sábado, 14 de maio de 2011

Timor Leste: Grupos de artes marciais firmam compromisso para evitar a violência




MSO - LUSA

Díli, 14, maio (lusa) -- Representantes de vários grupos de artes marciais e rituais assumiram hoje em Díli um compromisso de não agressão e vão adotar um plano comum, por dois anos, para evitar a violência.

Segundo disse à Lusa Aniceto Neves, da Federação dos Grupos de Artes Marciais e Rituais, "as artes marciais e rituais realizaram o compromisso de Díli para garantir a estabilidade, a segurança e defender a soberania nacional".

O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e contou com a presença, pelo menos, de representantes de grupos legalizados.

A aproximação das eleições, gerais e presidenciais, e a necessidade de evitar que nova onda de violência possam levar o país a regredir no seu desenvolvimento, levou o próprio primeiro-ministro a fazer questão de estar na abertura do encontro.

Xanana Gusmão, em tom quase de comício, lançou um veemente apelo para que usem a cadeia de solidariedade em prol da paz, da prosperidade do país e da soberania nacional, constantemente questionada por incidentes.

"Houve valentia na luta de libertação e no fim achavam que continuavam a ser valentes a provocar problemas, a queimar casas, a matar os outros sem fundamento.

Sem comentários:

Mais lidas da semana