quinta-feira, 26 de maio de 2011

Brasil: Derrota do governo na votação do Código Florestal mostra fraturas na base aliada




CORREIO DO BRASIL, de Brasília

A base aliada do governo na Câmara sofreu seu pior desgaste na noite passada, durante a votação do novo Código Florestal. Fragilizada, especialmente por conta da demorada renovação dos cargos de segundo escalão do Executivo, a aliança de sustentação ao governo deixou de existir nos discursos dos líderes aliados durante a votação do Código Florestal. As negociações em torno dessa matéria mostraram os desentendimentos entre lideranças do governo e de partidos aliados de forma ainda mais evidente.

Ao governo não agradou o discurso do líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), que pressionou pela votação do Código Florestal e ainda encabeçou uma emenda que mudava o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) em pontos considerados essenciais pela presidente Dilma Rousseff. A emenda tinha apoio da maioria dos partidos aliados e da oposição. Apenas PT, PSB, PSOL e PV estavam contra a mudança no texto do relator.

Dilma chegou a se reunir com ministros que estão no governo por indicação dos partidos aliados antes de o texto se posto em votação e cobrou que eles articulassem junto a suas bancadas para impedir a aprovação dessa emenda. Mesmo ciente do desejo de Dilma, o peemedebista subiu à tribuna da Câmara e num tom desafiador disse que os ministros não deveriam dar atenção aos deputados e que no caso do PMDB isso não adiantaria de nada, porque o partido votaria unido contra o desejo da presidente.

– Minha querida presidente Dilma, não sei se está me dando a honra (de me assistir), acho que não… Soube que muitos ministros de diversos partidos estão contatando com seus parlamentares. Respeito e compreendo, mas quero pedir aos ministros do PMDB que não tentem mudar os votos do PMDB. Antes de serem ministros, vocês são do meu partido. Não constranjam a minha bancada – afirmou.

Após desafiar a ordem da presidente, Alves, que é pré-candidato à presidência da Câmara em 2013, reforçou o discurso interno.

– Essa é a hora dessa Casa se afirmar – desafiou.

O líder do PMDB foi sucedido pelo líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que classificou de “emocional” o discurso do aliado.

– Talvez esse seja o momento mais tenso da nossa legislatura – ponderou.

E, colocando-se como porta-voz do governo e de Dilma, o petista atacou sem meias palavras a emenda patrocinada pelo PMDB.

– A presidente considera que essa emenda 164 (apresentada pelos peemedebistas) é uma vergonha para o Brasil – afirmou.

Mais cedo, Vaccarezza já havia dito que a presidente poderia vetar a mudança se ela fosse aprovada e no discurso repetiu a ameaça.

– Essa proposta não prosseguirá, porque ela afronta o meio ambiente – disse da tribuna.

Após os discursos, Alves e Vaccarezza não conversaram mais no plenário até o final da votação.

A repercussão do discurso de Alves foi imediata no plenário. Líderes da oposição apoiaram o peemedebista ao perceber o racha na base e o líder do PDT, deputado Gionvanni Queiroz (PA), fez coro ao pedido de desobediência do peemedebista.

– Quero pedir desculpas ao meu líder, o presidente licenciado do meu partido, o ministro (Carlos) Lupi. Ele não conhece, não sabe o que está pedindo – afirmou pouco antes de pedir que a bancada pedetista aprovasse a emenda.

A rebelião da base resultou numa expressiva derrota para o governo que viu a emenda patrocinada pelos seus aliados e rejeitada pela presidente ser aprovada com 273 votos. Outros 182 parlamentares votaram contra a emenda e dois se abstiveram. O clima de derrota para o governo no plenário e os discursos evidenciando as diferenças entre os aliados teve repercussão imediata. O ex-presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse aos repórteres da agência inglesa de notícias Reuters que “essa é uma noite para esquecer.”

Já o vice-líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), classificou o discurso de Alves como “desafiador” e “constrangedor” para a base aliada.

– Foi o mais duro discurso contra o governo nessa legislatura – disse.

Guimarães avalia que o peemedebista foi mais contundente no discurso de olho na sua disputa para a presidência da Casa em 2013.

– Tem que saber quem é quem na base. Vamos ter que conversar, esperar a poeira baixar – concluiu o petista, após o encerramento das votações sobre o Código Florestal.

Dilma se irrita

A presidente Dilma Rousseff ficou irritada com a aprovação do Código Florestal na Câmara dos Deputados, após constatar um racha da base governista, e garantiu a uma fonte do governo que participou das negociações que vetará os trechos do texto que considera equivocados, caso a base não consiga promover mudanças no Senado.

De acordo com essa fonte, que pediu para não ter o nome revelado, Dilma afirmou antes da votação que esperava a derrota do governo mas se disse confiante de que a base governista conseguirá fazer as mudanças na votação no Senado.

De acordo com a fonte do governo, o Planalto vê com bons olhos o nome do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) como relator da matéria no Senado.

Na votação da noite passada, o governo concordou com o texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) com algumas ressalvas, mas foi contrário a uma emenda proposta pelo PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, que, entre outros pontos, tira do governo federal a exclusividade de regulamentar o uso de áreas de preservação permanente (APP).

Na avaliação do governo, a emenda peemedebista anistia desmatadores e, durante a sessão em que ela foi aprovada, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), chegou a falar em nome de Dilma, após o discurso do líder do PMDB, e afirmou que a presidente considerava a emenda ao Código Florestal “uma vergonha para o Brasil”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana