sábado, 7 de maio de 2011

ASEAN reunida em Jacarta com conflito Tailândia Cambodja e Timor-Leste na agenda




JCS – LUSA

Jacarta, 07 mai (Lusa) – A cimeira de chefes de Estado e de Governo da Associação dos Países do Sudeste Asiático (ASEAN) arrancou hoje em Jacarta, Indonésia, com o apelo à unidade regional quebrada pelo conflito territorial entre a Tailândia e o Cambodja.

Na sua intervenção na cerimónia inaugural, o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, salientou que a ASEAN tem uma “identidade e um povo comum”.

Os dirigentes dos dez Estados da organização regional incluíram na agenda de trabalhos a analise da disputa entre os governos do Cambodja e da Tailândia relativas a discrepâncias sobre os limites territoriais e a candidatura da Birmânia em presidir à organização em 2014.

A Indonésia, que este ano exerce a presidência da ASEAN, revelou que tanto a Tailândia como o Cambodja aceitaram que observadores indonésios se desloquem à região fronteiriça em conflito.

O Cambodja e a Tailândia repartem uma pequena fronteira cujos limites nunca foram claramente definidos e que na última década já provocou vários conflitos entre ambas as forças armadas dos países.

Só nas últimas semanas já morreram 18 pessoas em consequência dos tiros de artilharia disparados na fronteira , numa crise reavivada em 2008 quando a UNESCO declarou Património da Humanidade e incluiu em território cambojano um templo indu do século XI.

Durante os dois dias da cimeira de Jacarta, o ministro indonésio dos Negócios Estrangeiros, Marty Natalegawa, vai reunir com os seus homólogos do Cambodja e da Tailândia para “encontrar uma base comum para o envio de observadores à região em conflito”.

Na agenda de trabalhos da reunião está também a análise da entrada de Timor-Leste na organização, apesar de países como Singapura terem manifestado oposição à adesão.

A ASEAN foi fundada em 1967 e integra a Birmânia, Brunei, Cambodja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname.

Sem comentários:

Mais lidas da semana