sexta-feira, 17 de junho de 2011

Brasil: FATOS EM FOCO




HAMILTON OCTAVIO DE SOUZA, São Paulo – CORREIO DO BRASIL

Terra urgente

A Comissão Pastoral da Terra e outras entidades da Paraíba apelam às autoridades do Estado para que reconheçam o direito das famílias que ocuparam, em 1999, a área improdutiva denominada Fazenda Ponta de Gramame, de 164 hectares, no município de João Pessoa. Desde então elas sofreram inúmeras violências, foram despejadas, mas resistiram com suas roças e comprovada produção de alimentos. O INCRA desapropriou a área, falta dar posse.

Faroeste geral

Não apenas os camponeses, sindicalistas e militantes ambientais e dos direitos humanos vivem ameaçados de morte pelo Brasil afora. Também os juízes de direito estão sendo ameaçados, principalmente quando condenam integrantes do crime organizado e membros de grupos poderosos envolvidos com corrupção e destruição ambiental. A Associação dos Magistrados Brasileiros criou um serviço de segurança especial para os ameaçados.

Antecedentes

Os 439 bombeiros do Rio de Janeiro presos por ocupação do quartel da corporação foram soltos no dia 10 de junho, mas, no mesmo dia foram denunciados pelo Ministério Público por motim e danos materiais de instalação militar. Se forem condenados podem pegar até 19 anos de prisão. Tudo porque queriam aumento no piso salarial de R$950, um dos mais baixos da categoria no país. Quem deixou a situação chegar aonde chegou também será julgado?

Retrocesso

De acordo com o Ministério da Agricultura, a importação do agronegócio em maio de 2011 foi 53,8% superior ao mesmo mês de 2010. Os itens mais destacados agora foram os produtos florestais (papel e borracha natural), os cereais e as farinhas. É no mínimo curioso que o Brasil tenha de importar cereais e farinhas – em especial a de trigo, produto básico da alimentação e no qual o país já foi autossuficiente.

Jogo aliado

Comemorado como um avanço democrático e de transparência para o conhecimento da história nacional, o projeto de lei que acaba com o sigilo eterno e reduz o prazo de liberação dos documentos secretos para 25 anos, em tramitação no Senado, corre o risco de retroceder à situação anterior. É que os senadores Collor de Mello e José Sarney não querem quebrar o sigilo de documentos públicos do período da ditadura militar (1964-1985).

Autodefesa

Em assembléias realizadas na última semana, os aeroviários dos mais movimentados aeroportos do país aprovaram indicativo de greve, que poderá ser deflagrada em breve, caso a Secretaria de Aviação Civil não leve em consideração as propostas dos trabalhadores no processo de privatização dos aeroportos. O modelo anunciado pelo governo transfere o controle acionário para grupos privados, com risco de elevação das tarifas.

Na contramão

Cantado em prosa e verso, o boom imobiliário dos últimos anos está agora numa fase bem crítica: de um lado a demanda por imóveis novos caiu sensivelmente; e de outro as ações judiciais contra as empresas incorporadoras cresceram 400% em três anos – a maior parte porque as construtoras não estão conseguindo entregar os imóveis nos prazos contratuais. Tudo indica que o setor ainda vai dar muita dor de cabeça!

Pesquisa ameaçada

Os funcionários da Embrapa estão em estado de greve. Eles denunciam as punições e as demissões arbitrárias, principalmente no último ano, e reivindicam isonomia de benefícios e revisão do plano de carreira. É triste verificar a situação de degradação operacional e desvio tecnológico da empresa estatal, que já prestou relevantes serviços para a pesquisa da agroindústria e o desenvolvimento da agricultura brasileira.

Revolta velada

De acordo com comunicado da Rede Contra a Violência, movimento que articula várias comunidades do Rio de Janeiro, na madrugada de 12 de junho, o jovem André, de 19 anos, morador do morro Pavão-Pavãozinho, foi morto com vários tiros disparados por um policial da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), no momento em que se dirigia para uma festa. Levado ao Hospital Miguel Couto, não resistiu e morreu. Até quando?

Sem comentários:

Mais lidas da semana