domingo, 8 de maio de 2011

Indonésia: Continua a procura de corpos das vítimas do acidente aéreo em Papua




JCS – LUSA

Jacarta, 08 mai (Lusa) – Equipas de resgate retomaram hoje a busca dos corpos de pelo menos dez vítimas do avião que caiu no mar no sábado, ao largo da costa da província indonésia de Papua, com cerca de 27 pessoas a bordo, informaram as autoridades locais.

Os esforços de resgate foram suspensos no início da noite de sábado, quando 17 corpos já haviam sido resgatados, disse o diretor-geral do Ministério dos Transportes, Herry Bhakti.

O avião, da empresa estatal Merpati, caiu a meio quilómetro do aeroporto de Kaimana, quando já realizava manobras para a aterragem.

De acordo com o porta-voz do departamento de aviação civil, Bambang Ervan, o avião - modelo Xian MA-60, fabricado na China e com capacidade para 50 passageiros, transportava seis tripulantes e 21 passageiros, entre eles três crianças.

O chefe da Agência Nacional de Salvamento, Nono Sampono, disse que as equipas de resgate, que se juntaram a vários pescadores, também tentam localizar a caixa negra da aeronave.

As autoridades apontam para má visibilidade provocada pelas condições climáticas como causa do acidente.

"O avião caiu ao tentar uma aterragem de emergência devido ao mau tempo", disse Bambang Ervan à agência estatal Antara.

O avião vinha do aeroporto na cidade de Sorong, situado na parte ocidental da ilha de Papua.

Em 2010, 78 pessoas ficaram feridas quando um avião da mesma empresa saiu da pista de aterragem no aeroporto de Manokwari, também na província da Papua.

A Indonésia é fortemente dependente de rotas aéreas para ligar as cercas de 6.000 ilhas habitadas, algumas das quais cobertas por montanhas e florestas.

Devido a um elevado número de acidentes, a União Europeia colocou em julho de 2007 em sua "lista negra" 51 companhias aéreas indonésias, proibindo-as de voar nos 27 países da UE.

Várias delas já foram removidas da lista, depois da melhoria das suas condições de segurança.

Sem comentários:

Mais lidas da semana