terça-feira, 17 de maio de 2011

Timor-Leste: GOVERNO TIMORENSE VAI CONSTRUIR HABITAÇÃO SOCIAL




JORNAL DIGITAL

Díli - O Governo de Timor-Leste prometeu construir 11 mil casas de habitação social para a população mais carenciadas do país, durante o ano de 2011.

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, declarou que se comprometeu a construir cinco novas habitações por sub-distrito com base no Millennium Challenge Goal, programa que tem como finalidade garantir a redução da pobreza no país.

No decorrer de uma reunião realizada ontem em Díli, o primeiro-ministro inquiriu os administradores dos distritos, bem como, os chefes de aldeia, para identificar as pessoas mais carenciadas nas suas comunidades, e para persuadir os habitantes nas montanhas ou áreas isoladas a deslocarem-se para locais estratégicos, com a finalidade de beneficiar do programa habitacional do Governo.

Entretanto, o coordenador do Millennium Challenge Goal, em Timor-Leste Samuel Marcalha, afirmou que as novas residências estarão equipadas com todos os recursos, incluindo painéis solares. Samuel Marcalha indicou que o programa terá início após a conclusão do processo de licitação.

Os chefes de aldeia afirmaram estar esperançados com o programa habitacional do Governo. Salomão da Cruz, porta-voz do chefe da
aldeia do distrito de Bobonaro declarou que «apoiam esta política, mas o grande desafio prende-se com as disputas de terra».

Neste âmbito, Corlnelio Gama, porta-voz do chefe de aldeia do distrito de Díli, solicitou ao Governo e ao Parlamento a aprovação da Lei sobre a Terra, que irá resolver os problemas relacionados com a mesma, uma dos maiores dificuldades que o país enfrenta. O primeiro-ministro afirmou que o Governo.

(c) PNN Portuguese News Network

3 comentários:

Anónimo disse...

Nabil Bonduki, brasileiro, tem um belo trabalho sobre a origem da habitação social no Brasil. É uma investigação que poderá servir as autoridades timorenses

Anónimo disse...

Nabil Bonduki, o tal rei das drogas?

Anónimo disse...

Não. É professor universitário e ex-secretário de habitação da cidade de São Paulo

Mais lidas da semana