sábado, 7 de maio de 2011

O KUDURISMO POLÍTICO NO IV CONGRESSO DO MPLA





O político de sucesso nos dias que vivemos, mente e tem de ser obrigatoriamente bom mentiroso e falso. Construindo o seu caminho (na busca do poder) entre o clientelismo e a intriga, mas com ares de profundo saber, maturidade e integridade.

JES demonstrou mais uma vez ser um animal político raro, um kudurista nato, que nem Tony Amado. Em palco seu signo é camaleão. Mesmo quando alguma verdade pudesse transcorrer os seus dentes, passar a barreira dos seus lábios, ainda assim seria sempre duvidosa. A mensagem que deixou no ar sobre as redes sociais nesta sexta-feira é apenas mais um exemplo. JES alterou substancialmente tudo que disse no dia 15 de Abril sobre a redes sociais na internet. Agora elas já são nossas amigas.

O conclave do kuduro também chamado de IV congresso, sob o lema “MPLA – mais democracia, mais desenvolvimento” (numa versão do programa continuar a Mentir mas Diferente e Para Sempre) terminou como começou, sem novidades nem curiosidades. Alias, a única curiosidade foi o discurso, (que mais pareceu um o guião de campanha) que sofreu emendas industriais para que não recebesse mais um lote de reprovação como o anterior e tornar-se mais uma vez num saco de pancadas. De resto foi kudurismo político, cantando e tocado para esconder o vazios da má governação, neste terreno armadilhado da pseudo-democracia Angolana.

O kudurista-chefe do nosso partido-fraude, demonstrou-se demasiado apto para mais uma safra de enganar os pobres e torpedear a verdade, sem prestar contas. Desta vez apareceu mais pausado; talvez queimado pelo desastroso discurso do dia 15 de Abril. Nada de poemas desta vez, para não trocar peixe podre por peixe seco. JES mostrou mais uma vez, que continua preocupado com o mundo; as palavras soberania, ocidente, neocolonialismo sairam-lhe da boca como dispáros bem direccionados. Os ventos do norte continuam a lhe tirar o sono, e, um dos seus objectivo demonstrado nos ultimos discurso foi o de atenuar os ventos de mudança e o sentimento de revolta contra os ditadores africanos. O clube dos kuduristas esta em risco; alguém lá no ocidente que acabar com o kuduro, temos de estar atentos, eles querem implementar o pop, o rock e o Hip-Hop, como forma de acessarem facilmente as nossas camanga e o nosso petróleo, A resposta mais adequada e mais eficaz a dar a esta situação é fazer valer os nossos truques e toques, que só o MPLA sabe aplicar, isto é, reforçar a União a volta do kuduro, fazer com que todos dancem apenas kuduro. Viva o kuduro! viva!!!

JES, mas uma vez recorreu a velha táctica da manipulação, acusou o ocidente de querer reacender a guerra fria, e o ressurgimento do neocolonialismo, mas JES esqueceu que o oriente já cá esta em força com o seu colonialismo de olho rasgado, trazendo até zungueiros e vendedores de gelos, ou o chefe não sabe que existem chineses a zungarem pelas ruas de Luanda, e que em breve os mesmos estarão a medir braços com a nossas peixeiras? Meu senhor! O neocolonialismo já existe, é foi o MPLA que o trouxe. Quanto a ingerência, ela só acontece porque os lideres africanos continuam a enganar a democracia para permanecerem no poder, não realizam eleições justas e transparentes, e sustentam os seus governos com corrupção e desvios dos fundos públicos, tal como aconteceu com o senhor ao mandar fazer uma constituição só para si.

Depois de bifar o ocidente JES, virou as baterias para as conquistas da paz, todos os resultados são em milhões; quatro milhões de pessoas reassentadas, cinco milhões de alunos em novas salas de aulas etc., etc. Claros que as inconquistas não fizeram parte do cardápio; cadé as o milhão de casas? Cadé a promessa da realização das presidenciais?

O kudurismo político continuou, com JES a dar uma de Dog Murras, embelenzando mentiras como essa; as soluções demagógicas e populistas não fazem parte da cultura política e da doutrina do nosso Partido. Para o MPLA, as promessas feitas devem ser cumpridas. Mais uma vez eu pergunto cadé as o milhão de casas? Cadé a promessa da realização das presidenciais? Não são essas promessas feitas que deviam ser cumpridas?

Democratizar uma mentira significa tornar ela verdavél, eis um exemplo; Neste processo de desenvolvimento nacional, ninguém deve ser excluído, pois as diferenças de opinião e de convicções políticas só nos valorizam e conduzem a um aperfeiçoamento do trabalho comum e da democracia. Meu senhor, o MPLA é alergico a diferenças de opinião, e todo aquele que não pensam como os bajuladores são fantoches, demagogos, intriguistas e agitadores, não é isso? Se não for isso, então vá ler os editoriais do Jornal de Angola, programado para insultar, estrangular, distorcer e esmagar qualquer ideia alheia, qualquer personagem que não seja emepelista.

E mais; A tolerância e a liberdade de pensar, criar e exprimir-se, que o nosso Partido consagra no seu Programa, são valores que os militantes, amigos e simpatizantes do MPLA devem praticar no dia-a-dia, por forma a contribuírem para a construção de uma sociedade moderna e próspera. E, isso o tem feito a TPA, Jornal de Angola e Rádio Nacional? A manipulação que hoje é feita dos factos pela impresa conta, infelizmente, com o contributo e apoio dos militantes, amigos e simpatizantes do MPLA. Sinceramente senhor Presidente! de kuduro e seus bifes, estamos cansados, Já basta ouvir o nagrelha a bifar outros kuduristas e gritar bem alto ele é o melhor.

O que eu (e muitos) esperavam, era que os kuduristas politicos reunidos esta sexta feira, deliberassem algo palpavelmente relevante para a sociedade que derigem; por exemplo, a sucessão do rei, ou seja, quem será o substituto do nosso Tony Amado?

Autor: Jordão Kupindissa - Fonte: www.kissonde.net

Sem comentários:

Mais lidas da semana