quarta-feira, 22 de junho de 2011

ALEMANHA PREPARA REDUÇÃO DE IMPOSTOS DA ORDEM DOS 10 MIL MILHÕES DE EUROS





O Governo alemão deverá anunciar uma redução  de impostos da ordem dos 10 mil milhões de euros no princípio de julho,  que incidirá, sobretudo, sobre rendimentos baixos e médios, confirmaram  hoje várias fontes do executivo. 

Na sua edição de terça-feira, o matutino Financial Times Deutschland  já tinha anunciado que a chanceler Angela Merkel, face à melhoria da situação  económica, prometeu ao seu parceiro de coligação, os liberais do FDP, uma  baixa dos impostos antes das legislativas de 2013. 

O porta-voz do executivo, Steffen Seibert, já tinha admitido a jornalistas  em Berlim que a habitual ronda dos partidos da coligação de centro direita  a realizar antes das férias de verão deveria debater uma eventual redução  de impostos. 

"No âmbito da redução da dívida pública, há alguma margem de manobra  para aliviar rendimentos mais baixos e rendimentos médios", adiantou Seibert.

Hoje mesmo, o líder parlamentar dos democratas cristãos, Volker Kauder,  disse na televisão pública ARD que "a boa situação económica dá margem para  descer os impostos". 

Em queda nas sondagens desde as legislativas de 2009, em que obtiveram  14,6 por cento dos votos, o que lhes permitiu regressar ao governo federal,  os Liberais têm exigido uma reforma fiscal na Alemanha, que já fazia parte  do seu programa eleitoral. 

Uma tal reforma carece, no entanto, da aprovação do Bundesrat (Conselho  Federal), segunda câmara legislativa formada por representantes dos 16 Estados  federados, na qual os partidos da coligação perderam entretanto a maioria  absoluta, na sequência dos vários desaires deste ano em eleições regionais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana