sábado, 7 de maio de 2011

ASEAN: Inflação pode ameaçar o crescimento da região e provocar pobreza - Susilo




CSR – JCS

Jacarta, 07 mai (Lusa) – O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, disse hoje que a inflação nos países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) ameaça o crescimento da região e "pode provocar mais pobreza entre as pessoas".

Yudhoyono pediu aos países membros da ASEAN para "tomarem medidas concretas para travar o aumento dos preços de alimentos e energia" para evitar o comprometimento da economia, durante o primeiro dia da cimeira de presidentes do bloco regional, que termina no domingo, em Jacarta.

A Comissão Económica e Social para a Ásia e o Pacífico (ESCAP) das Nações Unidas sublinhou esta semana no seu relatório anual que a inflação é o principal risco para os países da região, mas que continuará a liderar o crescimento económico mundial.

A cimeira de chefes de Estado e de Governo da ASEAN arrancou hoje em Jacarta, com o apelo à unidade regional quebrada pelo conflito territorial entre a Tailândia e o Cambodja.

Na sua intervenção na cerimónia inaugural, o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, salientou que a ASEAN tem uma “identidade e um povo comum”.

Os dirigentes dos dez Estados da organização regional incluíram na agenda de trabalhos a analise da disputa entre os governos do Cambodja e da Tailândia relativas a discrepâncias sobre os limites territoriais e a candidatura da Birmânia em presidir à organização em 2014.

Na agenda de trabalhos da reunião está também a análise da entrada de Timor-Leste na organização, apesar de países como Singapura terem manifestado oposição à adesão.

A ASEAN foi fundada em 1967 e integra a Birmânia, Brunei, Cambodja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname.

Sem comentários:

Mais lidas da semana