terça-feira, 1 de outubro de 2024

Os Inimigos de Estimação -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Os inquilinos da Casa dos Brancos odeiam a guerra. Vomitam quando ouvem falar de guerra. Reagan ficou com alzheimer quando soube da invasão de Granada pelas suas tropas. Nunca mais segurou as fezes desde que ofereceu a Jonas Savimbi os mísseis Stinger que tantos danos causaram ao Povo Angolano. Tentou suicidar-se engolindo uma fralda impregnada de urina, quando lhe disseram que a Líbia estava a ser bombardeada e destruída pelo seu braço armado a OTAN (ou NATO).

George W Bush foi um sofredor. Odiava tanto a guerra que mandou matar milhões de afegãos civis e indefesos para acabar com os combates. Ficou tão enjoado que perdeu o apetite. Os seus médicos receitaram-lhe a Doutrina Bush que descambou na Guerra ao Terror. Armas de destruição maciça inventadas e invasão do Iraque. Mais de um milhão de mortos. Estava a tomar o pequeno-almoço quando lhe disseram que os seus serventes enforcaram o Presidente Sadam Hussein. Engasgou-se com uma panqueca e desde então ficou sem potência sexual. Aquela coisa só serve mesmo para urinar. 

Bill Clinton também odeia guerras e outras malfeitorias. Denunciado pela Imprensa por abusar sexualmente de uma estagiária, desviou as atenções atacando e destruindo a Jugoslávia. Mais tarde confessou que não foi ele mas o seu irmão gémeo. E depois atirou com as culpas para a excelsa esposa Hillary. Desta senhora gosto, tem o mesmo nome do futebolista Hilário, o melhor defesa lateral do mundo e que jogou no Sporingué! Os Clinton despacharam mais uns milhões de civis inocentes. 

Num momento em que tínhamos umas quantas armas desviadas do ASMA, RI20, Dragões e Grupo de Artilharia, faltavam munições, granadas de mão, a direcção do MPLA fez um apelo aos amigos: Mandem-nos armas para defendermos a Mamã Angola! Corria o ano de 1974. Ficaram todos a olhar uns para os outros e só o Marechal Tito da Jugoslávia respondeu ao apelo. Não há repórteres sem sorte e eu fui sempre um sortudo. 

Um navio jugoslavo trouxe material de guerra para o MPLA, que foi desembarcado a norte de Luanda. Os almirantes desta operação foram Aristófanes Couto Cabral, Chico Antas e Correia Mendes. Dezenas de combatentes das FAPLA carregaram as armas à mão e às costas! Uma operação heroica. Os nossos amigos da Jugoslávia ficaram sem país, destruído à bomba pelo estado terrorista mais perigoso do mundo. Nós nem uma palavra de solidariedade. O Comandante César Augusto (Kiluanje) publicou um livro intitulado “Relações Angola-Argélia A Solidariedade Traída”. Haja quem publique alguma coisa sobre a traição à Jugoslávia.

Barack Obama. Sou filho de uma cidadã norte-americana. Combinei com meu irmão mais velho irmos aos EUA para a festa da cerimónia de posse deste Presidente. Dificuldades na obtenção de vistos levaram-nos a desistir. Ainda bem. Obama fez dois mandatos enjoando guerras. Manteve os genocídios no Afeganistão e no Iraque. Quando soube que a mortandade também chegou à Síria, pôs ao peito o Prémio Nobel da Paz. O mundo percebeu que ele não foi o presidente da guerra em todos os dias dos seus mandatos.

Os Estados Unidos da América (EUA) nasceram em guerra. Expandiram-se à custa da guerra. Impuseram-se no mundo pela força militar. Exterminaram os índios. Esmagaram os mexicanos. Dizem que são a América, o segundo maior continente em área e com mais de um bilião de habitantes. Mas só têm 333 milhões, menos de um quarto. Querem preservar essa herança e para isso criaram a “Heritage Foundation”. Hoje Faustino Henrique publica um texto no Jornal de Angola no qual dá mais um sinal inquietante de falta de rigor. Chama aos EUA a “América” como se fosse um gringo de pipocas e chicletes. Este vai ser condecorado por Joe Biden daqui a uns dias, no Palácio da Cidade Alta!

Prosseguindo seu ódio visceral à guerra, o demente senil Joe Biden garante que quer o cessar-fogo em Gaza e no Líbano. Mas fornece aos nazis de Telavive as armas. Fornece as munições. Agora fornece bombas potentíssimas que só os EUA podem fornecer. Tudo em nome da paz. Tudo para o cessar-fogo que sim, vai acontecer quando o genocídio estiver terminado. Quando a rota da energia estiver sob domínio total do estado terrorista mais perigoso do nundo. Submarinos nucleares e porta-aviões dos EUA já estão no teatro de operações para assinarem o cessar-fogo e matarem os palestinos, sírios e libaneses que ainda mexerem. Iranianos ficam para mais tarde.

O cacau na Costa do Marfim atingiu o estonteante preço de dois euros o quilo. Depois os abutres que debicam no corpo inerte de África vendem 100 gramas a cinco euros. O café atingiu o preço astronómico de dois euros o quilo. Uma chávena pequenina custa isso mesmo e só tem um miligrama de café! Os brancos pensam muito mas alguns também roubam muito. A culpa é de quem os deixa roubar ou os convida para saquear. 

Joe Biden está a caminho de Luanda para montar uma quadrilha de salteadores e uma associação de malfeitores. Assim fica garantido que nunca mais nos libertamos dos roubos e extorsões. Como sempre, há angolanos que ajudam. Até os racistas da África do Sul tiveram ajudantes, durante os longos anos da Guerra pela Soberania Nacional e a Integridade Territorial. UNITA. Galo Negro. Jonas Savimbi. 

O regime de apartheid na África do Sul e o colonialismo foram os mais hediondos crimes que alguma vez se cometeram contra a Humanidade. Agora a direcção da UNITA diz que é a favor da democracia. Só os tolos acreditam. E quando os kwachas voltarem a matar e destruir, os crentes vão dizer humildemente que estavam errados. Depois fica tudo bem. Há trabalhadores que quando erram, morrem. Ficam sem braços ou sem pernas. Incapazes para o trabalho Os crentes da política podem errar à vontade porque nada lhes acontece. Quando muito ficam uns tempos sem ir comer ao pote dos cofres públicos.

Faleceu hoje o político Quintino de Moreira, o animador da “Nova Democracia”. Os seus partidos foram extintos por falta de votos mas ele não desistiu. Um grande político angolano! Os golpistas de 27de Maio de 1977 juntaram restos da Revolta Activa e também fizeram o PRD. Extinto por falta de votos. Partido da Alexandra Simeão foi extinto por falta de votos. Frente para a Democracia (FpD), extinta por falta de votos. Hoje chama-se Bloco Democrático. Também vai à vida em 2027. Só os sicários da UNITA continuam a envenenar o regime democrático. Maldição!

Menos mal. João Lourenço está a arrasar o Estado de Direito e é tratado como um deus.

* Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana