terça-feira, 10 de maio de 2011

Portugal: PSD perde terreno para o PS e mantém-se o empate técnico




Luciano Alvarez – Público

Sondagem da Intercampus para PÚBLICO e TVI

O PSD continua a perder terreno para o PS. Comparando a sondagem da Intercampus para o PÚBLICO e a TVI desta segunda-feira, com a da passada sexta-feira, os sociais-democratas descem 0,8% e os socialistas sobem 0,3%. Mantém-se o empate técnico, mas PSD e CDS, que também cresceu, continuam dentro do campo das possibilidades de conseguirem juntos uma maioria parlamentar.

A perda dos sociais-democratas e o crescimento dos socialistas não são muito acentuados, mas não deixam de ser significativos, uma vez que esta recolha de opinião foi feita entre dia 4, quarta-feira, e dia 8, domingo, deste mês. Ou seja, depois de José Sócrates já ter falado ao país sobre as medidas da troika para Portugal (na passada terça-feira) e, em parte, já depois dos membros da União Europeia e do FMI terem anunciado as medidas (na passada quinta-feira).

Na primeira sondagem da Intercampus para o PÚBLICO e a TVI o PSD recolhia 37% e agora soma 36,2%. Já o PS cresce de 34,8% para 35,1%. A distância entre ambos desceu de 2,2% para 1,1%.

Quem também tem uma ligeira subida é o CDS-PP: passou 10,5% para 10,9%. Os votos do PSD e CDS juntos, na passada sexta-feira, chegavam aos 47,5% e agora somam 47,1%, ficando ainda dentro do campo de possibilidades de obterem uma maioria parlamentar.

A CDU passa de 7,9% para 7,7% e o BE cai meio ponto percentual, passando de 7,0% para 6,5%. Crescem as preferências pelos outros partidos, que passam de 2,8% para 3,6%.

Os partidos de esquerda – PS, CDU e BE – juntos continuam somar mais votos do que os da direita (49,3% contra 47,1%).

Esta repartição dos votos leva em conta apenas os entrevistados que manifestaram a intenção de votar num dos partidos indicados. Quase metade (46,2%) indicou na passada semana a opção “não sabe/não responde” ou disse que não votaria em nenhum partido. Esse número desce agora ligeiramente, situando-se nos 45,3%.

A cair está também o número de portugueses que acha que o futuro Governo deve ser formado por uma coligação de partidos: passou de 56,9% para 55,9%. No mesmo sentido vai a opinião dos que acham que deve ser o partido vencedor a governar (29% para 28,8%).

Dos que optam por um governo de coligação, 23,2% preferiam uma união PSD-CDS (24,6% na primeira sondagem); 20,5% queriam PSD-CDS-PS (19,7% na sexta-feira); 21,2% optavam por uma coligação PSD-PS (20,7% na sexta-feira); 11,6% gostariam de ver unidos PS-PCP-BE (10,1% na primeira) e 6,3% queriam uma coligação PS-CDS (5,7% na sexta-feira). A união entre socialistas e centristas é a que mais sobe.

Em queda leve está a opinião dos que acham que o próximo Executivo vai governar melhor: passou de 35,1% para 34,7%. Os que acham que a governação será igual são agora 40,9% quando há uma semana eram 42,1%. O número dos que acham que será pior subiu: passou de 8,4% para 9%.

Oito sondagens PÚBLICO/TVI

Esta é a segunda de uma série de oito sondagens regulares da Intercampus para o PÚBLICO e a TVI, feitas à população portuguesa sobre as eleições legislativas de 5 de Junho e que terão lugar até à véspera do fim da campanha eleitoral.

Os resultados poderão ser vistos no site do PÚBLICO às sextas-feiras e segundas-feiras, a partir das 20h00, ao mesmo tempo que são apresentados no Jornal das 8 da TVI. Uma cobertura mais completa, que inclui comentários de três painéis fixos de analistas, será publicada no dia seguinte (sábado e terça-feira) na edição impressa e estará também acessível a assinantes online.

Ficha Técnica

Esta sondagem realizada pela Intercampus para a TVI/PÚBLICO, com o objectivo de conhecer a opinião da População Portuguesa sobre temas da actualidade. O universo é constituído pela população portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseados, residentes em Portugal Continental, em lares com telefone fixo. A informação foi recolhida através de entrevista telefónica (CATI), com base em questionário estruturado e elaborado pela TVI e adaptado pela Intercampus. A amostra de 1020 indivíduos foi seleccionada através do método de quotas, a partir de uma matriz de estratificação que considerou as variáveis Sexo, Idade e Concelho. A selecção dos lares com posse de telefone fixo foi efectuada de forma aleatória. A selecção dos entrevistados foi efectuada de forma polietápica: inicialmente de forma aleatória, condicionada por quotas de sexo e idade. O erro de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 3,07%. A taxa de resposta obtida neste estudo é de 48,1%. Período da recolha da Informação: De 4 a 8 de Maio. Equipa: Estiveram envolvidos 53 entrevistadores, devidamente treinados para o efeito, sob a supervisão directa dos técnicos responsáveis pelo estudo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana