Várias pessoas morreram em Vancouver, no Canadá, pouco depois das 20h00 de sábado (4h00 de domingo em Lisboa), depois de um carro ter atropelado uma multidão num festival de rua, avançou o Departamento de Polícia de Vancouver.
"Várias pessoas morreram e várias outras ficaram feridas depois de um condutor ter atropelado uma multidão num festival de rua, na E. 41st Avenue, pouco depois das 20h00 desta noite. O condutor está em prisão preventiva. Forneceremos mais informações à medida que a investigação se desenrolar", escreveu a polícia local no X (ex-Twitter).
Mais tarde, por volta das 00h00 (8h00 em Lisboa), o chefe do Departamento de Polícia de Vancouver, Steve Rai, revelou ao jornal local Toronto City News que o suspeito tem 30 anos e é "conhecido da polícia". Contudo, recusou partilhar mais informações, sobretudo em relação aos mortos e feridos, uma vez que os familiares ainda estão a ser informados.
Os serviços de emergência médica afirmaram que acionaram "paramédicos em mais de sete ambulâncias e dois veículos supervisores para ajudar a lidar com o volume de chamadas".
Testemunhas viram pessoas com "braços partidos, algumas já mortas"
Uma testemunha contou à rádio local CKWX que viu mais de 20 vítimas, "vários mortos". Recorda-se de ter ouvido "gritos repentinos" quando o condutor de um SUV preto atropelou a multidão, atingindo mais de uma dúzia de pessoas.
Outra testemunha, Abigail, contou à mesma rádio que estava com uns amigos junto à Escola Secundária John Oliver, perto do festival, quando ouviram "pessoas a gritar".
"Quando fomos ver o que era
vimos uma pessoa já deitada no chão e liguei para o 911. Todos estavam
A mulher encontrou o carro parado, com os airbags acionados e sem o condutor, mas quem viu o suspeito tentar fugir contou-lhe que vestia uma camisola branca e saltou uma cerca.
"Quando cheguei lá, o carro
estava parado, estacionado. A porta do condutor estava aberta, mas o homem não
estava lá. Foi um caos total. O carro ia a pelo menos
Suspeito tentou fugir, mas foi intercetado por pessoas no local
O condutor terá tentado fugir do veículo a pé, mas foi intercetado por várias pessoas no local, que o imobilizaram até à chegada da polícia.
As autoridades ainda não esclareceram se o atropelamento foi intencional ou não.
Vários vídeos divulgados nas rede sociais mostram pessoas deitadas no chão e destroços do embate, bem como o carro com danos na parte da frente (como pode ver no vídeo no topo do texto).
O atropelamento ocorreu quando membros da comunidade filipina se reuniram para celebrar o dia de Lapu-Lapu, disse o presidente da Câmara de Vancouver, Ken Sim, também na rede social X.
O festival presta homenagem a um líder da luta anticolonialista do século XVI nas Filipinas.
"Os nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento incrivelmente difícil", escreveu Ken Sim.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, mostrou-se também "devastado" com os "terríveis acontecimentos" desta noite.
"Apresento as minhas mais
sentidas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade
filipina canadiana e a todos
Sem comentários:
Enviar um comentário