domingo, 8 de maio de 2011

Tailândia/Cambodja: Chefes do Governo reuniram com presidente indonésio




JCS – LUSA

Jacarta, 08 mai (Lusa) – Os chefes dos Governos da Tailândia e do Cambodja reuniram-se hoje à margem da reunião da ASEAN que decorre em Jacarta para discutir o conflito fronteiriço que afeta os dois países e já provocou, recentemente, duas dezenas de mortos.

O primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, e o seu homólogo cambojano Hun Sem, estiveram reunidos durante uma hora com o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, que preside à cimeira da ASEAN e que insistiu no encontro.

No final do encontro, nenhum dos participantes falou sobre as conversações do conflito que já provocou nas últimas semanas 18 mortos e milhares de deslocados.

“Foi uma reunião informal entre os dois chefes de Governo e o presidente indonésio para ajudar a coordenar o assunto”, afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Tailândia, Thani Thongphakdi.

Apesar da recusa inicial dos dois governantes em manter um encontro bilateral durante a cimeira da ASEAN, ambos cederam à proposta indonésia depois de Susilo Bambang Yudhoyono também ter salientado no sábado que a estabilidade e a paz na região era uma condição fundamental e prévia à integração económica que o bloco asiático pretende para 2015.

No entanto, o encontro foi precedido de várias acusações com Hun Sem a acusar a Tailândia de ter invadido a fronteira do Cambodja e com Abhisit a acusar o seu homólogo de pretender internacionalizar o conflito.

Entretanto a Indonésia manifestou disponibilidade para enviar observadores à região em conflito de forma a verificar o cumprimento do cessar-fogo, mas a proposta encontrou resistência de Banguecoque e a recusa do exército Tailândia.

O Cambodja e a Tailândia repartem uma pequena fronteira cujos limites nunca foram claramente definidos e que na última década já provocou vários conflitos entre ambas as forças armadas dos países.

A crise foi reavivada em 2008 quando a UNESCO declarou Património da Humanidade e incluiu em território cambojano um templo hindu do século XI.

A Tailândia admite a soberania cambojana do conjunto dos monumentos, mas reclama 4,6 quilómetros quadrados adjacentes.

A ASEAN foi fundada em 1967 e integra a Birmânia, Brunei, Cambodja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname.

Sem comentários:

Mais lidas da semana