quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ajuda australiana será de 85 milhões de euros em 2011 e 2012 - embaixador Miles Armitage




MSO - LUSA

Díli, 22 jun (Lusa) -- Em 2011 e 2012, a Austrália concederá 123,7 milhões de dólares (85 milhões de euros) de ajuda a Timor-Leste, anunciou hoje em Díli o embaixador australiano Miles Armitage.

O montante desta ajuda, segundo o embaixador, "demonstra o compromisso de longo prazo (da Austrália) para trabalhar com o governo e a sociedade civil de Timor-Leste, para ajudar a construir um País mais seguro, saudável e próspero".

Miles Armitage falava na cerimónia de atribuição de prémios pecuniários a 25 organizações de nove distritos para apoio a actividades comunitárias, que decorreu no Palácio Presidencial.

Durante o seu discurso, o diplomata australiano disse que as pequenas subvenções, totalizando 523,243.00 dólares australianos (386 mil euros), são "apenas uma parte da ajuda ao desenvolvimento de Timor-Leste".

"Em 2011 e 2012, esta será de cerca de 123,7 milhões dólares americanos para melhorar os resultados em muitas áreas: educação, saúde, justiça, policiamento, capacitação do setor público, água e saneamento, e infraestrutura rural", disse.

Na mesma ocasião, o Presidente da República, José Ramos-Horta, agradeceu o apoio oferecido pelo governo australiano através da sua agência de cooperação, a AUSAID, que desde 2000 tem desenvolvido o programa ETCAS (The Austrália - East Timor Community Assistance Scheme).

Ramos-Horta destacou o facto dos projetos das organizações selecionadas terem como alvos as populações de localidades remotas, considerando que o trabalho dessas organizações complementa a política do Governo de procurar parcerias com a sociedade civil.

O ETCAS é um esquema de pequenas subvenções que oferece financiamento direto às actividades de desenvolvimento comunitário. Desde 2000 já apoiou 500 actividades, nos 13 distritos do país.

Este ano serão concedidos 25 subsídios, que vão apoiar, nomeadamente a construção de uma biblioteca comunitária em Gleno, uma cooperativa de produção de tais em Lautem, formação a meia centena de pessoas com deficiência em Baucau, entre outros projetos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana