quinta-feira, 9 de junho de 2011

Corpo de militar português falecido em Moçambique em 1965 trasladado para a terra natal




RB - LUSA

Viseu, 09 jun (Lusa) -- A Liga dos Combatentes concluiu mais uma operação de trasladação do corpo de um antigo combatente português em Moçambique, que morreu em 1965, com o funeral marcado para domingo na terra natal do militar Manuel Cabral Ribeiro.

O antigo soldado português, falecido em Macimboa da Praia, Moçambique, vai, informou hoje a Liga dos Combatentes, a enterrar na sua terra natal, Pindo, Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, depois de culminada a operação de trasladação do corpo.

O regresso do corpo deste antigo combatente português à sua terra natal precede, ainda segundo a Liga dos Combatentes, a realização de uma nova operação em Moçambique, inserida no programa "Conservação das Memórias", de 15 a 30 deste mês.

"O objetivo (desta nova operação) é efetuar o reconhecimento, no centro e sul do país, dos lugares onde se encontram inumados militares portugueses e de recrutamento local, tendo em vista a futura exumação e concentração em cemitérios condignos ou ossários a construir localmente", adianta uma nota enviada à Agência Lusa pela Liga dos Combatentes.

Manuel Cabral Ribeiro, antigo militar falecido a 31 de dezembro de 1965, vai ter os seus restos mortais depositados no cemitério da sua terra natal, Pindo, no concelho de Penalva do Castelo, depois de a Liga dos Combatentes ter localizado a sua primeira sepultura em Macimboa da Praia, Moçambique, numa operação levada a cabo em setembro de 2010.

Após a intervenção da liga, a família do soldado Cabral Ribeiro procedeu junto desta e do Consulado-Geral de Portugal em Moçambique às formalidades processuais necessárias para concretizar a transladação.

As cerimónias fúnebres vão ter início no Regimento de Infantaria (RI 14), em Viseu, unidade que terá a seu cargo as honras militares no cemitério de Pindo.

* Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana