terça-feira, 19 de novembro de 2024

Mil dias não bastam para aprender o bem

Rui Gustavo, jornalista | Expresso (curto)

Bom dia,

Convite prévio: amanhã, às 14h00, "Junte-se à Conversa" com o David Dinis e a Ana França, para tentar perceber se "Ainda há salvação para a Ucrânia". Inscreva-se aqui.

Confúcio foi um sábio que viveu na China feudal e criou uma corrente filosófica baseada na ética. Acreditava na bondade intrínseca do ser humano, mas não era ingénuo. Completou a frase que dá título a este curto com uma constatação que é a raiz do seu pensamento: “Mas para aprender o mal, uma hora é demais”.

Passam hoje mil dias desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, dando origem a uma guerra que está longe do fim e que já teve várias fases, avanços e recuos. Vladimir Putin julgou que bastariam duas semanas para quebrar a resistência do vizinho, os peritos ocidentais acreditavam que bastariam quatro dias para os russos chegarem a Kiev. Quase três anos depois, a guerra ainda se trava no Donbass e há dezenas de milhares de mortos dos dois lados da trincheira.

Luís Montenegro, que não é um filósofo, está no Brasil na qualidade de observador da cimeira que junta os países mais poderosos do mundo e constatou o óbvio: “Não estamos a falar da paz, não estamos a falar do mecanismo diplomático que tem de se colocar em cima da mesa”.

Donald Trump, que não é um pensador, prometeu acabar com esta guerra “em 24 horas”. Toma posse como Presidente dos Estados Unidos dentro de dois meses e terá de lidar com uma herança armadilhada de Joe Biden. O presidente lame duck, que já viveu mais do que Confúcio, autorizou as forças ucranianas a utilizarem os mísseis americanos para ataques ao território russo. O que tornará mais difícil a solução mágica de Trump.

O Presidente eleito poderá sempre alegar que não estava a ser literal e até pode anular a decisão de Biden. Mas o presidente Zelensky ganhou dois meses de energia e armamento extra.

Os 27 países da União europeia desuniram-se nas reações e a Alemanha, por exemplo, voltou a rejeitar o envio de mísseis de longo alcance para a Ucrânia. A Itália já disse que não autorizará a utilização de mísseis para atacar a Rússia e só a França deixou em aberto essa hipótese. Josep Borrell, chefe da diplomacia europeia, concorda com a utilização de mísseis de longo alcance por parte de Kiev.

O Kremlin diz que irá culpar quem deu autorização a Kiev para atacar a Rússia, e o ditador coreano, Kim Jong-un, que mandou tropas para o terreno, acusa o Ocidente de provocar a "Terceira Guerra Mundial".

E, sim, de paz ninguém falou.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que é mais sagaz do que se julgou a pensar, participa hoje à distância numa sessão especial do Parlamento Europeu e terá oportunidade para o fazer.

OUTRAS NOTÍCIAS

Justiça. O procurador Rui Cardoso tomou posse como diretor do DCIAP, o departamento do Ministério Público responsável pelas investigações mais complexas como, por exemplo, a Operação Influencer que levou à demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro e que se prolonga há um ano sem qualquer resultado visível. O magistrado fez um discurso a prometer “mudança” e admitiu “ambicionar a celeridade, sem nunca prejudicar a qualidade”.

Saúde. O Governo refez as contas do Orçamento do Estado para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), e o saldo que seria positivo é agora negativo em mais de 200 milhões de euros. A notícia foi avançada pela SIC Notícias.

Ténis. Aos 38 anos, Rafael Nadal prepara o “ultimo baile”. Hoje, em Málaga, inicia a primeira semana do resto da sua vida. Vai jogar pela seleção espanhola na Taça Davis contra os Países Baixos.e apesar de já ter ganhado esta prova cinco vezes e ter perdido um único jogo de singulares nesta competição, garante que quer vencer outra vez. Foi número 1 do mundo, ganhou 22 torneios do Grand Slam (incluindo 14 Open de França, em Roland Garros), duas medalhas de ouro e passará à história como o homem que nunca partiu uma raqueta, o único feito da carreira ao alcance de qualquer mortal.

Abusos. A Associação de Jazz de Leiria decidiu manter no cargo o presidente da direção que tinha sido afastado em 2022 do Hot Clube depois de ter sido alvo de uma queixa por abusos de uma aluna. A direção da escola leiriense justifica esta decisão com as “explicações” dadas pelo diretor que também é professor e maestro. E acredita que no “Estado de direito” é “nos tribunais que se faz justiça”. Este professor não terá sido alvo de qualquer queixa-crime que possa chegar aos tribunais.

Justiça II. O FC Porto decidiu expulsar Fernando e Sandra Madureira de sócios do clube. O casal, que liderava os Super Dragões, ainda pode recorrer desta decisão justificada com os desacatos na Assembleia Geral de alteração de estatutos que conduziram “Macaco” à prisão preventiva, onde ainda se encontra.

Futebol. Portugal empatou com a Croácia numa noite em que o resultado era indiferente para a equipa de todos nós. A seleção está qualificada para os quartos de final da Liga das Nações e o jogo fica marcado pelo grande golo de João Félix e pelas defesas de José Sá que evitaram a derrota. A qualidade do ainda jovem avançado é tão evidente que custa mesmo a perceber o impasse na carreira.

FRASES

“É tempo de mudar. Há muitos anos que é tempo de mudar”, Rui Cardoso, novo diretor do DCIAP, a prometer novos ventos para acelerar a justiça portuguesa

“Vamos ter um inverno mau”, António Gandra d’Almeida, diretor executivo do SNS e provável fã de Game of Thrones

“Não estou aqui para me retirar, estou aqui para ajudar a equipa”, Rafael Nadal, o Miura espanhol, que ainda acredita ter força no braço que vibra

“Os trabalhadores da Trust in News não vão baixar os braços e decidiram tornar pública a sua luta face ao imobilismo da administração, ao aumento da dívida, ao perpetuar dos salários em atraso, ao chumbo do Processo Especial de Revitalização (PER) e à iminente insolvência”, Comunicado dos trabalhadores do grupo que detém, entre outros títulos, a Visão e a Exame, e que está em grave risco de sobrevivência

“Yasser Arafat era uma figura muito controversa, mas tinha um grande apoio da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e sabia-se a quem ligar”, Mara Karlin, ex-secretária adjunta da Defesa de Joe Biden e a dificuldade em dialogar com os atuais lideres palestinianos

PODCASTS A NÃO PERDER

No Expresso da Manhã, Paulo Baldaia conversa com Liliana Reis, deputada e vice-presidente da Comissão de Defesa, sobre a decisão surpreendente do ainda presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de autorizar o uso de mísseis de longo alcance em território russo.

Depois de uma subida significativa em janeiro, a taxa de juro implícita nos créditos à habitação tem vindo a descer todos os meses. Há motivos para festejar? Juliana Simões explica tudo em Economia dia a dia.

As bolsas dispararam com a vitória de Donald Trump. Ao ouvir várias pessoas a falarem nos ganhos que estão a ter, pode ter a tentação de ir a correr impulsivamente investir também nesses produtos. Será que a melhor estratégia é comprar quando estão em alta e vender quando estão em baixa? Ou será justamente o contrário? Pedro Andersson esclarece em Contas Poupança

O QUE EU ANDO A LER

“Segredo”
Miguel Torga

Sei um ninho
e o ninho tem um ovo;
e o ovo, redondinho,
tem lá dentro um passarinho novo.

Mas escusas de me tentar:
nem o tiro nem o ensino;
quero ser um bom menino,
e guardar
este segredo comigo,
e ter depois um amigo
que faça o pino
a voar.

Por agora, é tudo. Hoje é dia internacional do homem, data que se celebra desde 1999 e que pretende promover modelos masculinos positivos e combater o sexismo. Sempre a aprender.

Ler o Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana