sexta-feira, 13 de maio de 2011

Angola e Timor-Leste "candidatos" a sair da lista dos Países Menos Avançados




ANP - LUSA

Istambul, Turquia, 13 mai (Lusa) -- A melhoria da situação económica coloca Angola, Timor-Leste e também a Guiné Equatorial no segundo pelotão da lista dos Estados que podem deixar o grupo dos Países Menos Avançados nos próximos anos, segundo um responsável da ONU.

Antes destes países africanos, e em melhor situação, estão três Estados do Pacífico - Samoa, Tuvalu e Vanuatu -- revelou Cheick Sidi Diarra, secretário das Nações Unidas para os Países Menos Avançados (PMA), no último dia da Cimeira Internacional sobre estes países, que hoje termina em Istambul.

"Temos agora três países, Samoa, Tuvalu e Vanuatu (...) que se preparam para cruzar nos próximos três a cinco anos o limiar" que separa os PMA do resto da comunidade internacional, disse Cheick Sidi Diarra, durante uma conferência de imprensa.

Guiné Equatorial, Angola e Timor-Leste, três países produtores de petróleo, "também são bons candidatos para sair a lista dos Países Menos Avançados" nos próximos anos, adiantou o responsável da ONU.

Estes três países africanos são ainda "fracos em termos de desenvolvimento do capital humano, mas acreditamos que possam vir a atingir o limiar durante este plano de ação", disse Diarra, referindo-se ao Plano de Ação para os PMA 2011-2020, divulgado hoje na conferência.

"Vemos também países como Bangladesh e Nepal como estando no bom caminho para poderem eventualmente sair do grupo" nesse período, acrescentou.

O grupo dos PMA compreende 48 países (33 de África, 14 da Ásia e o Haiti) com um rendimento "per capita" anual inferior a 745 dólares (523 euros ao câmbio atual), economicamente vulneráveis e que enfrentam graves problemas sociais.

O Plano de Acção 2011-2020, concluído durante os cinco dias da 4ª Conferência para os PMA, em Istambul, estabelece uma meta de reduzir para metade o número de países menos desenvolvidos, até 2020.

Sem comentários:

Mais lidas da semana