quarta-feira, 25 de maio de 2011

GOVERNO DE ANGOLA MANDA PRENDER MANIFESTANTES DA LUTA CONTRA A POBREZA



Polícia dispersou manifestação contra a pobreza
e terá feito quatro detenções, mas apenas uma confirmada

NME – EL - LUSA

Luanda, 25 mai (Lusa) -- A manifestação contra a pobreza marcada para hoje em Luanda, organizada pelo Movimento Revolucionário de Intervenção Social (MRIS), foi dispersada pela polícia, que mantém no local um forte dispositivo de efetivos, disseram à Lusa fontes da organização.

Além da detenção do presidente do MRIS, Luís Bernardo "Matéria Orgânica", na terça-feira à noite na sua residência, as fontes contactadas pela Lusa referiram ter sido efetuada uma segunda detenção, esta já hoje no local da manifestação, na Praça da Independência, em Luanda.

A ordem de dispersar dada pela polícia foi acompanhada da apresentação de uma carta do Governo Provincial de Luanda, com data de 19 de maio, a não autorizar a iniciativa.

A Agência Lusa contactou, a partir de Lisboa, um dos organizadores da manifestação, que solicitou o anonimato, que referiu que no total foram detidas quatro pessoas: Luís Bernardo, que terá sido espancado no momento da prisão, Carbono Casimiro, porta-voz do grupo de organizadores, e outros dois elementos do movimento, Jang e Ikonoclasta.

Estas três detenções não foram ainda confirmadas pela polícia.

À hora prevista para o início da manifestação, 13:00 em Luanda (mesma hora em Lisboa) estavam concentradas na Praça de Independência mais de uma centena de pessoas, algumas empunhando cartazes com palavras de ordem contra a "Pobreza Extrema" em Angola.

Em declarações à Lusa, fonte da organização disse que o pedido de anúncio da iniciativa, entregue em abril, não teve nenhuma resposta do Governo Provincial de Luanda, razão pela qual tinham decidido manter a convocatória, para o que invocam a legislação em vigor, segundo a qual a falta de resposta constitui reconhecimento de autorização, como tinha sucedido na manifestação do passado dia 02 de abril, que decorreu sem incidentes.

A Lusa continua a tentar contactar a polícia angolana para confirmar o número de detenções efetuadas.

Relativamente à detenção de Luís Bernardo, uma fonte da polícia contactada pela Lusa, que preferiu não se identificar, disse que "Matéria Orgânica" se encontra detido na direção provincial de investigação criminal, alegadamente por ameaça e porte ilegal de arma de fogo.

**Mais notícias e relacionados em ANGOLA 24 HORAS

Sem comentários:

Mais lidas da semana