: Nossa resposta a Israel foi lógica e responsável.

TEMPOS FINANCEIROS: A União Europeia está a discutir a imposição de novas sanções económicas ao Irão.

REPRESENTANTE DO IRÃ NA ONU: Israel não responderá ao nosso ataque.

RÁDIO DO EXÉRCITO ISRAELITA: O Ministro das Finanças israelense, Bezalel Smotrich, disse que Israel deve controlar Gaza militar e operacionalmente para que possa desenvolver forças locais moderadas.

Segunda-feira, 15 de abril, 09h00 (GMT+2)

KLM: A empresa cancelou todos os voos de e para Tel Aviv até amanhã.

BRITISH FM: Cameron instou Israel a não escalar e disse que a Grã-Bretanha consideraria impor mais sanções ao Irã.

MACRON: Devemos convencer Israel a não responder ao ataque do Irão.

REUTERS: Agência Europeia de Aviação: Recomendamos cautela no espaço aéreo iraniano.

MÍDIA PALESTINA: Uma menina de cinco anos morreu na Faixa de Gaza devido aos ferimentos que sofreu como resultado do ataque a ela e à sua família pelas forças de ocupação israelenses durante sua tentativa de retornar ao norte da Faixa de Gaza.

Segunda-feira, 15 de abril, 08h00 (GMT+2)

AL-JAZEERA: A artilharia e as canhoneiras do exército de ocupação israelita disparavam contra a rua Al-Rashid, na Faixa, para impedir que os palestinianos deslocados regressassem às suas casas na Cidade de Gaza.

MÍDIA PALESTINA: As forças de ocupação israelenses lançaram um ataque a uma casa a leste do campo Maghazi, no centro da Faixa de Gaza.

AL-JAZEERA: Duas pessoas ficaram feridas em consequência dos disparos das forças de ocupação contra pessoas deslocadas em Gaza.

EXÉRCITO ISRAELITA: a Força Aérea interceptou um drone esta noite que cruzou o espaço aéreo israelense vindo do leste.

Segunda-feira, 15 de abril, 06h00 (GMT+2)

AL-JAZEERA: Os voos internacionais e domésticos foram retomados nos aeroportos Imam Khomeini e Mehrabad, na capital iraniana, Teerã.

Segunda-feira, 15 de abril, 04h30 (GMT+2)

MÍDIA PALESTINA: As forças de ocupação israelenses lançaram bombardeios de artilharia nas áreas ocidentais da Cidade de Gaza. Os bombardeamentos de artilharia também foram renovados no norte do campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

Sem comentários:

Mais lidas da semana