quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cabo Verde: Presidente Pedro Pires escusa-se a confirmar alegado apoio a Aristides Lima




CFF – CLI - LUSA

Lisboa, 22 jun (Lusa) - O Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, colocou-se hoje à margem das eleições presidenciais de agosto, escusando-se a confirmar o alegado apoio à candidatura do ex-presidente do parlamento de Aristides Lima.

"Mantenho um certo distanciamento em relação às eleições presidenciais em Cabo Verde. Ainda não fiz nenhuma declaração nesse sentido [do apoio a Aristides Lima]. Portanto, tudo o que se diz sobre isso é da responsabilidade de quem o diz", afirmou Pedro Pires.

O Presidente cabo-verdiano sublinhou ainda estar "ética e moralmente interdito" de fazer qualquer declaração de apoio.

Pedro Pires falava aos jornalistas à saída de um encontro com o Presidente da República, Cavaco Silva.

A candidatura independente de Aristides Lima às presidenciais de 07 de agosto está a ser associada à denominada "ala pirista" [próxima do Presidente Pedro Pires] do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder), que optou por apoiar Manuel Inocêncio Sousa.

Grande parte do "staff" de Pedro Pires esteve mesmo presente em março na conferência de imprensa de apresentação da candidatura de Aristides Lima.

Pedro Pires está em Portugal até quinta-feira para receber um doutoramento Honoris Causa em Ciência Política pela Universidade Lusófona de Ciências e Humanidades e esta deverá ser a sua última viagem a Portugal enquanto chefe de Estado cabo-verdiano.

As eleições presidenciais em Cabo Verde foram abordadas no encontro com o Chefe de Estado português, que segundo Pedro Pires foi uma visita de cortesia sem "objetivos políticos maiores".

"Foi uma oportunidade de passar em revista algumas questões, sobretudo as atuais nos nossos países. Todos estamos preocupados com a crise económica e financeira internacional, quais serão os impactos nos nossos respetivos países e, está claro, que somos obrigados a falar e a refletir sobre isso", disse.

Antes de regressar ao país, na quinta-feira, Pedro Pires reúne-se na com a comunidade cabo-verdiana no Centro de Congressos de Lisboa.

Pedro Pires está a terminar o segundo mandato e o último permitido pela Constituição como Presidente de Cabo Verde.

Às eleições presidenciais marcadas para 07 de agosto concorrem quatro candidatos: Manuel Inocêncio de Sousa, Aristides Lima, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Jaime Monteiro.

Sem comentários:

Mais lidas da semana