sábado, 7 de maio de 2011

HISTÓRIA DA OPERAÇÃO SECRETA QUE MATOU BIN LADEN




Rui Tavares Guedes e Mário Rui Cardoso - Visão

'Gerónimo' morreu. O terror continua?

Barack Obama exultou quando ouviu, em direto, que o alvo codificado como "Gerónimo" tinha sido abatido por comandos americanos no Paquistão. Mas será que a morte de Bin Laden representa o fim da Al Qaeda? A história de uma operação secreta

No dia em que as atenções do mundo estavam concentradas no casamento real de William e Kate, o Presidente Barack Obama chamou os seus chefes militares e de espionagem e deu ordem para se avançar com a operação secreta, que eles lhe tinham proposto na véspera. A missão foi cumprida menos de 40 horas depois, no domingo, 1 de maio, do outro lado do planeta e numa ação de apenas 40 minutos. Mas para se chegar à precisão de abater Usama bin Laden com dois tiros, certeiros e consecutivos, um na cabeça e outro no peito, foram necessários oito meses de preparação, envolvendo as equipas mais secretas e com maior nível de operacionalidade dos Estados Unidos.

A história do fim de Bin Laden começou a ser escrita em julho do ano passado, numa estrada poeirenta de Peshawar, no Paquistão, quando agentes locais, a trabalhar para a CIA, descobriram, ao volante de um Suzuki branco, um dos mais fiéis mensageiros e homem de confiança do líder da Al Qaeda. Há muito tempo que o procuravam, desde que o seu nome começou a ser referido, provavelmente sob tortura, pelos prisioneiros em Guantánamo, logo em 2002, até ao momento, a partir de 2005, em que a CIA começou a colocar mais homens no terreno, no Paquistão e no Afeganistão, para tentar encontrar colaboradores de Bin Laden. Foi assim que chegaram, em 2007, ao nome completo do mensageiro (que continua a ser secreto...), traçaram o rasto da sua família e, finalmente, conseguiram identificá-lo com segurança.

Noutros tempos, porventura, teriam abalroado o Suzuki e detido o condutor para interrogatório, tentando sacar-lhe sabe-se lá de que forma alguma pista ou confissão que os conduzisse ao seu alvo principal. Em vez disso, montaram um esquema de vigilância, destinado a seguir-lhe todos os movimentos.

PISTA ABBOTTABAD

Ao fim de algumas semanas, os agentes seguiram-no até Abbottabad, uma localidade 55 quilómetros a norte da capital paquistanesa, Islamabad, com bom nível de vida, repleta de vivendas. E foi precisamente numa delas construída em 2005, com três pisos e rodeada por muros de proteção com quatro metros de altura que viram o tal mensageiro entrar. As observações seguintes permitiram-lhes concluir que o seu suspeito, mais um irmão, viviam com uma família naquela "mansão" (para os padrões paquistaneses...) avaliada em um milhão de dólares, quase sem janelas e apenas com duas portas de entrada.

Um relatório foi enviado para Washington e, com essas informações, segundo o New York Times, o diretor da CIA, Leo Panetta, apresentou-se numa reunião secreta na Casa Branca, com Barack Obama, o vice-presidente Joe Biden, a secretária de Estado Hillary Rodham Clinton, o secretário da Defesa Robert Gates, e outras figuras. Por razões de segurança, a nenhum dos participantes tinha sido dada a agenda dos temas a tratar, mas o ambiente rapidamente se tornou "elétrico", quando Panetta fez uma longa exposição sobre o possível paradeiro de Bin Laden e a possibilidade de, afinal, ele não estar escondido numa gruta de Tora Bora como tanto se especulou no passado mas sim numa zona residencial rica, relativamente perto de Islamabad.

A estratégia de Panetta seria, segundo certas fontes, a de passar à ação de forma agressiva e confirmar a presença de Bin Laden em Abbottabad. Venceu, no entanto, a tese mais cautelosa, já que diversos participantes na reunião temiam que a primeira pista sobre Bin Laden, com um mínimo de veracidade em anos, pudesse desaparecer por causa de uma ação extemporânea.

Seguiram-se, durante o outono, semanas de intensa vigilância, com satélites espiões a fotografarem a casa de todos os ângulos possíveis, tentando perceber os movimentos dos seus habitantes e descobrindo um facto intrigante: o lixo produzido na habitação era queimado dentro dos muros e não transportado para fora. A espionagem eletrónica realizada não conseguiu grandes resultados, mas detetou outro facto estranho e significativo: a casa não possuía nem telefone nem acesso à internet era completamente "muda" para o exterior.

PLANO DE ATAQUE

Com base nestes dados, a CIA começou a desenhar um plano de ataque, em conjunto com as forças especiais. Três soluções foram apresentadas, a 14 de março, a Barack Obama e aos seus conselheiros mais próximos, numa reunião na Casa Branca: um assalto de helicóptero perpetrado por comandos americanos; um bombardeamento aéreo que destruísse a casa; ou uma operação conjunta com os serviços secretos paquistaneses, que seriam avisados apenas horas antes de ela ocorrer.

Uma semana depois, a 22 de março, Obama voltou a reunir-se com os seus conselheiros para se tomar uma decisão final sobre a ação a efetuar: o assalto de helicóptero surgiu como a solução preferida.

A tarefa foi entregue, sem surpresa, ao Team 6 dos Navy SEALS (também conhecido por DevGru), um grupo antiterrorista super-secreto que, embora esteja integrado na estrutura dos outros SEALS (forças especiais da Marinha dos EUA), apenas responde perante o Comando Conjunto de Operações Especiais, e sob ordens expressas do Presidente norte-americano. A identidade dos seus membros tem de ser mantida secreta e, por norma, as suas ações não são comentadas por ninguém da Administração americana.

Para preparar a missão, construíram-se réplicas da mansão de Bin Laden, em bases militares, nas duas costas dos EUA.

Em abril, o grupo seguiu para o Afeganistão, onde terá continuado os treinos, no Campo Alfa da base área de Bagram. Era aí que se encontravam quando, a 28 de abril, Barack Obama se reuniu novamente com os seus conselheiros de segurança. Leo Panetta comunicou, então, que, perante a informação recolhida, a CIA podia garantir que Usama Bin Laden estava mesm o es cond ido naquela casa de Abbottabad.

Para avançar com a missão, só era precisa uma coisa: uma ordem do Presidente.

Obama pediu tempo para pensar. Na manhã seguinte, porventura com grande parte das televisões da Casa Branca sintonizadas na transmissão do casamento de William e Kate, em Londres, Barack Obama chamou quatro dos seus conselheiros principais à Sala Diplomática e comunicou-lhes a decisão: "Avancem!"

ASSALTO FINAL

Por volta das duas horas da tarde, em Washington, Obama e os seus mais diretos colaboradores sentaram-se na Sala de Crise da Casa Branca, com Leo Panetta a juntar-se-lhes, via videoconferência, desde a sede da CIA em Langley. Já era noite no Paquistão e o grupo de comandos SEAL preparava-se para entrar no país, a partir de uma base em Jalalabad, no Afeganistão. Tinham de ser rápidos para evitar qualquer incidente com as forças paquistanesas.

Já passava da meia-noite em Abbottabad quando, a 250 metros do alvo, Sohaib Athar, um técnico de informática, de 30 anos, que estava a trabalhar em casa, escreveu uma mensagem aos seus seguidores no Twitter, a dar conta de uma estranha ocorrência: "Está um helicóptero no ar, aqui em Abbottabad." A sua mensagem seguinte é mais explícita: "Uma grande explosão fez tremer as janelas." Sem o saber, Sohaib Athar estava a relatar, naquela noite de Lua nova, o ataque dos 79 militares americanos que irromperam, em quatro helicópteros, na mansão de Bin Laden. Do que se passou lá dentro apenas se sabe aquilo que tem sido relatado, de forma oficiosa, por fontes ligadas à Administração dos EUA: o raid dos comandos fez acordar os moradores, que tentaram resistir. E foram sendo eliminados.

Bin Laden foi encontrado no terceiro piso e abatido, provavelmente, com dois tiros consecutivos aquilo a que se chama double tap um por baixo do olho esquerdo e outro no peito.

Segundo o New York Times, uma fotografia tirada por um comando SEAL foi imediatamente colocada num programa informático de reconhecimento facial, que lhe atribuiu uma semelhança de 95 por cento. Em seguida, amostras de ADN foram comparadas com a de familiares de Bin Laden, encontrando uma semelhança de 99,9 por cento.

Na Casa Branca, Barack Obama e o seu staff ouviram a comunicação vinda do outro lado do planeta: "Gerónimo EKIA" (sigla inglesa para inimigo morto em ação). Missão cumprida.

AMEAÇA CONTINUA

A morte de Bin Laden foi o culminar de uma campanha que fez da eliminação do líder da Al Qaeda o objetivo principal.

Mas nenhum responsável norte-americano crê, verdadeiramente, que a ameaça terrorista tenha terminado. A começar pelo próprio Obama, que, logo ao anunciar a ação, deixou claro que "a Al Qaeda continuará a agir" contra os EUA. De resto, fontes oficiais em Washington confirmaram igualmente que existe uma gravação deixada por Bin Laden com uma mensagem póstuma dirigida aos seguidores, com instruções muito claras sobre como vingar a sua morte.

Os peritos norte-americanos em segurança não têm, aliás, dúvidas de que a decapitação da Al Qaeda não significa o fim do movimento. Apesar de não ser possível prever, com exatidão, os efeitos do desaparecimento de um homem que, há alguns anos, vinha sendo mais uma força inspiradora do que propriamente um líder operacional.

John McLaughlin, antigo diretor interino da CIA, considerou, em declarações ao Washington Post, que "muito do poder inspirador da Al Qaeda vai diminuir", enquanto Paul Pillar, responsável da agência pela Ásia do Sul e Médio Oriente, entre 2000 e 2004, sustentou, no mesmo jornal, que essa força simbólica "permanecerá, com Usama morto ou vivo".

No plano prático, a opinião unânime é a de que a morte do inimigo número um dos EUA pouco ou nenhum impacto terá, dado que, como refere Paul Pillar, "em termos de direção e controlo operacional, o essencial do que importava mudar já foi feito". Ou seja, ao longo da década seguinte ao 11 de Setembro, a Al Qaeda descentralizou-se e metastizou-se, sub-dividindo-se em grupos regionais, ligados pela ideologia, mas absolutamente autónomos, com responsabilidade total sobre o recrutamento, a estratégia e o planeamento de operações. Os serviços secretos norte-americanos creem que os grupos não têm recebido sequer diretivas ou financiamento do comando central, até aqui liderado por Bin Laden e pelo seu presumível sucessor, Ayman al-Zawahiri, a partir do Paquistão.

Será, pois, de esperar que uma eventual retaliação da Al Qaeda pela morte do seu líder volte a surgir não do centro mas da periferia, como tem acontecido nos últimos anos. As atenções de Washington recaem, sobretudo, no Iémen, onde está baseada a Al Qaeda na Península Arábica (AQPA), o grupo que constitui, neste momento, a principal ameaça externa à segurança dos EUA.

Liderada por Nasser al-Wuhayshi, que combateu ao lado de Bin Laden no Afeganistão, em 2001, e animada por Anwar al-Awlaki um clérigo radical nascido nos EUA, que o próprio Presidente Obama deu ordens para matar, a AQPA esteve por detrás das últimas ameaças à América: o nigeriano que tentou fazer explodir um avião que voava para Detroit, no Natal de 2009, e os explosivos dissimulados em cartuchos de impressoras que tinham como destino Chicago. Outras ações com assinatura da AQPA foram os ataques suicidas que mataram seis turistas ocidentais, no Iémen, e o assalto à embaixada norte-americana na capital iemenita, Sanaa, no qual morreram 14 pessoas, em 2008. Por detrás sempre Al-Awlaki, com os seus sermões nas mesquitas e na internet, incitando à violência como um dever religioso.

Outro grupo do qual se poderá esperar uma retaliação é a Al Qaeda do Magrebe Islâmico (AQMI), responsável por inúmeros ataques suicidas e que se presume ter estado na origem do atentado que matou 16 pessoas, incluindo um português, num café de Marraquexe, na semana passada, frequentado, sobretudo, por estrangeiros. A AQMI é outro exemplo da metastização bem sucedida da Al Qaeda, dado que o grupo, liderado Abu Mossab Abdelwadoud, não é mais nem menos do que o antigo Grupo Salafista para a Prédica e o Combate, sediado na Argélia e rebatizado após ter sido estabelecida a aliança formal à Al Qaeda. Esse processo de assimilação foi conduzido por Atiyah Abd al-Rahman, um influente jihadista companheiro de Bin Laden desde os tempos da luta contra a presença soviética no Afeganistão. Al-Rahman continua vivo e ativo.

Outros focos da atenção americana são o Al-Shabab, grupo com ligações à Al Qaeda que tenta derrubar o governo transitório apoiado pelos EUA e impor um emirado islâmico de tipo taliban, na Somália, e o próprio comando central da organização, no Paquistão. Este continua a fornecer inspiração e know-how a diferentes grupos, como, por exemplo, os talibans afegãos. Os serviços secretos estão, igualmente, focados na determinação da Al Qaeda em continuar a inspirar grupos associados, especialmente na Península Arábica.

Também não perdem de vista o recrutamento estratégico de militantes que tenham nascido ou vivido nos EUA. Não terá sido casual a escolha de Adnan Gulshair al-Shukrijumah para liderar o conselho de operações externas da Al Qaeda, cargo já foi ocupado por Khalid Sheik Mohammed, tido como o "cérebro" do 11 de Setembro. Al-Shukrijumah viveu mais de 15 anos nos EUA.

A opinião generalizada é, pois, a de que a Al Qaeda poderá sobreviver. Mas resta saber se muita da sua força não residia no mito da invencibilidade do seu chefe. Se assim for, não será exagero pensar que lhe poderá acontecer o mesmo que ao Sendero Luminoso, no Peru, ou ao movimento separatista do Curdistão turco, que virtualmente desapareceram depois da captura dos seus chefes, Abimael Guzmán e Abdullah Öçalan.

Ver em Visão:

Sem comentários:

Mais lidas da semana