domingo, 15 de maio de 2011

BLOGGER, QUANDO VOLTA A NORMALIDADE E OS CONTEÚDOS DESAPARECIDOS?




REDAÇÃO

O texto que se segue é uma reposição de publicação de ontem que aborda as “falhas” do Blogger, ocorridas de forma inesperada e com maior incidência entre 11 e 12 de Maio. Sendo que o desaparecimentos de dezenas de postagens do Página Global (e de outros blogues) se mantém, apesar de elementos da equipa do Blogger informarem que estão a fazer a sua reposição. Quisemos acreditar que sim até a este momento.

Fato é que 48 horas depois de dizerem que deram inicio às reposições dos conteúdos desaparecidos ainda não o fizeram, nem o fizeram a outros usuários da blogosfera com que contactámos. O que puderá indiciar que o Blogger está pretender ocultar a sua incapacidade de repor aquilo que desapareceu.

Igualmente grave é o fato de que existem bloguistas que se referem a outros tipos de anomalias no funcionamento do editor de conteúdos. O mesmo nos acontece. No entanto o Blogger informa que “voltou” e dá a perceber que está tudo bem e normal, como anteriormente. Não, não está. Falta repor a normalidade no funcionamento do serviço a muitos níveis.

No caso do Página Global constatamos que voltaram à Barra Lateral conteúdos que tínhamos excluído e desapareceram outros. O que referimos não acontece somente connosco mas sim com muitos mais bloguistas.

Urge que o Blogger assuma os erros graves que se mantêm e informe se está a laborar no sentido de recuperar a normalidade de funcionamento e de reposição dos conteúdos - estimando um prazo - ou se não está e nos informa frontalmente que o que desapareceu é irrecuperável. Pretende~se somente informação completa, correta, transparente e de coragem, o que não parece estar a acontecer até ao momento.

De seguida incluímos a reposição e links de publicação nossa referentes ao assunto:

BLOGGER CONTINUA A “VENDER GATO POR LEBRE”

REDAÇÃO

A Fábrica dos Blogues, há cerca de um mês atrás, tomou a decisão de condensar num único blogue todos os outros que tinha. Para o efeito criou o PÁGINA GLOBAL. A decisão foi uma variante de consequências pelas dificuldades que nos foram criadas com o novo editor do Blogger. Fomos mansos e aceitámos a mudança, presumindo que o novo editor funcionaria bem num blogue criado pós novo editor. Assim aconteceu.

Com adaptação adequada, os elementos do coletivo da FB passaram a fazer as postagens neste blogue com quase tanta comodidade e no tempo que anteriormente o antigo editor proporcionava nos blogues abandonados – Timor Lorosae Nação e Página Um, principalmente. Tudo estava a correr pelo melhor.

Acreditámos e acreditamos que este modelo alternativo do Página Global é o indicado para aquilo que o nosso coletivo tem em mente e que os leitores voltarão a preferir-nos do mesmo modo que anteriormente o faziam nos diversos blogues da FB. Pela nossa experiência sabemos que temos de dar tempo para que os que nos visitam também se adaptem ao novo modelo.

No passado dia 12 o Blogger teve problemas e privou os usuários de postarem durante mais de 20 horas. O comportamento da equipa do Blogger foi exemplar em nos explicarem aquilo que se estava a acontecer e as razões das anomalias. Referimos isso mesmo em postagem de ontem.

Após a “avaria” o Blogger veio dizer que estava tudo bem. Tudo normal. Excepto o sumiço de postagens que iriam repor. Ocorre que até este momento não repuseram essas mesmas postagens. No nosso caso são dezenas delas. Pelo que estamos a concluir nesta equipa verificam-se desaparecimentos de prosas de opinião e outras que nos incomodam seriamente. Isto porque procuramos ser o mais honestos possível neste hobie que abraçámos.

Considerando que o tempo passa e que o Blogger não está funcionando normalmente com este novo editor (o antigo “morreu”). Considerando que não é verdade que tudo esteja bem, como anuncia o Blogger. Considerando que ainda não foram repostos os conteúdos “desaparecidos”. Considerando que o Blogger não dá uma explicação há imensas horas. Tomámos a iniciativa de lhes expor as nossas apreensões e constatações.

O Blogger está a “vender-nos” gato por lebre. Não está a funcionar corretamente (pelo menos em alguns blogues) para se proceder às publicações, ao contrário do que anunciou ontem.

Por todas essas razões escrevemos-lhes com o propósito de alerta, de correção e de que nos esclareçam. São essas missivas que publicamos a seguir. Caso não seja solucionado o que deve passar à normalidade habitual do Blogger, como estávamos habituados, teremos de optar por escolher outros caminhos e encontrarmos um sítio que nos ofereça melhores condições de publicação e garantias de que os conteúdos não desaparecem.

Existe uma tendência dos fornecedores de internet, mas não só, para fazer novo e mudar. Supostamente evoluir. Acontece que muitas vezes as mudanças são retrógradas, não funcionais, incómodas, geradoras de incompatibilidades entre os vários produtos existentes. Daí se concluir que mudam para pior e para nos complicar as vidas.

É mais que sabido que a inteligência não se adquire nas universidades, nem vem enrolada em canudos de licenciamentos universitários e de doutoramentos. O que se pode perguntar é o que certas pessoas andaram a estudar durante anos e anos. Se foi para depois nos complicarem as vidas – até nas coisas mais ínfimas – mais valia estarem sossegados e ficarem pelo ensino básico mas manterem-se pessoas em vez de convencidos aperaltados que nem sabem que não sabem e julgam saber. Cuidado com certos licenciados, certos doutores, engenheiros e… etc.

Aos que nos visitam adiantamos que é muito provável que tenhamos de mudar de alojamento outra vez. Estamos muito inclinados e fazer uma mudança o mais definitiva possível e criar um site próprio. Algo desse género. O tempo e as nossas exigências assim vão ditar.

Pedimos desculpa pela redução de postagens que faremos enquanto experimentarmos dificuldades com este “gato”, que não é lebre, do Blogger, mas que parece quererem fazer acreditar que é. Reduzimos por falta de tempo e paciência. Parece que estamos a lidar com um “monstro”.

CONTATOS COM O BLOGGER

Meus caros

Horas volvidas e continuamos a verificar o desaparecimento de imensas postagens em PÁGINA GLOBAL, são mais de duas dezenas, talvez três.

Poderão fazer o favor de nos dar uma resposta?

Muito obrigado

AM

MUDAR POR MUDAR… E PARA PIOR, NÃO!

Meus caros

Mudar por mudar, para ser diferente, tem de ser para melhor, para mais acessível, mais fácil, mais rápido. Isso não tem sido o que verificamos com o novo editor do Blogger. Está tudo mais complicado e demorado nas postagens, ao contrário daquilo que era no editor antigo.

Tivemos, o nosso coletivo, de abandonar os outros blogues de Fábrica dos Blogues, por não estarem fáceis nas postagens com este novo editor. Criámos o PÁGINA GLOBAL e então, com o novo editor, tudo ficou quase normalizado e quase tão fácil como era com o antigo editor. Era blogue novo e achamos que por isso funcionava bem com o novo editor. Adaptámo-nos e tudo estava a ficar mais fácil. Quase que nos permitia postar ao ritmo de antes com o antigo editor. Agora, a partir desta vossa "avaria" de mais de 20 horas está a voltar tudo ao mesmo. Estamos com sérias dificuldades com o novo editor em PÁGINA GLOBAL. O que se passa? Porque para inovar têm de complicar? Teremos de optar por abandonar o Blogger?

No caso do nosso coletivo temos por projeto e hobie fazer uma seleção de notícias que depois abordamos em opiniões daqueles que o constituem. Assim como sensibilizar os que nos leiam para determinados temas e degradação ou benefícios da sociedade atual em que vivemos. Isso leva a que façamos dezenas de postagens diárias em um só blogue (agora). Ora assim, com um novo editor que complica, é insuportável.

Perguntamos se vão fazer algo que reponha a normalização que estava antes de 12-5, ao menos. É que se nos derem resposta negativa e não nos esclarecerem teremos de abandonar o Blogger. Coisa que não queríamos mas que terá de ser para nos poupar tempo e paciência.

Estamos abertos às vossas explicações e a eventuais aconselhamentos que nos queiram fazer para tornar tudo normal e agradável. Uma coisa é certa: verificamos que na internet, quer o Google, quer o Windows e outros, ao quererem inovar e fazer diferente acabam por nos complicar a vida. Isso não é inovar mas sim retroceder e complicar. Pensem que deste lado estão pessoas. Damos-vos exemplos: o Windows Vista é pior (mais lento) que o XP, as cores e sistema do Explorer 9 é pior do que o 8. No 9 predomina o escuro... Não há óculos que nos emprestem olhos de águia. Como no Windows, agora, o Google falhou no Blogger com este novo editor. Inovar? Não. Estamos a regredir, a andar para trás.

Por favor, tomem em consideração que progredir é tornar tudo mais fácil, rápido, quase perfeito, simples, funcional e acessível. De modo a que qualquer um se sinta confortável e agradado no uso.

Pretendemos que estas sejam críticas construtivas e que encontrem eco em vós. Muito de maravilhoso tem o Google feito mas este novo editor, assim como está, com as dificuldades e eventuais incompatibilidades que cria não é digno do trabalho positivo a que nos habituara.

Aguardamos uma resposta o mais breve possível, caso contrário teremos de escolher outra alternativa para prosseguir com aquilo que temos em mente fazer do PÁGINA GLOBAL.

Muito obrigado pela vossa atenção.

Cumprimentos

P'lo coletivo - Ana Metan

DEPOIS DE ESCRITO (ontem)

Há momentos recebemos uma resposta da equipa de apoio do Blogger sobre o que atrás é exposto. Isso não invalida que procedamos a esta publicação com os devidos agradecimentos a Leo Martins e ao Blogger. O que precisamos é de melhorias efetivas, nada mais.

LEO MARTINS postou uma resposta para a pergunta "O que está a acontecer com as postagens que desapareceram em 12-5?":

Olá Página Global, tudo bem?

Muitos Blog já começaram a ser restaurados ontem as 22:00, sugiro que aguarde que a Equipe do Google já esta resolvendo estes erros.

Abraços,

Leonardo Martins

Relacionado:

Sem comentários:

Mais lidas da semana