quarta-feira, 22 de junho de 2011

Timor-Leste: JAPÃO DISPONÍVEL PARA CONCEDER EMPRÉSTIMOS PARA O DESENVOLVIMENTO




MSO - LUSA

Díli, 22 jun (Lusa) -- O Japão dispõe-se a conceder a Timor-Leste um empréstimo a 40 anos, com os três primeiros anos de carência de juros, para financiar o Plano de Desenvolvimento Estratégico.

A informação foi transmitida pelo embaixador do Japão em Timor-Leste, Iwao Kitahara, durante um encontro com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Carlos Alberto, anunciou hoje o MNE.

Durante o encontro, Iwao Kitahara comunicou a disponibilidade de um empréstimo do Japão ao Governo de Timor-Leste, "que poderá ser pago a mais de quarenta anos, com os primeiros três anos de juros livres".

Além da disponibilidade para conceder crédito, o embaixador do Japão comunicou que em agosto deverão ter início as obras do projeto do porto de Oecusse, previsto num acordo bilateral celebrado entre os dois países.

"O embaixador Kitahara solicitou o apoio de Timor-Leste em relação à reforma do Conselho de Segurança da ONU.

O Japão, juntamente com alguns outros países, tem tomado a iniciativa de propor um projeto de resolução com vista a realizar a reforma do Conselho de Segurança", explicou Carlos Alberto, adiantando que o Conselho de Ministros terá informações sobre as questões abordadas.

A manifestação da disponibilidade do Japão para conceder crédito a Timor-Leste ocorre poucos dias depois da presença em Díli do vice-minitro do Comércio da China, em que um dos assuntos abordados com as autoridades timorenses foi a ajuda chinesa ao desenvolvimento, nomeadamente sobre a forma de empréstimos concessionais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana