domingo, 27 de abril de 2025

Centenas de feridos na explosão em porto do Irão durante negociações nucleares Irão e EUA

Palestine Chronicle*  | # Traduzido em português do Brasil

Uma explosão devastadora no maior porto comercial do Irã causou feridos em massa, interrompeu operações e levantou preocupações regionais.

Uma grande explosão atingiu o porto Shahid Rajaee, na cidade de Bandar Abbas, no sul do Irã, no sábado, ferindo pelo menos 561 pessoas, informou a mídia estatal iraniana. 

A explosão ocorreu durante a terceira rodada de negociações nucleares entre o Irã e os Estados Unidos em Omã. A causa da explosão não foi imediatamente esclarecida.

Um funcionário local de gerenciamento de crises disse à televisão estatal iraniana que o incidente foi causado pela explosão de vários contêineres armazenados na área de docas do porto. 

Os feridos estão sendo evacuados e transportados para centros médicos próximos. Equipes de bombeiros e resgate responderam rapidamente, trabalhando para extinguir o incêndio e proteger a área.

Esmail Malekizadeh, funcionário da Administração Portuária e Marítima da Província de Hormozgan, disse que a explosão ocorreu em uma seção do cais do Porto Shahid Rajaee. 

As operações portuárias em Shahid Rajaee foram temporariamente suspensas enquanto as forças de emergência avaliam os danos e garantem a segurança do local.

A agência de notícias iraniana Tasnim informou que “muitas pessoas podem ter ficado feridas ou até mortas”, dado o grande número de funcionários do porto e o fato de ser o primeiro dia útil da semana no Irã. 

A mídia iraniana informou que a explosão quebrou janelas a vários quilômetros de distância, e imagens circularam online mostrando uma nuvem de fumaça subindo após a explosão.

A explosão foi tão intensa que destruiu completamente um prédio administrativo e danificou vários veículos próximos devido à força da explosão. Painéis de vidro foram estilhaçados a vários quilômetros do local, segundo relatos.

O Porto Shahid Rajaee, localizado perto da importante cidade costeira de Bandar Abbas, é o maior porto comercial do Irã, movimentando mais de 70% das mercadorias iranianas, segundo dados oficiais. O porto está localizado no Estreito de Ormuz, uma hidrovia vital por onde passa um quinto da produção mundial de petróleo.

Computadores no mesmo porto foram atingidos por um ataque cibernético em 2020, causando interrupções significativas nas vias navegáveis ​​e estradas que levam às instalações. O Washington Post noticiou que Israel parece estar por trás do ataque de 2020 em retaliação a um ataque cibernético iraniano anterior.

O jornal israelense Maariv citou autoridades militares israelenses dizendo que o exército não tinha nenhuma conexão com a explosão de Bandar Abbas.

* PC, AJA, Al Mayadeen

Sem comentários:

Mais lidas da semana