segunda-feira, 16 de maio de 2011

Peritos da ASEAN admitem crescimento de dois dígitos nas próximas décadas




MSO - LUSA

Díli, 16 mai (Lusa) -- Peritos da ASEAN admitem que Timor-Leste continue a ter um crescimento de dois dígitos por longo tempo, mas recomendam a melhoria do setor primário, o incremento da produtividade laboral e a identificação e redução de ineficiências.

A informação foi dada hoje pelo Governo timorense, reportando-se à análise, durante uma reunião de peritos da Associação das Nações do Sudeste Asiático, de um documento apresentado pelas autoridades timorenses intitulado "Timor-Leste e a ASEAN em 2030".

Entre os principais tópicos da apresentação, feita durante a última cimeira da ASEAN, em Jacarta, contaram-se os alvos económicos a que Timor-Leste se propõe, apontando para um crescimento económico de dois dígitos para as próximas décadas, mantendo os níveis registados nos últimos quatro anos.

"Com base na hipótese de convergência, através da qual os países pobres e com menos rendimentos irão crescer mais rapidamente do que os países ricos, e com crescimentos elevados, os peritos concordaram que a economia de Timor-Leste, partindo de uma base muito baixa, poderá crescer dois dígitos ao ano durante um longo período", indica um comunicado do Governo timorense sobre a reunião do bloco regional que Timor-Leste pretende integrar.

"Vários países que alcançaram o crescimento de dois dígitos, durante décadas, foram considerados na discussão, incluindo a China, que conseguiu um crescimento médio de 10,2 por cento durante 28 anos (1982-2009); o Japão, que conseguiu um crescimento médio de 10,01 por cento durante duas décadas (1951-1970); e o Botswana, que conseguiu um crescimento médio de 13,5 por cento durante 22 anos (1968-1989)", indica o documento.

De acordo com a mesma fonte, "entre outros conselhos, os peritos recomendaram a incidência no crescimento, incluindo prioridades do setor primário, produtividade laboral e identificação e redução de ineficiências".

O Governo timorense esteve representado por João Saldanha, assessor principal de Economia do Ministério das Finanças.

No encontro, participaram agentes económicos dos principais grupos de reflexão dos países membros da ASEAN, do Secretariado da ASEAN e do Banco Asiático para o Desenvolvimento.

Timor-Leste apresentou em março o pedido formal de adesão à ASEAN, mas há uma semana o bloco regional, na sua cimeira em Jacarta, adiou a decisão sobre a pretensão timorense, alegando que ainda são necessárias considerações a serem feitas sobre o assunto.

A ASEAN, fundada em 1967, inclui a Birmânia, Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Tailândia, Singapura, Vietname.

Sem comentários:

Mais lidas da semana