segunda-feira, 6 de junho de 2011

Austrália: Maioria da população é contra criação de taxa de carbono e pede eleições




DESTAK - LUSA

A maioria dos australianos está contra a criação de uma taxa de carbono proposta pelo governo trabalhista de Julia Gillard e pede eleições antecipadas antes da análise do projeto, indicou uma sondagem divulgada hoje.

O inquérito, realizado nos dias 01 e 02 de junho para os jornais do grupo News Limited, revela que 58 por cento dos australianos está contra a medida, e 28 por cento a favor.

A sondagem foi divulgada depois de vários milhares de pessoas se terem manifestado por todo o país para suspender a iniciativa.

A sondagem indica ainda que 64 por cento dos inquiridos deseja que Gillard convoque eleições antecipadas, antes de apresentar a proposta, enquanto 24 por cento considera que a governante está no seu pleno direito de avançar já com a taxa.

A Austrália tem das taxas de emissão de carbono mais elevadas do mundo.

Antes de chegar ao poder, Julia Gillard comprometeu-se a não avançar com a criação da taxa de carbono, mas o seu governo planeia aplicar um imposto sobre as indústrias mais poluentes até 01 de junho de 2012, além de criar de um sistema de quotas de emissão de gases poluentes no prazo de três a cinco anos.

A oposição considera que este projeto será prejudicial ao desenvolvimento económico e elevará o custo de vida, com o aumento as faturas de eletricidade das famílias.

1 comentário:

bonita disse...

dont believe it. The survey was for a newspaper and only involved 500 people. Most people in other legitimate surveys support a carbon tax

Mais lidas da semana