quarta-feira, 18 de maio de 2011

Espanha: Dez mil habitantes dormiram ao relento após terramoto de Lorca







Nuno Ribeiro, em Madrid - Público


Abalo fez oito mortos e 120 feridos


O terramoto que abalou ontem à tarde a cidade de Lorca, em Múrcia, provocou oito mortos e 120 feridos, três dos quais em estado grave.


Outras 40 pessoas com ferimentos diversos estão hospitalizadas. O sismo, que sacudiu a cidade às 18h47 com a magnitude de 5,1 na escala de Richter, cujo epicentro se situou na localidade de 92 mil habitantes, provocou a queda de alguns prédios na zona histórica da urbe e originou fissuras em vários edifícios.



O abalo provocou, ainda, desprendimento de terras, o que dificultou os acessos à cidade, levando ao corte da Auto-Estrada do Mediterrâneo no troço cumprido no denominado túnel de Lorca. Durante toda a noite foram sentidas várias réplicas, embora de menor intensidade e sem consequências.



Dez mil habitantes passaram esta noite ao relento, com mantas e alimentos fornecidos pelos serviços de protecção civil. Foram instalados nos parques da cidade quatro hospitais de campanha e, durante a manhã de hoje, o contingente de mais de 300 homens da Unidade Militar de Emergência, corpo do exército espanhol criado para combater catástrofes naturais, espera limpar as ruas e concluir a retirada dos destroços dos edifícios.



Os partidos políticos decidiram interromper hoje a campanha para as eleições autonómicas e municipais de 22 de Maio e as diversas administrações concentram os seus esforços para que Lorca recupere a normalidade. Não é a primeira vez que a cidade é afectada por um sismo de grandes proporções. Lorca, situada na Comunidade de Murcia, na área do Levante, a de maior incidência sísmica país, já sofreu dois grandes terramotos na sua história, em 1647 e 1818.

Nota PG: Este conteúdo foi publicado em 12 de Maio mas por “avaria” do Blogger “desapareceu”, tendo agora surgido nos rascunhos. Ao voltarmos a publicar toma automaticamente a posição no dia em que o republicamos. Pedimos desculpa pela “anormalidade”. Nos arquivos de dia 12 de Maio, na barra lateral, esse dia não existe e para republicar somos obrigados a fazer demorados acertos por via do mau funcionamento do novo editor do Blogger.

Sem comentários:

Mais lidas da semana