quinta-feira, 26 de maio de 2011

AUSTRÁLIA GARANTE BOLSAS PARA QUADROS ANGOLANOS


  Enviado da Primeira-Ministra australiana - Fotografia: Mota

JOÃO DIAS – JORNAL DE ANGOLA

O enviado especial da Primeira-Ministra da Austrália para a CPLP, Neil Mules, anunciou terça-feira, em Luanda, que o seu país tem disponíveis bolsas de estudo de curto prazo para quadros angolanos, nas áreas de minas, informação geoespacial, higiene e segurança no trabalho. O anúncio foi feito após um encontro com o secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel, na sequência de uma visita que Neil Mules está a realizar a Angola para identificar as possíveis áreas de cooperação entre os dois países.

À chegada, na segunda-feira, Neil Mules foi ao Ministério do Planeamento e ao das Relações Exteriores, tendo ontem visitado o Ministério da Geologia, Minas e Indústria. "Estamos a explorar os sectores nos quais podemos reforçar as nossas relações com Angola, num momento em que a Austrália começa a intensificar a sua política em África", disse.

Neil Mules considera existir, por parte de Angola, potencial para que mais empresas invistam no sector minério, onde já operam cinco companhias australianas. Disse igualmente que o seu país tem grandes potencialidades para desenvolver a cooperação no sector minério. O enviado especial da Primeira-Ministra da Austrália para os países da CPLP convidou as autoridades angolanas a participarem, em Setembro, no "África Down Under", um evento que reúne anual­mente delegações de diversos países para troca de experiências, cooperação empresarial e formação de parcerias.

O secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel, realçou a importância da visita do enviado especial da Primeira-Ministra da Austrália, referindo que é um sinal evidente da necessidade de cooperação. "Nesta fase inicial, vamos procurar trocar o máximo de informação para que se dêem, posteriormente, os passos necessários para a sua consolidação", referiu, acrescentando que existe um programa para desenvolvimento da indústria transformadora. Na segunda-feira, o enviado especial da Primeira-Ministra australiana encontrou-se com o ministro das Relações Exteriores a quem sugeriu o estabelecimento de "uma nova parceria" entre os dois países.

Sem comentários:

Mais lidas da semana