sábado, 7 de maio de 2011

DIA DA EUROPA, QUE EUROPA?




Vive-se na "lógica nacionalista de alguns países" - Boaventura Sousa Santos

DESTAK - LUSA

A Europa “perdeu o sentido de solidariedade”, sustenta o sociólogo Boaventura Sousa Santos, considerando que a União Europeia (UE) vive na “lógica nacionalista de alguns países” e “hoje já não é o projeto europeu”.

O modo como, por exemplo, “foi tratada a crise grega” traduz “isso mesmo”: reflete de forma evidente que a UE “não está à altura da solidariedade que o atual momento exige”, afirma à agência Lusa o catedrático e diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a propósito do Dia da Europa que se assinala segunda-feira.

“A dívida da Grécia – como a de Portugal – é uma dívida da UE e, internacionalmente, é assim que deveria ter sido entendida quando a crise estalou naquele país”, defende o coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça.

Mas, em vez de fazer “uma travagem aos ataques especulativos ao euro”, a Europa permitiu que “os mercados especulativos aproveitassem a brecha”, revelando, simultaneamente, que “perdeu o sentido de solidariedade”.

“Isto não é o projeto europeu”, afirma Boaventura Sousa Santos, sublinhando que hoje, na UE, “impera “a lógica nacionalista de alguns países que beneficiaram do euro forte e da crise e dificuldades que países como Portugal e Espanha foram vivendo”.

O Conselho Europeu “admitiu renegociar a dívida em 2013, quando isso devia ser feito agora”, diz o sociólogo, explicando o motivo deste adiamento: “Porque está em causa a defesa das posições da banca, sobretudo a alemã, e é a lógica alemã que domina”.

Saiba mais sobre:  União Europeia

Sem comentários:

Mais lidas da semana