quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Exército russo avança deixando Kiev sem esperança

South Front | # Traduzido em português do Brasil – Ver vídeo

A defesa ucraniana em Donbas está caindo aos pedaços. Recuando em todas as direções, o exército ucraniano está perdendo de cinco a uma dúzia de quilômetros diariamente.

Depois que o exército russo assumiu o controle de uma das principais fortalezas de Ugledar, os militares ucranianos mudaram para uma defesa focal na frente sul da República Popular de Donetsk. As Forças Armadas da Ucrânia não têm uma linha sólida de defesa e nenhuma reserva necessária.

Como resultado do recente avanço, o Exército Russo assumiu o controle de Bogoyavlenka, onde o comando ucraniano esperava conter um avanço russo. A oeste de Ugledar, os russos assumiram o controle de Shakhterskoye. Eles estão eliminando os ucranianos de Novoukrainka, avançando em uma ampla frente entre as duas aldeias. Ao norte de Ugledar, o exército ucraniano perdeu o controle de Katerinovka e as batalhas começaram na vizinha Elizavetovka.

As unidades russas que avançavam cortaram a importante estrada que levava a Kurakhovo pelo sul.

O rápido avanço russo abre caminho para o cerco de Velikaya Novoselka pelo norte, o que priva Kiev da menor esperança de qualquer contra-ofensiva na costa do Mar de Azov até Mariupol.

Ao mesmo tempo, os russos estão ameaçando a guarnição ucraniana em Kurakhovo com cerco pelo sul. Enquanto a luta já está em andamento na parte leste da cidade, as forças ucranianas estão esmagadas em caldeirões ao norte da cidade.

Em 27 de outubro, o Ministério da Defesa russo confirmou oficialmente o controle de Izmailovka. As forças ucranianas resistentes em Kremennaya Balka estão em um aperto de pinça. Os russos estão concluindo as operações de limpeza em Gornyak. A luta chegou a Kurakhovka.

As forças ucranianas estão recuando, incapazes de contra-atacar. Na direção de Pokrovsk, após um cerco parcial e uma semana de pesadas batalhas urbanas, outra fortaleza, a cidade de Selidovo, caiu. A bandeira russa tremula sobre o prédio da administração local. As últimas unidades ucranianas estão deixando a cidade. Os russos estão concluindo a operação de limpeza nos arredores do noroeste.

As posições ucranianas não são melhores em outras direções, inclusive na região russa de Kursk.

No entanto, ao contrário dos soldados ucranianos, que fogem de suas posições sob fogo russo, a propaganda de Kiev não é desencorajada.

Em meio às novas derrotas pesadas, a mídia ucraniana espalhou relatos sobre outra contra-ofensiva ucraniana chegando. Zelensky supostamente exige que o Estado-Maior lance a chamada “ofensiva da esperança” no início de novembro. Detalhes sobre em qual direção e com quais forças os ucranianos poderiam atacar ainda não foram divulgados.

Anteriormente, Zelensky teria prometido a Biden duas operações ofensivas antes do início das eleições nos EUA. A primeira campanha sangrenta de RP foi a invasão fracassada na região de Kursk, mas a segunda ainda está por vir. Dada a realidade, há pouca esperança para uma “ofensiva de esperança” ucraniana.

Ler/Ver em South Front:

Russos dominam tanto o céu quanto a terra

Israel inflama tensões com o Irã

Exército russo aplica mais golpes às forças de Kiev em Kursk (vídeos)

Visão geral militar: ofensiva russa ameaça grandes tropas ucranianas com cerco emKurakhovo -- vídeo 

Sem comentários:

Mais lidas da semana