quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cabo Verde: PARQUES EÓLICOS ESTARÃO A FUNCIONAR ATÉ AO FINAL DESTE ANO



CLI - LUSA

Cidade da Praia, 22 jun (Lusa) -- Os quatro parques eólicos, em fase de construção, vão entrar em funcionamento até ao final deste ano, aumentando a produção de energia eólica a 28 megawatts, permitindo uma poupança anual de 12 milhões de euros em combustível.

A informação foi avançada pelo Diretor-geral de Energia, Abraão Lopes, após uma visita do primeiro-ministro José Maria Neves ao parque eólico que está a ser montado na Cidade da Praia e que começa a funcionar já em agosto deste ano.

A montagem dos parques está a ser feita pela empresa Cabeólica, que resultou de uma parceria público privada entre o Governo de Cabo Verde, a Empresa Nacional de Eletricidade e Águas (Electra) e a InfraCo, entidade empresarial de doadores internacionais, incluindo o Banco Mundial (BM).

Este projeto, orçado em 65 milhões de euros, prevê a instalação de uma potência de 28 megawatts, repartidos pelas centrais eólicas das ilhas de Santiago (10 mw), Sal (8 mw), São Vicente (6 mw) e Boavista (4 mw).

A produção de energia eólica vai permitir ao arquipélago ter uma taxa de penetração de energias renováveis de cerca de 25 por cento, o que contribuirá para a redução da dependência do país relativamente aos produtos petrolíferos.

Abraão Lopes destacou que, só com os parques eólicos vai evitar-se a emissão anual de mais de 12 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, o que permite também avaliar a possibilidade de Cabo Verde vender créditos a países terceiros.

O primeiro-ministro reconheceu que existem ainda problemas com os setores de água e energia, mas salientou a importância deste projetos na resolução do problema de energia de que o país sofre há vários anos.

"São grandes investimentos para a resolução dos problemas que temos agora. Temos muito vento e muito sol, que são o petróleo do futuro e estamos a dar passos significativos e até 2020 teremos 50 por cento de penetração de energias renováveis em Cabo Verde", disse.

José Maria Neves garantiu que os parques eólicos, aliados ao projeto de interligação da rede energética da ilha de Santiago (que prevê a construção de uma central única que passará a abastecer toda a ilha), deverão resolver esses problemas já em meados do próximo ano.

"Nós estamos a fazer um investimento de cerca de 45 milhões de euros no projeto de interligação da ilha de Santiago e também temos em curso negociações com Banco Mundial uma segunda fase no valor de 50 milhões de euros que deverão ser investidos na melhoria da produção e distribuição em Santiago, São Vicente e outras ilhas, para em meados de 2012 termos toda a energia necessária e reservas para quaisquer avarias aqui em Cabo Verde", avançou.

Questionado se estes projetos visam preparar a empresa de água e energia para a fase de privatização, José Maria Neves explicou que a empresa está a ser reestruturada para ser privatizada, mas os investimentos visam sobretudo resolver os problemas de energia no país.

"A Electra está em fase reestruturação para a sua privatização. Mas estamos a fazer esses investimentos que são também necessários para a melhoria do abastecimento de água e energia", concluiu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana