domingo, 18 de fevereiro de 2024

Armas nucleares russas e Navalny… Operações psicológicas dos EUA enlouquecem

Duas “notícias de última hora” esta semana proporcionaram uma oportunidade oportuna para os Estados Unidos e o seu aparelho de inteligência mediática recuperarem o controlo da narrativa.

Strategic Culture Foundation | editorial | # Traduzido em português do Brasil

As alegações sobre as armas nucleares russas baseadas no espaço se desfizeram e se tornaram uma piada. Felizmente, a morte do dissidente patrocinado pelo Ocidente, Alexei Navalny, ocorreu então para permitir que os meios de comunicação ocidentais entrassem num frenesim de manchetes anti-Rússia.

A primeira foi a história alarmista sobre a Rússia supostamente desenvolvendo uma arma nuclear baseada no espaço. Inicialmente, foi dramaticamente acusado de representar uma séria ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos. Apesar da reportagem sensacional, a história rapidamente se tornou motivo de chacota. Até mesmo alguns legisladores dos EUA consideraram-no uma “besteira” e uma tentativa flagrante da Casa Branca de Biden e das agências de inteligência de pressionar o Congresso a aprovar um novo mega projeto de lei de ajuda militar à Ucrânia no valor de 61 mil milhões de dólares.

Chegaremos à história de Navalny em um momento. Mas vamos primeiro analisar a orquestração das supostas armas nucleares russas.

O drama começou na quarta-feira, quando Mike Turner, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara (uma fonte duvidosa, se é que alguma vez existiu), fez apelos públicos ao presidente Joe Biden para desclassificar a inteligência sobre “uma séria ameaça à segurança nacional”. Turner é um membro republicano da Câmara dos Representantes, mas é um aliado próximo da Casa Branca democrata em termos de apoio entusiástico à ajuda militar à Ucrânia. O último projeto de lei foi aprovado na câmara alta do Senado dos EUA no dia anterior, 13 de fevereiro, mas é improvável que seja aprovado pela Câmara, onde muitos legisladores republicanos se opõem firmemente a ele.

Acompanhando as “preocupações” do presidente do comité de inteligência, Turner, os meios de comunicação desabafaram então com fontes anónimas de inteligência dos EUA “revelando” que a ameaça à segurança nacional era proveniente de armas nucleares russas alegadamente em desenvolvimento para destruir satélites de comunicação americanos no espaço. A Casa Branca então “confirmou” a informação no dia seguinte, 15 de fevereiro. Foi um flagrante trabalho de montagem. Mas a administração Biden procurou conter qualquer pânico público, dizendo que a ameaça não era iminente e que a alegada arma russa destruidora de satélites não tinha sido colocada em órbita, nem haveria qualquer perigo para a Terra. (Então, por que tanto alarido?)

Navalny | Um sentimento misterioso

Um colega preso relata acontecimentos na colónia penal IK-3 na véspera da morte de Alexey Navalny

Novaya Gazeta | # Publicado em português do Brasil

A comunicação com os reclusos da colónia penal IK-3, no Ártico russo, nunca foi fácil, mesmo nos melhores momentos, devido ao seu rigoroso regime de detenção e ao seu incrível afastamento.

Tornou-se inevitavelmente ainda mais difícil do que o habitual contactar qualquer pessoa no IK-3 sem a mediação do Serviço Penitenciário Federal após o anúncio da morte de Alexey Navalny na sexta-feira. No entanto, a Novaya Europe conseguiu entrar em contacto com um íntimo que disse que uma “misteriosa comoção” tinha eclodido na colónia penal na noite anterior.

“Tudo começou quando eles realmente aceleraram nossa busca noturna. Isso geralmente acontece nos feriados, quando os guardas estão com pressa para comemorar, mas ontem não foi feriado. Depois nos trancaram, proibiram qualquer movimentação entre os quartéis e reforçaram a segurança. Ouvimos carros entrando no terreno da prisão tarde da noite, mas não conseguíamos ver pelas janelas da nossa cela o que eram”, disse o preso à Novaya Europe.

Ele disse que os guardas realizaram uma busca aprofundada nas celas dos prisioneiros logo na manhã seguinte, apreendendo telefones, baralhos de cartas e até mesmo aquecedores de bobina, aos quais eles haviam feito vista grossa. Os guardas fizeram parecer que havia uma inspeção externa chegando.

“Normalmente, tanto a administração como os reclusos ficam sabendo dessas inspeções com cerca de um mês de antecedência e preparam-se para elas, porque nem os guardas nem os reclusos querem que os inspetores encontrem quaisquer violações. E então esperávamos uma inspeção inesperada! Algo deve ter acontecido.

Corpo de Navalny localizado no hospital Salekhard, sem autópsia ainda realizada

Novaya Gazeta | # Publicado em português do Brasil

A Novaya Gazeta Europe soube que o corpo de Alexey Navalny se encontra na morgue do Hospital Clínico Distrital de Salekhard. Até sábado, nenhuma autópsia havia sido realizada, disseram as fontes.

Após a morte súbita de Navalny na sexta-feira, o seu corpo foi inicialmente levado para a cidade de Labytnangi, a 36 quilómetros da colónia penal onde morreu, na aldeia de Kharp, no distrito autónomo de Yamalo-Nenets, no extremo norte da Rússia. No entanto, fontes dizem que o corpo foi transferido ainda na sexta-feira para o Hospital Clínico Distrital na capital regional de Salekhard.

“Normalmente, os corpos das pessoas que morrem na prisão são levados diretamente para o Departamento de Medicina Forense na Rua Glazkova, mas neste caso foram levados para o hospital clínico por algum motivo”, disse um paramédico do serviço de ambulância de Salekhard.

“Eles o levaram ao necrotério, o trouxeram e posicionaram dois policiais na frente da porta. Eles poderiam muito bem ter colocado uma placa dizendo 'algo misterioso está acontecendo aqui!' Claro, todos queriam saber o que havia acontecido, do que se tratava todo esse sigilo e se estavam tentando esconder algo sério.”

Logo se descobriu que o corpo entregue era de Alexey Navalny e que a sua morte “não era de natureza criminosa”, termo usado para indicar que não estavam envolvidas armas de fogo. Então se espalhou a notícia de que os patologistas do hospital haviam sido proibidos de realizar autópsias, acrescentou a fonte.

“Neste ponto a opinião fica dividida”, disse o paramédico. “Alguns disseram que veio de Moscou uma ordem para aguardar a chegada de especialistas da capital, enquanto outros disseram que os próprios médicos do hospital se recusaram a realizar a autópsia. O caso é político e não está claro como será. E se você fizer uma autópsia e receber uma ordem direta para alterar o resultado, não terá como escapar. E você também pode ser considerado o culpado. …Mas se não houve autópsia, não há ninguém a quem perguntar.”

Situação Militar nas Linhas da Frente Ucranianas - 17 Fevereiro 2024 (actualizações)

Mapa 1

South Front | # Traduzido em português do Brasil

As forças russas iniciaram ações ofensivas nas áreas de Verbovoe e Rabotino na região de Zaporozhye;

As forças russas repeliram os ataques das 41ª e 60ª brigadas mecanizadas da AFU perto de Sinkovka;

As forças russas repeliram os ataques das 41ª e 60ª brigadas mecanizadas da AFU perto de Terni;

As forças russas repeliram os ataques das 60ª e 63ª brigadas mecanizadas da AFU perto de Yampolovka;

As forças russas repeliram os ataques da AFU perto de Bogdanovka, Kleshcheyevka, Kurdyumovka;

A artilharia russa atacou posições da AFU perto de Nikolskoye;

A artilharia russa atacou posições da AFU perto de Vodyanoye;

A artilharia russa atacou posições da AFU perto de Zolotaya Balka, Zmiyevka;

As forças russas eliminaram 90 militares, um tanque, dois veículos blindados de combate, dois veículos blindados de transporte de pessoal e três picapes na área de Kupyansk;

As forças russas eliminaram 315 militares, um tanque, quatro veículos blindados de combate, 11 veículos motorizados e um canhão antitanque Giatsint-S na área de Krasny Liman;

As forças russas eliminaram 360 militares ucranianos, quatro veículos blindados de combate, 12 veículos motorizados e um veículo de combate Grad MLRS na área de Donetsk;

As forças russas eliminaram 170 militares ucranianos, dois veículos blindados de combate e dois veículos motorizados na área sul de Donetsk;

As forças russas eliminaram 40 militares ucranianos e dois veículos motorizados na região de Kherson;

Os sistemas de defesa aérea russos abateram 47 drones ucranianos no último dia;

Os sistemas de defesa aérea russos derrubaram sete projéteis HIMARS MLRS, três mísseis HARM, três bombas guiadas JDAM e três mísseis S-200 no último dia.

Planear consequências. Rand Corporation evoca guerra nuclear Rússia, China, EUA

Piero Messina | South Front | # Traduzido em português do Brasil

Nada de bom da Frente Ocidental. Todos os laços com a Rússia serão cortados e a relação com a China também terá de ser reconsiderada. A crise entre a Ucrânia e a Rússia também leva a projeções negativas no quadrante asiático. No caso de um novo agravamento das tensões com a Rússia e a China, os Estados Unidos deveriam então adoptar uma estratégia ligada à superioridade das armas nucleares. Os Estados Unidos deverão, portanto, ser capazes de assumir uma postura militar que lhes permita lançar um ataque preventivo para destruir grande parte da infra-estrutura da Rússia e da China, reduzindo ao máximo a possibilidade de qualquer retaliação, limitando assim os danos sobre o máximo possível do território. nacional. Em Washington já há quem olhe para o futuro do pós-guerra na Ucrânia. O cenário que acabamos de descrever – definido como “Abordagem Linha Dura” – é uma das opções que a Rand Corporation traça para o futuro iminente.

A Rand Corporation é um dos think tanks mais influentes na esfera atlântica. Fundada em 1946 com apoio financeiro do Departamento de Defesa dos EUA, emprega atualmente mais de 1.500 pesquisadores em Santa Monica, Washington e Pittsburgh. Desde 1992 atua na Europa através da sua subsidiária RAND Europe. Entre seus principais sucessos, a RAND Corporation inclui a aplicação da teoria dos jogos para decisão de diferentes opções, metodologias para antecipar possíveis desenvolvimentos futuros através da simulação de cenários geoestratégicos.

O Relatório publicado pela Rand Corporation intitula-se “Planning for the Aftermath” e foi criado por Samuel Charap (professor da Universidade de Oxford e especialista em Rússia e Eurásia) e Miranda Priebe (Diretora, Centro de Análise da Grande Estratégia dos EUA e pesquisadora do o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e a Universidade de Princeton).

A premissa dos pesquisadores reflete o espírito competitivo com que os Estados Unidos pretendem enfrentar a partir de agora a Rússia e o mundo multipolar. Existem dois elementos principais, a manutenção de um elevado controlo militar da Europa Ocidental e o reforço das sanções contra a Rússia:

“A política pós-guerra dos EUA em relação à Rússia poderia ter efeitos significativos a longo prazo sobre os interesses dos EUA na Europa e fora dela. Washington poderá, em última análise, decidir manter muitos elementos da sua política de tempo de guerra, tais como elevados níveis de força na Europa e sanções contra a Rússia.”

Palestina | Dia 135: 28.985 martirizados, 68.883 feridos em Gaza

Al Mayadeen | # Traduzido em português do Brasil

As forças de ocupação israelitas cometeram 13 massacres contra famílias em Gaza, matando 127 palestinianos e ferindo outros 205.

O Ministério da Saúde de Gaza anunciou o número de mortos no 135º dia da guerra genocida da ocupação israelita na Faixa de Gaza, salientando que 28.985 palestinianos foram martirizados, enquanto o número de feridos atingiu 68.883 pessoas.

Nas últimas 24 horas, a ocupação israelita cometeu 13 massacres contra famílias em Gaza, resultando em 127 mártires e 205 feridos disse o ministério, acrescentando que algumas das vítimas permanecem debaixo dos escombros e nas ruas, com a ocupação impedindo a busca e missões de resgate de ambulâncias e equipes de defesa civil.

Em Gaza, 10 palestinos foram mortos durante a noite, enquanto as forças de ocupação israelenses conduziam ataques a Deir el-Balah e a terras agrícolas nos arredores de Rafah , conforme relatado pela agência de notícias Wafa .

Diz-se que um atentado à bomba numa casa no bairro de Sheikh Radwan, no norte de Gaza, resultou na morte de 7 palestinianos e em ferimentos em outros.

De acordo com o correspondente de Al Mayadeen , três palestinos foram mortos num ataque aéreo israelense na área de al-Zawayda, no centro da Faixa de Gaza.

Além disso, a artilharia de ocupação israelita teve como alvo as áreas oeste e sul de Khan Younis, na parte sul da Faixa de Gaza, conforme o nosso correspondente. Simultaneamente, aviões de guerra israelitas realizaram ataques aéreos no campo de al-Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, causando numerosos feridos.

Artilharia israelense e aviões de guerra atacam Rafah e Deir al-Balah em Gaza

A artilharia de ocupação israelense bombardeou a parte oriental da cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza , durante as primeiras horas de domingo, enquanto navios de guerra israelenses abriam fogo em direção à costa da cidade.

A mídia palestina informou que o bombardeio israelense teve como alvo uma casa que abrigava pessoas deslocadas na área de Khirbet al-Adas, ao norte de Rafah, resultando no martírio de seis palestinos, incluindo duas crianças e uma mulher.

Além disso, os ataques aéreos israelenses atingiram uma casa na rua Al-Azaiza, na cidade de Deir al-Balah, no centro de Gaza. Entretanto, vários feridos, incluindo uma criança ferida, foram transferidos para o Hospital Al-Aqsa como resultado dos ataques aéreos israelitas em Deir al-Balah.

Além disso, aviões de guerra da ocupação israelita bombardearam casas de civis no campo de refugiados de al-Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

Ler/Ver em Al Mayadeen:

Marwan Barghouti transferido para confinamento solitário em 'Ramla'

Operação Al Aqsa Flood

Fundador da Blackwater apela aos EUA para colonizarem África e América Latina

Quem é Imad Mughniyeh, o lendário estrategista idealizador do Hezbollah?

Sayyed Nasrallah: contingente da frente libanesa em Gaza; todas as opções abertas

Os ponteiros do relógio regional do Armagedom marcam onze horas 

Liga Árabe rotula 60 organizações israelenses como entidades terroristas

Al Mayadeen | # Traduzido em português do Brasil

A Liga Árabe decidiu endossar uma lista de 22 figuras israelitas acusadas de apoiar o genocídio contra o povo palestiniano, lançando as bases para processos judiciais

A Liga Árabe identificou 60 organizações israelitas e grupos de colonos extremistas como entidades terroristas, citando a sua participação em repetidas incursões no complexo da Mesquita de al-Aqsa, na Cidade Velha ocupada de al-Quds, e o seu envolvimento na expansão ilegal de colonatos em toda a Cisjordânia ocupada.

Numa reunião na sexta-feira, a Liga Árabe decidiu endossar uma lista de 22 figuras israelitas acusadas de apoiar o genocídio contra o povo palestiniano, lançando as bases para processos judiciais contra eles.

Além disso, a Liga Árabe chegou a um consenso para boicotar 97 empresas e instituições que operam nos colonatos israelitas , alinhando-se com a base de dados do Conselho dos Direitos Humanos. A Liga Árabe espera agora que os estados membros apliquem prontamente estas resoluções.

A organização regional também denunciou as campanhas sistemáticas de incitamento de "Israel" contra a Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina ( UNRWA ), apelando aos países que reduziram o seu financiamento à agência humanitária a reconsiderarem a sua decisão.

A Liga Árabe também instou os ministérios árabes e as organizações relacionadas com a infância e a maternidade a colaborarem na prestação de assistência médica e humanitária a numerosas crianças palestinianas, especialmente aquelas que foram amputadas ou ficaram órfãs em resultado da agressão e dos massacres israelitas.

A organização enfatizou as condições críticas em Rafah, alertando contra o deslocamento forçado de aproximadamente 1,5 milhão de palestinos para as regiões do sul da Faixa de Gaza, perto da fronteira egípcia, considerando-o como uma agressão israelense metódica e rotulando-o como um "ataque à segurança nacional árabe". "

A liga instou o Conselho de Segurança da ONU a aprovar uma resolução vinculativa para pôr fim à agressão israelense e ao deslocamento forçado de palestinos. Apelou também a garantir a entrega ininterrupta de ajuda humanitária a Gaza, a aplicação das medidas provisórias ordenadas pelo Tribunal Internacional de Justiça e a implementação completa das resoluções relevantes do Conselho de Segurança relativas à questão palestiniana, especialmente as Resoluções 2720 e 2721.

Os Adoradores de Prisões Arbitrárias -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

François Zimeray, advogado suíço, entrevistado por Armindo Laureano para o Novo Jornal disse que “o órgão mais respeitado dos institutos de Direitos Humanos da ONU analisou cuidadosamente os processos de Angola contra Carlos São Vicente e chegou à conclusão de que o julgamento não teve nada a ver com a Justiça e o Estado de Direito”. A entrevista foi rapidamente retirada da edição electrónica. Os loucos a travarem o vento com as mãos!

Mais um dia de vida cá fora e nas prisões. Entre os condenados em julgamentos que nada têm a ver com “a Justiça e o Estado de Direito” alguém vai escapar. As prisões arbitrárias são uma mancha na honra do Estado. Uma agressão sem nome aos cidadãos. Um insulto ao Povo Angolano que lutou abnegada e corajosamente pela Liberdade. Mas os detentores do poder insistem em manter na prisão Carlos São Vicente. A sua prisão, segundo o Conselho de Direitos Humanos da ONU, é arbitrária. Um insulto a todos nós. Uma agressão ao Povo Heroico e Generoso que se bateu de armas na mão pela Liberdade e a Dignidade.

Este abuso é contra todos os cidadãos angolanos. Contra a Pátria Angolana que exigiu tantos sacrifícios aos patriotas de várias gerações entre 1961 e 2002. Ignorar o parecer do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre a prisão arbitrária de Carlos São Vicente é uma traição a quem se bateu pela Independência Nacional. João Lourenço não tem o direito de transformar Angola num Estado fantoche, onde a Liberdade e a Dignidade atrapalham o ditador de serviço. 

As bocas de aluguer, arranjadas à pressa (por isso ainda prejudicaram mais o soba grande), criticaram o parecer do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Porque estão a favor das medidas excessivas, desproporcionais e profundamente injustas tomadas contra Carlos São Vicente. Mas também contra mais angolanas e angolanos. Transformaram a nobreza da Justiça na baixeza da vingança. Pobres diabos. Um dia vão responder num Tribunal a sério, com magistradas e magistrados julgando em nome do Povo e não fazendo o triste papel de servos obedientes ao chefe Miala.

Mais lidas da semana