quinta-feira, 9 de junho de 2011

Brasil-Peru: HUMALA REÚNE-SE COM DILMA E DIZ QUE TERÁ BRASIL COMO EXEMPLO




ANDRÉ BARROCAL – CARTA MAIOR

Na primeira viagem internacional depois da vitória, presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, reúne-se com Dilma Rousseff e diz que adotará exemplo brasileiro de "crescimento, estabilidade e inclusão social" e de "manejo prudente da macroeconomia". Segundo Marco Aurélio Garcia, há grande "sintonia" entre Brasil e Humalla, e o governo vai ajudar nos programas sociais peruanos.

BRASÍLIA – O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, disse nesta quinta-feira (09/06), depois de reunir-se com a presidenta Dilma Rousseff, que seu governo terá o Brasil como inspiração e adotará um “manejo prudente da macroeconomia”. “O Brasil é um exemplo de crescimento, estabilidade e inclusão social. Coincide com nossa proposta”, afirmou Humala, em entrevista a jornalistas brasileiros e peruanos, no Palácio do Planalto.

O Brasil é o primeiro país que Humala visista depois da vitória na eleição no último domingo. Ele justificou a escolha dizendo que o Brasil é um “sócio estratégico para o Peru” e “um país muito importante no contexto mundial”.

Na reunião,que durou mais de uma hora, Dilma e Humala conversaram sobre programas sociais, integração sul-americana, narcotráfico e vigilância de fronteiras (o Peru é um dos países com os quais o Brasil tem a maior fronteira, mais de 2 mil quilômetros).

“O Humala quer dar um peso maior aos programas sociais, e o Brasil pode ajudar muito nisso”, disse o assessor especial da Presidência para assuntos externos, Marco Aurélio Garcia, também em entrevista após a reunião, da qual ele participou. De acordo com ele, o Brasil está pronto para oferecer “cooperação técnica” ao Peru na montagem e gestão de programas sociais.

Ainda segundo Marco Aurélio, existe grande "sintonia" entre o governo e Humala, que contou com colaboração brasileira já durante a campanha. Mas ressalvou que o apoio e a inspiração para o Peru não são sinais de que o Brasil quer ter “influência” na América do Sul. “O Brasil tem preocupação com o projeto de integração. Nossa presença no mundo não pode ser separada da América do Sul.”

Uma das próximas viagens de Humala antes da posse, dia 28 de julho, será aos Estados Unidos. O peruano disse que quer “fortalecer” a relação com os EUA, por causa do combate às drogas. Mas, segundo ele, essa relação será com “respeito à soberania peruana”.

O porta-voz de Dilma, Rodrigo Baena, informou que a presidenta deve ir à posse de Humala e o convidou a fazer uma visita oficial, já como presidente de fato, ainda este ano.


Fotos: Antonio Cruz/ABr


Sem comentários:

Mais lidas da semana