sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Líder islamita convida sírios a saírem à rua para celebrar "vitória"

O líder da coligação armada dominada por islamistas que tomou o poder na Síria, Abu Muhammad al-Jolani, apelou hoje aos sírios que saiam às ruas em massa para celebrar a "vitória da revolução".

"Quero felicitar o grande povo sírio pela vitória da abençoada revolução e convido-os a sair às ruas para expressar a sua alegria, sem disparar tiros e sem intimidar as pessoas", disse num vídeo o líder do grupo islamita sunita Organização de Libertação do Levante (Hayat Tahrir al Sham ou HTS, em árabe) num vídeo.

"Depois disto, vamos construir este país e, como dissemos desde o início, teremos a vitória com a ajuda de Deus", concluiu Al-Jolani, cujo nome verdadeiro é Ahmad al-Chareh, na sua breve mensagem.

Muitas pessoas já começaram a reunir-se na histórica mesquita dos Omíadas, em Damasco, uma das mais antigas do Médio Oriente e onde está prevista uma grande celebração após a oração de sexta-feira.

Al-Jolani deverá participar na oração semanal de sexta-feira na mesquita dos Omíadas.

Os rebeldes declararam na segunda-feira Damasco livre do regime do Presidente Bashar al-Assad, após 12 dias de ofensiva de uma coligação liderada pelo HTS. Um primeiro-ministro interino foi nomeado na terça-feira para liderar um Governo de transição até 01 de março.

O Presidente sírio, que esteve no poder 24 anos, deixou o país perante a ofensiva rebelde e exilou-se na Rússia.

No poder há mais de meio século na Síria, o partido Baath foi, para muitos sírios, um símbolo de repressão, iniciada em 1970 com a chegada ao poder, através de um golpe de Estado, de Hafez al-Assad, pai de Bashar, que liderou o país até morrer, em 2000.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © AREF TAMMAWI/AFP via Getty Images

Leia em NM: Líder rebelde garante que não haverá amnistia para torturadores de Assad

Sem comentários:

Mais lidas da semana