quarta-feira, 22 de junho de 2011

ARTISTA PLÁSTICO CHINÊS AI WEIWEI LIBERTADO SOB CAUÇÃO




SIC NOTÍCIAS

O artista dissidente chinês Ai Weiwei foi libertado  sob caução, anunciou hoje a agência noticiosa oficial chinesa, citando a polícia de Pequim.

De acordo com a Nova China, a libertação foi possível devido à boa  atitude de Ai, que confessou os crimes de evasão fiscal.  Weiwei sofre de uma doença crónica.

Ai Weiwei, artista vanguardista contestatário do regime comunista há  anos, foi detido a 03 de abril em Pequim, quando tentava embarcar para Hong  Kong. Ai ficou detido em segredo.

A polícia de Pequim disse hoje que Ai Weiwei tinha sido libertado sob  caução "devido à boa atitude  (porque) confessou os seus crimes e também devido  à doença crónica que o afeta," anunciou a agência oficial.

Esta decisão das autoridades deveu-se também a Ai ter dito repetidamente  estar pronto a pagar os impostos que não entregou às finanças chinesas,  acrescentou a Nova China.

A detenção secreta de Ai, um dos dissidentes mais conhecidos no estrangeiro,  desencadeou vários protestos nas capitais ocidentais e nos meios culturais  estrangeiros.

Filho de um consagrado poeta, Ai nasceu em 1953 e viveu na década de  1980 em Nova Iorque.

Foi consultor do atelier suíço que desenhou o estádio olímpico de Pequim,  mas recusou assistir à abertura dos Jogos, a 08 de agosto de 2008.

O governo quer usar estes Jogos para se celebrar a si próprio e à sua  política. Não há nada a celebrar, disse na altura Ai Weiwei a uma revista  alemã.

Na mesma entrevista, quando lhe perguntaram porque ainda não tinha sido  preso, o artista respondeu: Também me ponho essa questão. Talvez seja por  estar só. Não pertenço a nenhum grupo político e estou bastante fora do  sistema.

Ai, um dos artistas plásticos chineses mais conhecido internacionalmente,  realizou a última grande exposição em Londres.

Últimas

Sem comentários:

Mais lidas da semana